A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSONALIDADE E TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSONALIDADE E TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 PERSONALIDADE E TRABALHO

2 PERSONALIDADE É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria.

3 PERSONALIDADE Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

4 O conhecimento das características de personalidade do indivíduo permite uma certa previsão da maneira pela qual ele poderá sentir, pensar, se e agir em determinadas circunstâncias.

5 CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE
Duas pessoas não são iguais: cada pessoa tem um padrão único de características psicológicas;

6 CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE
Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que permitirá sua identificação, e que perdurará no decorrer do tempo;

7 Para se compreender a personalidade não basta identificar traços psicológicos; é importante também entender como eles estão relacionados e como interagem um com o outro, isto é, como estão organizados;

8 A personalidade (características psicológicas, a organização dessas características e suas propriedades) é um constructo inferido do comportamento observável.

9 DESENVOLVIMENTO E AJUSTAMENTO DA PERSONALIDADE
Embora a personalidade se mantenha relativamente estável ao longo do tempo, ela não deixa de sofrer a influência do meio ao interagir com ele. Os traços psicológicos podem ser desenvolvidos e modificados.

10 A organização desses traços psicológicos pode ser profundamente afetada pelo contexto em que o indivíduo vive. O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo.

11 As frustrações, as pressões, quer sejam físicas quer psicológicas, e o stress sob o qual o indivíduo vive são alguns fatores que podem levar à desintegração da personalidade e, portanto, a um desajustamento emocional.

12 A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo.

13 PRINCIPAIS TIPOS DE BARREIRAS
Situacional Interpessoal; Intrapessoal.

14 BARREIRAS SITUACIONAIS
Podem ser de dois tipos: O primeiro deles é a barreira física como, por exemplo, a ausência de uma ponte que impede a travessia de um rio ou a perda da chave por uma pessoa que quer entrar em casa;

15 O outro tipo de barreira situacional é a ambigüidade caracterizada por um ausência de indicadores claros, que impedem o indivíduo de realizar um objetivo.

16 Por exemplo – o motorista que se encontra numa cidade desconhecida, onde os sinais de trânsito não são bem claros, perde-se e não consegue atingir o objetivo.

17 Outro ex. é a definição de tarefas e do espaço organizacional do indivíduo dentro de uma empresa.
Quando tarefas e espaço organizacional não são bem definidos, torna difícil atingir seus objetivos, isto é, a sua realização profissional.

18 BARREIRAS INTERPESSOAIS
São constituídas por uma pessoa ou grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo.

19 BARREIRAS INTERPESSOAIS
Esse tipo de barreira pode ser observado quando um chefe impede um indivíduo criativo ou com uma experiência mais ampla de usar sua experiência e de colaborar mais ativamente no trabalho.

20 BARREIRAS INTRAPESSOAIS
COMPREENDEM DOIS TIPOS: O primeiro pode ser observado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a uma deficiência física ou mental, ou à ausência de uma habilidade específica.

21 BARREIRAS INTRAPESSOAIS
O segundo é caracterizado pela existência de motivo conflitantes da própria pessoa. Ex. o indivíduo quer comer doces e não quer engordar.

22 STRESS Situações físicas ou psicológicas que pressionam os indivíduos, gerando alto grau de tensão. Podem levar ao desajustamento emocional e mesmo à desintegração da personalidade.

23 Estresse no Trabalho

24 O QUE É ESTRESSE? O estresse é uma condição dinâmica na qual um indivíduo é confrontado com uma oportunidade, limitação ou demanda em relação a alguma coisa que ele deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto.

25 Muito trabalho, pouco tempo
Com a onda do downsizing nas empresas, os funcionários remanescentes acham que seu trabalho demanda cada vez mais tempo e energia. downsizing - é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão , eliminação da burocracia.

26 Uma pesquisa com trabalhadores norte-americanos revelou que eles:
Acham que tem excesso de trabalho 54% Estão subjugados pelo excesso de trabalho 55% Não tem tempo para refletir 59% Não tem tempo para concluir suas tarefas 56% Precisam realizar muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo 45%

27 O estresse é ruim?

28 ESTRESSE É RUIM? O estresse não é necessariamente ruim.
Normalmente é discutido dentro de um contexto negativo, mas tem seu lado positivo.

29 O estresse aparece associado aos limites e às demandas.
Os limites impedem que você faça o que deseja. As demandas se referem à perda de alguma coisa desejada.

30 Exemplo Quando você faz sua prova na faculdade ou passa pelo processo de avaliação de desempenho em seu trabalho, sente o estresse por estar confrontado oportunidades, limitações e demandas.

31 Um bom desempenho pode levar a uma promoção, a maiores responsabilidades e a um salário mais alto.
Um mau desempenho pode impedi-lo de conseguir a promoção. Se a avaliação for ruim, pode até significar a sua demissão.

32

33 Duas condições são necessárias para que o estresse potencial se torne real.

34 É preciso haver incerteza em relação ao resultado, e este deve ser importante.

35 O estresse é maior em quem?
Nas pessoas que não conseguem saber se vão perder ou ganhar. O estresse é menor em quem? Nas pessoas que, se ganhar não for um aspecto relevante.

36 Estresse e suas conseqüências
O que causa o estresse? Quais são as suas conseqüências para os funcionários, individualmente? Por que determinadas condições criam estresse para algumas pessoas e parecem não ter nenhum efeito sobre outras?

37 Fontes potenciais de estresse
Ambientais; Organizacionais; Individuais. Se o estresse vai se concretizar ou não, dependerá de diferenças individuais, como experiência no trabalho e personalidade.

38 Fatores ambientais Incertezas econômicas; Incertezas políticas; Incertezas tecnológicas; Terrorismo

39 Fatores individuais Relacionamentos familiares e pessoais; Problemas econômicos; Problemas da própria personalidade.

40 Fatores organizacionais
Demanda de tarefas; Demanda de papéis; Demandas interpessoais; Estrutura organizacional; Liderança organizacional; Estágio de vida da organização

41 Conseqüências do estresse

42 Um modelo de estresse

43 Os níveis de estresse atingem o auge
As evidências de que o estresse no ambiente de trabalho é real e está aumentando são poderosas demais para serem ignoradas. Considere as seguintes evidências:

44 Um estudo do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacionais dos EUA, mais da metade dos trabalhadores norte- americanos vê o estresse como um problema sério em sua vida. Isso é mais do que o dobro do que foi levantado em uma pesquisa nos anos 90.

45 O número de pessoas que falta ao trabalho por motivo de saúde triplicou entre 1999 e 2002.
O resultado de uma pesquisa indicou em que 29% das pessoas se encaixavam na categoria de estresse mais crítico, a maior porcentagem nos seis anos de realização.

46 O Instituto Americano de Estresse estima que o estresse e suas conseqüências – absenteísmo, esgotamento e problemas psicológicos – custam mais de 300 bilhões de dólares por ano aos EUA.

47 A Comunidade Européia reconhece oficialmente o estresse como sendo o segundo maior problema de saúde ocupacional enfrentado pelos trabalhadores europeus.

48 Referência


Carregar ppt "PERSONALIDADE E TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google