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Fernando Mazzarolo FGV - Setembro 2003
Planejamento de Mídia Fernando Mazzarolo FGV - Setembro 2003
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Fernando Mazzarolo Gerente Geral Mead Johnson Brasil e Diretor de Consumo Bristol Myers - Squibb Vice-Presidente de Marketing Coca-Cola Diretor de Marketing Elma-Chips Diretor de Marketing Kellogg’s Formado em Engenharia pelo IMT-Maua Pós-Graduado em Marketing pela ESPM e em Administracao pela FGV-CEAG/SP
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um mundo em que o Plano de Mídia era bem fácil ...
Era uma vez ... um mundo em que o Plano de Mídia era bem fácil ...
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... Novela III da Globo
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Principalmente com a ajuda de boas campanhas de propaganda
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Mas, de repente, tudo ficou mais complicado ...
Concorrência Promoção de Eventos Internet TV a cabo OOH Painéis, Ônibus, Táxis Cinemas - Multiplex
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Enquanto isso, a Novela III...
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Portanto, hoje o Planejamento de Mídia é fundamental para alcançarmos de forma eficiente nossos consumidores
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Planejar mídia é saber ... melhor caminho? orçamento? onde chegar?
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E planejar bem é fundamental pois ...
mídia é o maior orçamento de marketing Custo de produção de 1 comercial => R$ 300 M Custo de um bom flight de mídia => R$ 2 a 3 MM ineficiências podem custar caro erro no target pode levar 1/3 do previsto conservadorismo leva a ineficiências (só TV syndrome) muitas boas compras são antecipadas pacotes TV conexão com promoções e eventos
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E como fazer um bom plano?
Entender o GRP Escolher bem o target Definir táticas da campanha Escolher o meio de comunicação ideal Usar o feeling
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GRP – Gross Rating Point
Medida da soma de todas as audiências da programação Porem, mais importante é a resultante da equação: GRP = cobertura x freqüência media
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Definindo o publico-alvo
A quem se destina o produto? E a comunicação? Sexo: masculino/feminino/outros Idade: crianças/jovens/adultos/todos Região geográfica: Brasil/Estado de S.Paulo Classe social: A/B/C/D/E Sujeito a sazonalidade Análise psicográfica: estilo de vida
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Aspectos táticos do Plano devem considerar ainda ...
Impacto: muito necessário no lançamento de produtos novos ou novidades em geral Continuidade: fundamental para todos os produtos e, mais ainda, para produtos de consumo de massa “Recency”: para produtos cujo estimulo deve ser continuado e próximo ao momento de consumo Duração: longo prazo vs. Curto prazo
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O Plano ...
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Qual o melhor meio para atingir o objetivo?
TV em geral é o mais eficiente TV a cabo permite excelente segmentação Revista e Jornal são bem apropriados para alguns produtos e targets Outdoor mostra-se muito eficiente em algumas praças Radio e Cinema podem ser um bom complemento Internet tem seu papel de modernidade
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Mas o mais eficiente é a combinação de todos ou alguns desses meios
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Pois cada meio isolado tem limitações ( ex. :TV)
90% 70% 50% 30% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 cobertura
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Enquanto a combinação ... 100 95,9 94,9 95 92,7 90 85
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Um caso real ... Coca-Cola
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E a propaganda, como anda?
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Obrigado Bibliografia: -Propaganda - Profissionais ensinam como se faz
(Ângelo Franzão) - Marketing ( Philip Kotler) - Propaganda de Aa Z (Rafael Sampaio)
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Back-up’s
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Planejar mídia é ... Definir onde queremos chegar: maior conhecimento da marca, informar um lançamento de novo produto, comunicar um novo benefício Escolher o melhor caminho: que meios usar, por quanto tempo, em qual freqüência Acomodar tudo dentro do orçamento: buscar eficiência através da combinação ótima das variáveis
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Exemplo de programação
Programa Audiência A % B % C % D % Total GRP’s = 70 Cobertura = 35% da população Freqüência média = 2,0 vezes
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Montando a programação
Adequar perfil dos meios e programas à identidade do produto => Afinidade Avaliar os programas mais eficiente – CPM cuidado com programação marginal Concentrar nos dias da semana que influam nas vendas Estar atento às oportunidades do mercado Não esquecer o público interno: trade, vendedores, funcionários
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Efficiency w/ Media Mix
HOW COULD THE MEDIA MIX IMPROVE COST - EFFICIENCY? Adding Media Mix to a base TV plan will achieve higher reach than using the same budget to add more TV. + 7.5 + 4.4
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