Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
BEM VINDOS INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO IRMÃO GETÚLIO
2
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
PROJETO INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
3
DADOS DA TURMA Turma: 333 Turno: Noite Nº de Alunos: 41
Profª Titular: Adriana Marcolin Profªs Observadoras: Yeda e Eda
4
NOSSA PESQUISA Através do site: Portal do Professor fizemos uma pesquisa sobre sugestão de aula,encontramos: - INTRODUÇÃO DA SOCIOLOGIA-
5
OBJETIVOS: Reconhecer as noções básicas da sociologia;
Reconhecer a importância do estudo da sociologia na sociedade em que vivemos; Questionar sobre os elementos essenciais da sociedade em que vivemos, problematizando os alunos na busca de respostas a estas questões.
6
Esquema da aula Os procedimentos metodológicos propostos nas atividades foram baseados nos estudos sobre a metodologia da problematização. Pré Requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos: Conhecimento prévio sobre Ideologia e alienação
7
DURAÇÃO DO PROJETO RECURSOS NECESSÁRIOS 02 aulas + 02 aulas
Dias 09 e 16 de abril/2009 RECURSOS NECESSÁRIOS Computadores Data-Show Revistas Jornais Papel Pardo Canetões Colas Tesouras Cadernos/Canetas
8
SITES sobre Sociologia:
9
ATIVIDADE 1. Alunos observam as imagens da HQ de Antônio Eder:
Fonte:
10
A seguir os alunos irão discutir
sobre: Analisando a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam? Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona? Quais as reações do personagem? Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?
11
Depois das discussões iniciais,
vamos refletir: Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos? Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta? Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade? Que ciência explica a realidade, a sociedade?
12
Relato do professor: Através de uma retrospectiva da história do Brasil, contextualizando as repressões políticas, o autoritarismo dominante em vários momentos de nossa história, fazendo com que o estudante perceba como que as relações de poder oprimem a liberdade de expressão e utilizam aparelhos ideológicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabelecer uma relação com as discussões anteriores.
13
Atividade 2: Alunos irão assistir dois vídeos:
O objetivo de introduzir noções básicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil, na Educação. 1º Vídeo: O que é Sociologia 2º Vídeo: Manipulado pela Sociedade
14
Atividade 3: Levantados todos os dados, os alunos em grupos responderão as seguintes questões fazendo os registros em seus cadernos sobre: O que é Sociologia? Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade? Quais os principais teóricos da Sociologia? A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?
15
Atividade 4: Elaborar um texto argumentativo sugerindo soluções ou alternativas para o desenvolvimento do senso crítico através da sociologia. OBS: Neste momento o professor deverá perceber se houve aprendizagem efetiva, se o aluno estabeleceu relação da teoria com a realidade social.
16
Atividade 5: Construção de um painel com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histórias em quadrinhos, que demonstrem vários pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicação podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.
17
Avaliação: No decorrer das atividades as professoras observam, analisam, problematizam e fazem questionamentos e intervenções procurando através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados referente à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.