A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Minas Gerais   É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Minas Gerais   É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País."— Transcrição da apresentação:

1

2 Minas Gerais É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País. A atividade turística destaca o patrimônio histórico e arquitetônico, m cidades com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco, como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey, Mariana, Serro e Sabará. Na área rural, cachoeiras, corredeiras e hotéis-fazenda dão emoção ao turismo de aventura e ecológico. Destaque para o artesanato em pedra-sabão, ferro e bronze e também para adornos em ouro, prata, pedras preciosas e semipreciosas.

3 A EMERGÊNCIA DE UM NOVO CENÁRIO PARA A COPA 2014
Hospitalidade Qualidade

4 O perfil da mão de obra é a complementaridade
do produto turístico, ou seja, a experiência da viagem será avaliada não só pelo hotel, mas também por todos os serviços contratados: transporte, traslados, alimentação, passeios, entre outros.

5 OBJETIVO Preparar os trabalhadores para os desafios de um mundo em constante transformação.

6 SETORES PERTINENTES s Rede Hoteleira Bares e Restaurantes
Receptivo Turístico Rede Hospitalar Guias Turísticos Taxistas Seguranças e agentes de trânsito Vendedores e ambulantes dos Estádios e seu entorno

7 VISÃO DE FUTURO Sua organização, faz parte de um cenário que irá contribuir no turismo receptivo e que necessita se preparar para o Mundial de 2014.

8 SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ PREPARADA PARA ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS?

9 EVIDÊNCIAS

10

11 .

12 .

13 .

14 OCORRÊNCIAS

15 AF = Só entende quando a instrução for dada através de comando de voz
“Mesmo estando as instruções escritas, assim mesmo você conseguiu fazer errado???” AF = Só entende quando a instrução for dada através de comando de voz

16 “Só sei explicar com minhas palavras,
não sei ‘botar’ o assunto no papel” AF = Não consegue elaborar estruturas lógicas através da escrita.

17 CONSEQUÊNCIAS

18 inventarem desculpas para não fazer algo que não compreendem”*
“Chegam a criar alguns vícios e se desdobrarem para sobreviver no trabalho, além de inventarem desculpas para não fazer algo que não compreendem”* *Daniel Augusto Moreira, professor titular da FEA-USP e criador do teste INAF Empresarial.

19 Na era do conhecimento a máquina trabalha, o homem cria
Na era do conhecimento a máquina trabalha, o homem cria! Mas para que isto aconteça é necessário que o homem saiba operá-la ou programá-la. Fato este que se torna uma barreira aos indivíduos ‘analfabetos funcionais’

20 Contratos mal elaborados
Conflitos

21 Apresenta deficiência para entender e usar a informação

22 67% dos brasileiros são analfabetos funcionais, segundo Ibope
NOTÍCIA: 67% dos brasileiros são analfabetos funcionais, segundo Ibope Só 25% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são capazes de ler, entender totalmente o que está escrito e escrever corretamente, enquanto 8% são analfabetos. Outros dois grupos, nos níveis 1 e 2 de alfabetização, são analfabetos funcionais. Embora saibam ler e escrever, não têm como usar esse conhecimento para entender mais de uma frase. Representam, respectivamente, 30% e 37% da população. Os dados constam de uma pesquisa realizada com 2 mil pessoas em todo o País pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope, em parceria com a organização não-governamental Ação Educativa

23 Analfabetismo, um longo aprendizado
No Brasil 75% das pessoas na faixa etária dos 15 aos 64 anos não conseguem ler e escrever plenamente. 68% são considerados analfabetos funcionais. Estes identificam letras e palavras, mas não conseguem utilizá-las no cotidiano e têm dificuldades para compreender e interpretar textos Apenas um em cada quatro brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.

24 ANALFABETISMO Analfabetismo é uma palavra utilizada no português corrente para designar a condição daqueles que não sabem ler e escrever; já seu antônimo afirmativo, alfabetismo, mesmo já tendo sido dicionarizado, ainda soa estranho aos falantes do idioma.

25 ORIGEM DOS CONCEITOS DE ANALFABETISMO E ANALFABETISMO FUNCIONAL
O termo alfabetismo funcional foi cunhado nos Estados Unidos na década de 30 e utilizado pelo exército norte-americano durante a Segunda Guerra, indicando a capacidade de entender instruções escritas necessárias para a realização de tarefas militares (Castells, Luke & MacLennan, 1986).

26 ANALFABETISMO FUNCIONAL
UNESCO – adotou o termo visando padronizar as estatísticas educacionais e influenciar as políticas educativas dos países membros. A definição de alfabetização que a UNESCO propusera em 1958 fazia referência à capacidade de ler compreensivamente ou escrever um enunciado curto e simples relacionado a sua vida diária. Vinte anos depois, a mesma UNESCO proporia outra definição, qualificando a alfabetização de funcional quando suficiente para que os indivíduos possam inserir-se adequadamente em seu meio, sendo capazes desempenhar tarefas em que a leitura, a escrita e o cálculo são demandados para o seu próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento de sua comunidade.

27 Ao observar os resultados anuais do Inaf, observa-se um problema alarmante: - a situação do alfabetismo funcional no Brasil está estagnada.

28 QUEM SOMOS Formamos uma equipe multidisciplinar com sólida formação e focamos pesquisas em Alfabetismo Funcional. Nosso fortalecimento e consolidação em consultoria e instrutoria, vêm sendo obtido pelo respeito e dedicação aos compromissos assumidos e a forte determinação na busca de Resultados.

29 Equipe autora de uma metodologia específica com foco em:
Psicopedagogia; Psicologia cognitiva; Aplicabilidade de tecnologia;

30 – O que é o Programa PACI? P – Potencialização da A – Aprendizagem
C – Contextualizada I Interativa

31 Essência do PACI Combate ao analfabetismo funcional utilizando as novas tecnologias e a ferramenta própria, através dos serviços desenvolvidos a partir de técnicas aplicadas pela equipe no desenvolvimento das atividades propostas e adaptadas de acordo educacional, empresarial, segmento comercial, segmento de serviços, necessidades locais, etc.

32 Nossa proposta Propiciar ao trabalhador condições de ampliar seus conhecimentos e a valorização de seu saber, dando-lhe oportunidade de compreender e transformar o mundo e as relações que possui de forma crítica e criativa, através da potencialização da aprendizagem.

33 “A emergência de um novo cenário”
Processos “A emergência de um novo cenário” Diagnósticos – mapeamentos - intervenções

34 Intervenções temáticas
·      Atender as expectativas do cliente, deixando-o realizado e com a certeza que a empresa se preocupa em serví-lo da melhor maneira possível. Focamos ainda, intervenções visando evitar re-trabalho, reclamações, boicotes, conflitos, resistências, desinteresse profissional, perca de produtos.

35 O Tamanho da sua participação
Calcula-se um aumento na produtividade significando com sua contribuição num ganho em conjunto, equivalente de US$ 6 a 20 bilhões anuais, somente no Brasil, segundo Daniel Augusto Moreira, professor titular da FEA-USP e criador do teste INAF Empresarial.

36 O TAMANHO DO RETORNO Satisfação Geral Solução de reclamações
Qualidade de produtividade Redução de prejuízos Presteza na oportunidade Conquista de oportunidades Entregas no prazo Acuracidade das faturas ou pedidos e/ou.... Redução de resistência Qualidade de relacionamento Qualidade de entendimento Qualidade de competencias Qualidade de habilidades e posturas Qualidade de cidadania e auto estima

37 BENEFÍCIOS Redução de perdas referentes a:
menos desperdício de material menos re-trabalho otimização do tempo satisfação dos clientes treinamento de pessoal

38 RESULTADOS Contribuir no aumento do alfabetizado funcional;
Melhora dos valores humanos e de convívio social como higiene, habitação, lazer, cordialidade, presteza, apresentação pessoal entre outros Aumento da produtividade e qualidade no trabalho Aumento da consciência global, ambiental e cultural respeito a pluralidade étnica e cultural Valorização dos princípios éticos e do consumo consciente Diminuição no índice de violência Reflexo positivo na arrecadação de impostos com a melhor dos serviços e consequente aumento do consumo Elevação do PIB local e estadual decorrente do aumento da circulação de riquezas no setor

39 ANÁLISE DE RESULTADOS

40 Idealização do PACI: Sonia Alvarenga e equipe
OBRIGADA Palestrante: Cleise Souza Idealização do PACI: Sonia Alvarenga e equipe


Carregar ppt "Minas Gerais   É o maior Estado do Sudeste, com platôs, vales, grutas, cânion e montanhas, entre elas o Pico da Bandeira, um dos pontos mais altos do País."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google