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Curso para Agentes de Desenvolvimento

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Apresentação em tema: "Curso para Agentes de Desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 Curso para Agentes de Desenvolvimento
Etapa I Básica

2 Curso para Agentes de Desenvolvimento
Módulo II Agente do Desenvolvimento

3 Unidade 3 Território, Desenvolvimento e Competitividade

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5 Fonte: Glossário RedeSist
Referencial Local Cenário físico da atividade social, econômica, política e cultural, com um recorte geográfico definido. Fonte: Glossário RedeSist

6 Fonte: Valéria Vidal, Administradora
Referencial Território Um território compõe-se de qualquer porção geográfica que tenha uma identidade própria, que tenha uma rede de interconexões sociais, econômicas, culturais, ambientais, políticas e empresariais capazes de gerar uma inteligência coletiva com vida própria e um sentimento de pertencimento. Fonte: Valéria Vidal, Administradora Valéria Schneider Vidal – Texto Territórios Competitivos: Estruturação de projetos de desenvolvimento territorial – uma abordagem sistêmica e multissetorial – Apostila do Curso de Iniciação ao Desenvolvimento Territorial, Unidade de Desenvolvimento Territorial, Sebrae Nacional, Distrito Federal, 2009.

7 Fonte: Valéria Vidal, Administradora
Referencial “Ser territorial é ser local. E ser local é pertencer a um território”. Fonte: Valéria Vidal, Administradora Valéria Schneider Vidal – Texto Territórios Competitivos: Estruturação de projetos de desenvolvimento territorial – uma abordagem sistêmica e multissetorial – Apostila do Curso de Iniciação ao Desenvolvimento Territorial, Unidade de Desenvolvimento Territorial, Sebrae Nacional, Distrito Federal, 2009.

8 envolver . [Do lat. involvere.] Mudança de posição para dentro.
Referencial Desenvolvimento Ato de desenvolver-se. [De des- + envolver. – mudar de posição para fora] des- [Origem da junção das preposições latinas de e ex ] Significa 'ação contrária'; 'negação'. envolver . [Do lat. involvere.] Mudança de posição para dentro. Fonte: Dicionário Aurélio.

9 Referencial Desenvolvimento
Processo que transforma uma situação atual em uma situação futura melhorada. Fonte: GTZ (1997:174).

10 Referencial Desenvolvimento
Ativação do potencial de desenvolvimento sócio-econômico local, sem comprometer os recursos para as futuras gerações. Fonte: Adaptado do Glossário RedeSist e do Relatório Brundtland

11 Fonte: Glossário RedeSist
Referencial Crescimento Expansão quantitativa (econômica) Desenvolvimento Expansão quantitativa e qualitativa (econômica, ambiental e social) Fonte: Glossário RedeSist

12 Projeto de Desenvolvimento Local
Referencial Projeto de Desenvolvimento Local Processo interno, “de dentro para fora”, capaz de promover o dinamismo econômico e a melhoria da qualidade de vida da população local. Resulta da mobilização das energias da sociedade, explorando as suas capacidades e potencialidades específicas. Fonte: Adaptado de Buarque e Bezerra.

13 Processo de Auto-Desenvolvimento
Referencial Processo de Auto-Desenvolvimento Situação de Inconformismo Potencialidades não mobilizadas + Problemas socioeconômicos Informações Técnicas + Fórum de debates Diagnose Participativa Construção de uma Agenda de Mudanças Instrumentos disponíveis + Consultas formais e informais às lideranças Consistência técnica + Processo de negociação Elaboração de um Plano de Ação Fonte: Haddad, 2008. Processo de implementação Sistema de indicadores de processos e resultados Mecanismos de controle e avaliação

14 Referencial Competitividade
Qualidade de pretender uma coisa simultaneamente a outro. [Do latim competere + -tivo + -(i)dade.] Fonte: Dicionário Aurélio.

15 Referencial “Hoje, o fator estratégico que define a competitividade econômica é a capacidade de inovação, que depende, por sua vez, do acesso à informação e ao conhecimento”. Fonte: Juarez de Paula, Sociólogo.

16 Inovação (contexto Econômico)
Referencial Inovação (contexto Econômico) “Destruição criadora. Idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores e que altera consideravelmente as condições prévias de equilíbrio, fazendo com que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão”. “A inovação é mais do que o desenvolvimento tecnológico. É a capacidade de gerar ganhos de produtividade, seja na produção ou na gestão. É a capacidade de criar produtos diferenciados, seja pelo ineditismo, pela qualidade, pela agregação de valores intangíveis, pela forma de conquistar o mercado. É a capacidade de identificar e satisfazer os desejos do consumidor, ou até mesmo de criar novos desejos e necessidades.” Fonte: Joseph Schumpeter, Economista.

17 INOVAÇÃO É A EXPLORAÇÃO COM SUCESSO DE NOVAS IDÉIAS
Referencial INOVAÇÃO É A EXPLORAÇÃO COM SUCESSO DE NOVAS IDÉIAS Novo Produto Novas fontes de suprimentos Novo Processo Novas formas de gestão e marketing Novos mercados, Novos modelos de negócio, Redes empresariais Parcerias entre setor público e privado Novos processos e métodos organizacionais Gestão compartilhada Novos métodos de transporte e distribuição Etc.

18 Reflexão Não basta que as empresas, isoladamente ou em grupos setoriais, melhorem sua competitividade. Caso o território não seja capaz de oferecer vantagens competitivas dinâmicas, as empresas não permanecerão ou não prosperarão, e o território não se desenvolverá.

19 Referencial VANTAGENS COMPETITIVAS DINÂMICAS
Vantagens competitivas estáticas são rapidamente neutralizadas pela concorrência. A solução é praticar as vantagens competitivas dinâmicas, ou seja, antes que a concorrência consiga neutralizar uma vantagem competitiva, deve-se desenvolver outra, mantendo-se o município, desta forma, dinamicamente competitivo

20 Referencial Vantagens estáticas Disponibilidade de matéria-prima
Disponibilidade de mão-de-obra barata Disponibilidade de terrenos, localização Vantagens dinâmicas Matéria-prima criada (p.ex. reflorestamento) Mão-de-obra qualificada e especializada Infraestrutura física e institucional muito eficiente

21 Como criar uma vantagem competitiva?
Referencial Como criar uma vantagem competitiva? Desenvolver um perfil industrial específico - especialização regional Investir em qualificação de mão-de-obra em todos os níveis Criar entidades de apoio para o setor privado que reflitam o perfil específico (metrologia e ensaios, apoio tecnológico, financiamento, informações sobre mercados, etc.)

22 Competitividade do Território
Reflexão Competitividade do Território INOVAÇÃO REDES DE EMPRESAS GOVERNANÇA A busca pela inovação tecnológica, organizacional, de gestão e de marketing nas empresas; A constituição de redes empresariais que trabalhem na perspectiva de reduzir os custos transacionais e de dotar o território dos serviços necessários ao desenvolvimento empresarial, criando um ambiente favorável à inovação e à sustentabilidade; A construção de parcerias entre o setor privado e o setor público, que fortaleçam a governança local, melhorando o planejamento participativo e a gestão compartilhada do desenvolvimento territorial.

23 Como está a competitividade
Reflexão Como está a competitividade do seu território?

24 Referencial Protagonismo Local
“O desenvolvimento é produzido pelas pessoas. Não é um resultado automático do crescimento econômico. Resulta das relações humanas, do desejo, da vontade, das escolhas que as pessoas podem fazer para alcançar uma melhor qualidade de vida. Depende da adesão das pessoas, da decisão das pessoas de assumirem a condição de sujeitos sociais. Isso é o que chamamos de protagonismo. Não há desenvolvimento local sem protagonismo local.” Fonte: Juarez de Paula, Sociólogo.

25 Prática Quais estratégias podem facilitar o envolvimento e comprometimento da comunidade com um projeto de desenvolvimento?

26 Caso NOMISMA O Sucesso dos Projetos de Desenvolvimento

27 Caso NOMISMA Felicidade
[Do lat. Felice + itate] – Atitude de satisfação. Satisfação [Do lat. Satisfactione] – Sentimento decorrente de uma realização. Atitude provocada pelo sentimento decorrente de uma realização. Fonte: Dicionário Jurídico de Latim e Grego.

28 Caso NOMISMA Realização Desenvolvimento PESSOAL SOCIAL ECONÔMICO

29 Caso NOMISMA Capital Social
Condições para o Desenvolvimento: Investir recursos financeiros Elevar o nível tecnológico Aumentar a capacidade de inovação Desenvolver a gestão e a operação Outros.. Capital Social Capacidade de cooperação entre pessoas, grupos e organizações

30 Caso NOMISMA Capital Social
Capacidade de trabalhar junto para atingir objetivos comuns. “a chave esquecida do desenvolvimento” Bernard Kliksberg economista argentino

31 Caso NOMISMA Capital Social
Como reconhecê-lo num grupo ? James Coleman: Capacidade de manter constância de propósito na busca dos objetivos, superando o descontinuísmo. Capacidade de ter objetivos de médio e longo prazos, superando o imediatismo. Capacidade de gerar coesão em torno desses objetivos, superando o individualismo.

32 Reflexão Capital social é o grau de unidade e coesão social da população, bem como a confiança na sua capacidade de gerar desenvolvimento e superar obstáculos. Este capital social cria uma energia moral e política, gerando protagonismos de múltiplos atores da sociedade. Claudio Moura Castro Educador brasileiro

33 Caso NOMISMA Cooperação [Do lat. Cooperatione]
Ato ou efeito de cooperar; operar em conjunto. Associação consciente de partes para uma finalidade comum que, embora dispensável, traz vantagens para ambas. Fonte: Dicionário Aurélio.

34 Caso NOMISMA Cooperação
Segundo o Instituto Alemão de Desenvolvimento – IAD, necessita de: Troca de informações Desenvolvimento de visão estratégica Definição de áreas de atuação Análise conjunta e solução comum Definição das contribuições de cada parte

35 Caso NOMISMA Cooperação Confiar Segundo o NOMISMA (IT), significa:
Abandonar o individualismo Saber tolerar Saber ceder Aceitar o “concorrente” como semelhante Confiar

36 Caso NOMISMA Confiança
“Expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista em uma dada situação, seja por palavras, ações ou decisões”. Fonte: Stephen P. Robbins, Professor Emérito de Gestão na Universidade de San Diego, Califórnia

37 Caso NOMISMA Dimensões da Confiança
Integridade Honestidade e caráter moral Competência Conhecimentos, habilidades e atitudes Coerência Prática do discurso Lealdade Disposição de proteção e defesa Abertura Auto-exposição Fonte: Stephen P. Robbins

38 Caso NOMISMA Felicidade Realização Confiança Cooperação TERRITÓRIO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ECONÔMICO E SOCIAL DO TERRITÓRIO Felicidade Confiança Realização Cooperação

39 “O Maracujá Milagroso”
Dinâmica “O Maracujá Milagroso”


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