A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESÍDUOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESÍDUOS."— Transcrição da apresentação:

1 RESÍDUOS

2 O que são Resíduos? São materiais que já não têm utilidade para nós e que deitamos fora. São geralmente designados por LIXO.

3 Tipos de resíduos Resíduos Industriais
Resultam da actividade industrial: extracção de minérios, têxteis, siderurgia, produção de energia, transportes, construção civil, agro-pecuária, etc.

4 Resíduos Hospitalares
Produzidos em unidades de saúde e centros de investigação de saúde humana e animal

5 Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Constituem o lixo doméstico. Incluem embalagens, papéis, restos de alimentos, vidros,roupas, etc…

6 Resíduos Perigosos Apresentam substâncias perigosas para a saúde ou para o ambiente. Incluem resíduos hospitalares, industriais e sólidos urbanos (pilhas, óleos alimentares, …)

7 Como Tratar os Resíduos?
INCINERAÇÃO COMPOSTAGEM RECICLAGEM ATERRO SANITÁRIO

8 Corresponde à transformação dos resíduos em materiais novos.
RECICLAGEM Corresponde à transformação dos resíduos em materiais novos. Vantagens: - Reduz a quantidade de resíduos; - Permite poupar os recursos. Desvantagens: - Requer a separação cuidadosa dos vários tipos de lixo.

9 incineração Vantagens: Reduz a quantidade de resíduos;
Corresponde à queima de resíduos em fornos especiais a altas temperaturas. Vantagens: Reduz a quantidade de resíduos; Destrói resíduos perigosos; - Permite produzir energia, resultante da combustão. Desvantagens: Custos elevados; Liberta gases e cinzas poluentes; Os resíduos da combustão são tóxicos.

10 Processo de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes.
Compostagem Processo de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes. Vantagens: Reduz a quantidade de resíduos nos aterros; Permite obter um fertilizante natural; - Baixo custo. Desvantagens: Risco de maus cheiros; Pode atrair insectos e outros animais; Exige selecção cuidada dos resíduos orgânicos.

11 Depósito controlado de lixo, em camadas.
Aterro Sanitário Depósito controlado de lixo, em camadas. Vantagens: Reduz a poluição do ar, água e solos; Atingido o limite de enchimento transforma-se numa zona verde; - Permite produzir energia, resultante dos gases libertados pelos resíduos em decomposição. Desvantagens: Exige área de grande dimensão; Exige a recolha dos gases .

12 ETAR (estação de Tratamento de águas residuais)
Locais que tratam as águas residuais, de origem doméstica e industrial, para depois libertá-las para o mar ou rio com um nível de poluição inofensivo para o meio ambiente Vantagens: Poucos encargos no tratamento das águas; Custo de manutenção reduzido; Evita a ocorrência de descargas directas nas águas marítimas. Desvantagens: Necessitam de maiores áreas que os sistemas convencionais.

13 Áreas Protegidas Regiões de terra e/ou mar especialmente dedicadas à protecção e manutenção da diversidade biológica, e de seus recursos naturais e culturais associados.

14 O único em Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês
Área bastante extensa que engloba diversos ecossistemas pouco alterados pelo Homem. O único em Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês

15 PARQUE NATURAL Região com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas em integração harmoniosa Em São Miguel existe o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, no Nordeste.

16 Exemplos: Ilhéu de Vila Franca; Lagoa do Fogo
RESERVA NATURAL Área onde se encontram protegidos habitats de grande riqueza de fauna e flora. Exemplos: Ilhéu de Vila Franca; Lagoa do Fogo

17 Exemplo: Paisagem Protegida da Lagoa das Sete Cidades
Área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas com elevada relação harmoniosa Exemplo: Paisagem Protegida da Lagoa das Sete Cidades

18 Exemplo: Monumento Natural da Ponta da Ferraria
Local que pela sua raridade e importância científica, ecológica e cultural merece ser preservado. Exemplo: Monumento Natural da Ponta da Ferraria


Carregar ppt "RESÍDUOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google