A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS
2012

2 ESTUDAR

3 "Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer”. Albert Einstein

4 ESTUDAR PARA QUÊ? Diz o pequeno dicionário de Aurélio Buarque de Holanda: - Estudar é "aplicar a inteligência para aprender (...) é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento". 

5 b. Estudar não é um fim. c. Estudar é um meio pelo qual aprendemos, ou seja, compreendemos as relações dos elementos que existem à nossa volta, para podermos dominá-los. Desde que o homem surgiu no planeta terra vem lutando para compreender e dominar a natureza.  d. Basicamente, tudo o que se aprende gira em torno da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. e. Aprender é compreender, memorizar e transpor o conhecimento para outras situações. Mas principalmente compreender. Quem não compreende, não sabe. 

6 ESTUDE PARA SER E VIVER MELHOR
Essa é a finalidade do estudo: viver de bem consigo mesmo, com os outros, respeitando e melhorando o nosso habitat. Desenvolva seu espírito crítico, descubra o que está por trás de cada acontecimento, de cada notícia. O conhecimento lhe dará condições de comparar e analisar fatos para construir um mundo melhor.

7 DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
DO PROFESSOR? DOS PAIS? DO ALUNO?

8 Como organizar o espaço?
Você sabe estudar? Como organizar o tempo? Como organizar o espaço? Necessidades mínimas: Tirar apontamentos Sublinhar Esquematizar Resumir Saber procurar Saber utilizar o conhecimento Saber produzir novos conhecimentos

9 DICAS DE ESTUDO Ser inteligente é saber usar sua inteligência para criar novas estratégias para seu aprendizado Condições físicas – boa saúde (sono, alimentação e higiene)

10 AMBIENTE PARA ESTUDO Local: claro, tranquilo.
Que não haja interrupção (pessoas, telefone, TV e computador)

11 DICAS PARA O SUCESSO Participar da aula com atenção.
Tirar as dúvidas e ter atenção às perguntas dos colegas e na resposta do professor Fazer anotações em classe

12 DICAS PARA O SUCESSO Copiar o esquema dado pelo professor
Fazer os exercícios em classe solicitando a ajuda do professor Corrigir os exercícios de casa e de classe. Manter em dia sua agenda de deveres , trabalhos, pesquisas, etc.

13 DICAS PARA O SUCESSO Preparar o material antes de iniciar o estudo
Não se deixe influenciar por opiniões alheias Não estudar somente na véspera da prova Leia, sublinhe, faça esquemas e resumos

14 DICAS PARA O SUCESSO Anotar as dúvidas para esclarecer na aula seguinte. Refazer os exemplos da apostila ou do caderno Horário para estudo ( rotina)

15 ROTINA - MATUTINO 7h30 – 12h – Escola
12h – 16h – almoço, descanso, etc 16h – 17h30 – espaço para estudar, fazer tarefas, trabalhos. Das 18h em diante – tempo livre para você tomar banho, jantar. 22h – JÁ PARA A CAMA

16 ROTINA - VESPERTINO Das 9h às 10h30 - espaço para estudar, fazer tarefas, trabalhos. 11h – 12h30 - almoço, descanso, etc 13h – 17h30 - escola Das 18h em diante – tempo livre para você tomar banho, jantar. 22h – JÁ PARA A CAMA

17 COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR: MATUTINO
HOJE É 2ª FEIRA – 16h AMANHÃ É DIA DE PROVA - MATEMÁTICA QUE AULAS TIVEMOS HOJE? Português – QUAL É A TAREFA? Matemática – REVER OS ESTUDOS PARA A PROVA História - QUAL É A TAREFA? Educação física Ciências – QUAL É A TAREFA?

18 COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR: VESPERTINO
HOJE É 2ª FEIRA – 9 h AMANHÃ É DIA DE PROVA - MATEMÁTICA QUE AULAS TIVEMOS 6ª FEIRA? Português – QUAL É A TAREFA? Matemática – ESTUDAR PARA A PROVA História - QUAL É A TAREFA? Educação física Ciências – QUAL É A TAREFA?

19 MATUTINO Para a prova de terça deve-se estudar na 6ª à tarde e rever na 2ª à tarde. Para a prova de 6ª feira, deve-se estudar na 4ª à tarde e rever na 5ª à tarde

20 VESPERTINO Para a prova de terça deve-se estudar na 2ª pela manhã e rever na 3ª pela manhã. Para a prova de 6ª feira, deve-se estudar na 5ª pela manhã e rever na 6ª pela manhã.

21 Observem a agenda, pois as datas constam no calendário;
ORIENTAÇÕES PARA O INÍCIO DAS PROVAS Observem a agenda, pois as datas constam no calendário; 1º TRIMESTRE 02/03 PORT 10/04 06/03 MAT 13/04 09/03 CIÊ 17/04 13/03 HIST 20/04 16/03 GEO 24/04 20/03 INGLÊS 27/04 2ª CHAM. 23/03 ESPANHOL INGLÊS, ESPANHOL ARTES e DES. GEO farão avaliações diferenciadas 27/03 ARTES 30/03 DES. GEO 02/04(2ªf)

22 As provas são realizadas sempre na primeira aula (período matutino e vespertino);
Vale lembrar que não devem chegar atrasados a fim de aproveitar os 50 minutos para a realização da prova; Evitem faltar nestes dias

23 Observar o conteúdo registrado na agenda passado pelos professores;
Observar o conteúdo registrado na agenda passado pelos professores; . Pontualidade – horário da prova – duração 50 minutos. Obs: aluno atrasado perderá o tempo integral da prova. As provas são elaboradas para o tempo proposto;

24 Material para fazer a prova
Material para fazer a prova. Lápis, borracha, caneta, régua e outros específicos para cada disciplina (Desenho Geométrico, Artes, Informática, Inglês, Geografia). Organização e capricho na prova;

25 Nome completo, nº, série; enfim, cabeçalho completo;
Não rasurar os testes, pois serão anulados; Alunos pegos com cola terão zero na prova e não farão 2ª chamada. Língua Portuguesa – uso de dicionário conforme orientação dos professores;.

26 Matemática – os cálculos deverão constar na prova e devem ser feitos a lápis, os resultados a caneta; Não deixar bilhetes nas provas, escrever somente o necessário referente às questões; É proibido uso de corretivos. Como proceder quando o aluno errar:

27 Deve-se colocar entre parênteses a resposta errada e escrever a resposta certa;
A prova deve ser feita com caneta azul ou preta; Leia atentamente cada questão; Não converse, não fale durante a prova; Em caso de dúvida, levante a mão que o professor atenderá; Não será permitido emprestar material durante a prova

28 TAREFA DE CASA

29 O QUE É? Martírio(sofrimento) ? Ou Necessidade?

30 NECESSIDADE um valioso recurso no processo de aprendizagem Tem objetivo próprio. Não é dada para preencher o seu tempo livre a tarefa escolar ajuda a aprofundar ou fixar o que foi ensinado em sala de aula.

31 Deve auxiliar na gradativa independência intelectual do estudante
a tarefa favorece o desenvolvimento da disciplina que o trabalho intelectual exige. Deve auxiliar na gradativa independência intelectual do estudante

32 PARA QUE SERVE? "A tarefa tem o objetivo de fazer o aluno rever e refazer o trabalho intelectual visto em sala, além de ser uma oportunidade de levantar as dúvidas"

33 PARA QUE SERVE? Autonomia:independência
Verificar a autonomia do aluno, isto é, se o aluno consegue fazer sem auxílio do professor. Autonomia:independência

34 PARA QUE SERVE? "No período que o aluno executa a tarefa, ele tem a oportunidade de fixar o que aprendeu em aula, além de formar o hábito de estudo".

35 Próximos passos 1 - Dúvidas?
Procurem o Setor de Psicologia ou a Coordenação Pedagógica. 2 – Estabeleçam pequenas metas que conseguirão cumprir 3 –

36 DESEJAMOS QUE TODOS ALCANCEM SUAS METAS E OBJETIVOS E, ASSIM, TEREMOS UM ÓTIMO ANO LETIVO

37


Carregar ppt "HÁBITOS DE ESTUDO de 6º ao 9º ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google