A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBTI Myers-Briggs Type Indicator

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBTI Myers-Briggs Type Indicator"— Transcrição da apresentação:

1 MBTI Myers-Briggs Type Indicator
EXCELLENT GLOBAL TRAININGS

2 INTRODUÇÃO Carl Jung desenvolveu uma teoria, na virada do século, para descrever as preferências individuais e explicar as semelhanças e diferenças entre as pessoas. O ponto principal dessa teoria é que as pessoas nascem com “Tendências e Preferências. Sua resposta natural a situações diárias e interações. Usada quando nos sentimos em nossa melhor forma e nos sentimos o mais competentes possivis, natural e energeticamente. Exemplificado porque aqueles comportamentos usados, mas que raramente as pessoas se dão conta.

3 Preferências Inatas inborn behavioral tendencies and preferences

4 O Desenvolvimento do MBTI
Isabel Myers e Katherine Briggs expandiram o trabalho de Jung desenvolvendo um instrumento para ajudar pessoas a identificare suas preferências. MBTI é um indicador de Tipos de Personalidade extremamente eficiente. Representa o resultado de mais de 50 anos de pesquisa com amostragem de aproximadamente 5 milhoes de respostas. É usado globalmente tanto em ambientes educacionais e corporativos. É baseado em 4 dicotomias.

5 MBTI 4 Dichotomies MBTI usa 4 dicotomias para identificar preferências. Uma dicotomia (por força de definição) divide itens em 2 grupos opostos onde não há continuidade – nenhum valor implícito.

6 Extraversion – Introversion
MBTI 4 Dicotomias Onde você prfere focar sua atenção – ou onde voce consegue sua energia? Extraversion – Introversion Como você prefere receber informação? Sensing – INtuition Como você toma decisões? Thinking – Feeling Como você se relaciona com o mundo exterior? Judging – Perceiving

7 Cuidado: MBTI Palavras específicas usadas para descrever preferências em psicologia tem significado diferente do seu uso comum do dia-a-dia. Extrovertido não significa falante ou barulhento. Introvertido não significa inibido ou tímido. Sensitivio não significa sensível. Intuição não significa exotérico. Racional não significa inteligente. Emocional não significa emotivo. Julgamental não significa crítico. Perceptivo não significa atento.

8 E – I Dicotomia De onde você consegue sua energia?
Maior parte das pessoas que tem preferências de Extroversão: “Gosto de conversar com pessoas.” Preferem ação sobre reflexão. Podem agir impulsivamente sem pensar. Em sintonia com o ambiente externo. Preferem a comunicação pela fala. Aprendem melhor através de discussões – lab. – times. Apreciam o trabalho em grupo. Sociáveis e expressivos. Maior parte das pessoas com preferências de Introversão: “Gosto de ler um livro” Preferem reflexão sobre ação. Podem não realizar ação alguma. Podem agir sem falar. Em sintonia com o mundo interior. Preferem a comunicação por escrito. Aprendem melhor através da prática mental e reflexão. Preferem o trabalho só ou em pares. Palestras. Leituras. Privativos e controlados. O que e´pior – interrupções frequentes ou nenhuma interrupção.

9 Qual é sua preferência? E ou I?
Exercicio Quando voce vai a uma festa com muita gente, o que voce faz? O quê voce considera um grande grupo ou festa?

10 S – N Dicotomia. Como você prefere receber a informação?
A maior parte das pessoas que preferem Sensing “Gosto de saber os númberos, fatos.” Ênfase no pragmático. Prefere fatos, detalhes, números, estatísticas e informações específicas. Orientado para apresentar realidades. Da valor ao realismo. Observa e lembra-se de coisas específicas. Realiza conclusões caminhando cuidadosa e extensivamente pelas informações. Confia em experiência. A maior parte das pessoas que preferem Intuition “Gosta de imaginar as possibilidades.” Ênfase no teórico. Prefere conceitos gerais e planos de alto nível. Orientado para possibilidades futuras. Dar valor a imaginação. Vê tendências e movimentos em dados específicos. Move rapidamente para conclusões, segue palpites. hunches Confia na inspiração. O que e´pior – nenhum sendo da realidade presente ou nenhum senso de possibilidades futuras?

11 Qual é sua preferência S – N?
S – Sensing N – INtuition Por que escolhe esta universidade? Este curso? Que tipos de informações voce usou para selecioná-la?

12 T – F Dicotomia Como voce toma decisões?
Maior parte de pessoas que preferem Thinking “Gosto de decidir logicamente” Analíticos Usam raciocínio causa-effeito. Resolver problemas com lógica. Luta em buscar padrões de verdade. Razoavel. Busca por falhas em argumentos. Justo – quer todos serem tratados de maneira igual. Maior parte que prefere Feeling “Gosto de considerar as pessoas.” Empático Guiado por valores pessoais. Avalia o impacto das decisoes sobre as pessoas. Luta por harmonia em interações positivas. Com compaixão. Busca por ponts de comum acordo em um argumento. Justo – quer que cada indivíduo seja tratado de maneira individual. O que é pior… trabalhar em um ambiente onde não há organização ou harmonia?

13 Qual e´sua PreferênciaT-F ?
T – Thinking F – Feeling Voce é tecnico de um campeonato de futebol onde voce pode levar apenas 14 de 16 jogadores em seu time. O quê voce faz? Como você escolhe?

14 J – P Dicotomia Como você lida com o mundo exterior?
A maior parte prefere Judging “Eu gosto de organizar meu schedule.” Organizado Busca terminar um projeto antes de inicar outros. Gostam de ter as coisas decididas. Podem decidir coisas rapidamente. Tentam evitar stress de ultimo minuto. Termina a tarefa muito tempo antes da data prevista. Tenta controlar surpresas. Vê rotina como algo eficiente. A maior parte das pessoas preferem Perceiving “Eu gosto de me adaptar a mudanças.” Espontâneo/Flexivel Iniciam muitos projectos tem dificuldades em terminar todos. Gostam de coisas abertas e flexíveis. Podem decidir coisas lentamente. Senten-se energizados por pressoes de ultima hora. Termina tarefas em cima da hora. Aprecia surpresas. Ve rotina como algo limitador. O que é mais dificil – aderir ao um schedule ou ir levando?

15 Qual e´sua preferência J-P?
J – Judging P – Perceiving Enviando voce em uma viagem de 2,000 por pessoa. O que você faz? Como planeja? Onde você vai? O quê leva?


Carregar ppt "MBTI Myers-Briggs Type Indicator"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google