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Contato com a imprensa thaisabu@gmail.com.

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Apresentação em tema: "Contato com a imprensa thaisabu@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Contato com a imprensa

2 O que é? Pessoalmente: visita, coletiva, entrega de material
Por telefone: sugestão e confirmação Pela net: , redes sociais, site, sala de imprensa

3 O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente?
À primeira vista: ato em que emissor e receptor se envolvem numa mensagem, com resultados claros e consensuais para os dois Problema: duas pessoas podem ser eficientes, mas os resultados do encontro comunicativo podem ser desastrosos O que é uma comunicação eficaz? O que seria uma comunicação eficiente?

4 CONCEITO Comporta Duas dimensões:
Comportamental e social: recursos humanos e organização Técnica: sistema tecnológico mais eficiente CONCEITO

5 Procedimentos de trabalho!

6 Procedimentos Pilar: a) Comunicação interna (House organ)
b) Comunicação externa (Release) c) Análise (Clipping) d) Formas de relacionamento (mesas, coletivas...)

7 Procedimentos (Externo)
Vai ajudar na formação da imagem do público – potenciais clientes A credibilidade está ligado particularmente a forma como as informações são repassadas Administração falava-se em Identidade – relações internas, ideologia

8 “O nome e a reputação da empresa e dos produtos são o maior patrimônio da sua companhia, pois todas as vendas são influenciadas pela imagem que construiu...” (Dorothy Doty,1995, p.294)

9 Procedimentos de trabalho
Press kit Follow up Mailing list Press release Coletivas Visitas técnicas Manuais de relacionamento Atendimento e agilidade Clipping…

10 “Em uma empresa, seja ela pública ou privada, a área responsável pelo relacionamento com a imprensa tem como principal atribuição desenvolver estratégias que resultem numa rede eficaz de comunicação com os jornais, revistas, mídia virtural e emissoras de rádio e TV. Isso garante fluxo de informação necessário para a divulgação de produtos e serviços e para a manutenção e ampliação da imagem da empresa junto aos seus mercados e à opinião pública” (Kopplin e Ferrareto, 2000, p.45)

11 Mailling List

12 Mailing-list É uma relação completa e abrangente dos veículos de comunicação que interessam a assessoria e aos clientes. Orientam o trabalho – a quem dentro do jornal ou emissora – deve mandar cada tipo de release ou produto. Sem isso a divulgação corre o risco de obter pouco resultado

13 Mailing-list Constantemente atualizado (semestre) – rotatividade de profissionais Informações básicas: nome, endereço, telefone, fax, celular, nomes proprietário da empresa, diretores, editores, repórteres, chefes de reportagem, pauteiros e setoristas. No rádio e TV: lista de programas

14 Mailing-list Fichário ou pastas – arquivo E-mail: listas de envio
Arquivo de computador Jornal da Manhã (impresso, diário, Campo Grande): Endereço: Rua, CEP... Diretoria: Editor-chefe: Fulano de tal, , msn, fone, celular Editor-geral: Diretor executivo: Redação: Editor de Política: Repórteres de Política: Comercial:

15 Mailing - Processo de distribuição
Com base no Mailing o assessor vai selecionar os veículos e os jornalistas que devem receber o release ou outros produtos Além de enviar o material para as pessoas certas, o assessor precisa identificar as datas e os horários mais adequados para isso

16 Mailing - Processo de distribuição

17 Mailing - Processo de distribuição
Dias chave: _________ terça-feira Impresso quarta-feira quinta-feira On-line: fim de semana é bom!!!! Atenção! Larga margem de tempo para apuração, horários de fechamento, horário dos programas.

18 Mailing - Processo de distribuição
HORÁRIOS: Jornais _ no máximo até as 16 horas (dependendo do caderno) Rádio _ no mínimo duas horas de antecedência no caso de Noticiário; 24 HORAS antes da transmissão. TV _ No máximo até as 15 horas. Opções: correio, office-boy, fax ou .

19 Eventos maiores Um ou dois meses antes: planejar forma de obtenção do espaço no meios de comunicação, preparar um mailling especial. Primeira quinzena: Release padrão para jornais (locais, sucursais – dependendo da abrangência); uma semana depois envio dos mesmos para rádios e TVs. Segunda quinzena: seleção de seções. Envio de material dirigido. Preparação do press-kit objetivando entrevistas. Terceira quinzena: entrevista coletiva do responsável pelo evento. Envio de releases para as emissoras que não participaram.

20 Eventos maiores Fim da terceira quinzena: entrevistas de rádio e TV – reforço de releases com mensagens dirigidas Quarta quinzena: envio de artigos para editoriais de opinião em jornais e revistas; preparação de coletivas com a programação do evento; sugestões de pauta, fotografias, minicurrículos. Release de convocação. Durante o evento: atendimento à imprensa com espaço próprio. Após o evento, envio de agradecimento por escrito, aos jornalistas.

21 Press-kit

22 Press-kit Ao lado do release é o produto mais importante
Definido como “conjunto informativo composto por textos, fotografias ou outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico” Mais usado: para coletivas e eventos Material personalizados Ajudam na organização do evento, guiam pauteiros

23 Press Kit Para anunciar junto da imprensa o filme "O Dia Depois de Amanhã", pelos Canais Lusomundo, foi colocada a informação num recipiente térmico com gelo e a entrega feita por um explorador. Este Press- Kit foi concebido pela agência de marketing de guerrilha Torke Stunt.

24 Press Kit

25 Press Kit

26 Plástica para quê? Veio com cama-elástica

27 Press Kit Deve ter (Eventos)
Release padrão – (horário, data, local, participantes) Release de convocação: para abertura do evento ou coletivas Currículos e fotos dos principais agentes Histórico das edições anteriores Levantamentos estatísticos sobre os temas abordados no evento Sugestões de pautas e telefones dos personagens Se for evento grande também mapa de sala, estandes... Bloco e caneta Brindes Atraente e de fácil manuseio Embalagem Controle de entrega

28 Follow up

29 Follow up Retorno - acompanhamento
É a ação que visa obter retorno, por telefone, do envio de material de apoio ou convocação junto à imprensa. Sem o acompanhamento o material perde-se Na mídia enviar o material nem sempre significa publicação imediata – contato, uma foto, uma curiosidade, uma fonte nova

30 Follow up Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia - Assessor de Imprensa – Fonte qualificada para uma boa notícia – Rodrigo Capela 73% dos entrevistados, jornalistas e assessores, devem se comunicar via e telefone. Entretanto, quase 27% dos jornalistas afirmaram que não gostam de receber essas ligações.

31 Follow up Evite pedir esse retorno nos horários de fechamento (jornalistas odeiam – pior, se vai saber se será publicado) Hierarquia de decisões – não peça jamais a garantia (antipático) Se for exclusiva – pergunte se interessa ou não Só use o recurso para saber se chegou ou não Muitos releases, pode não ter visto a importância. Para isso serve o contato. Gancho criativo substitui as ligações constantes. Personagens e fontes diferentes

32 Follow up O intervalo de tempo entre os períodos de checagem. Deve ser curto o suficiente para permitir intervenções antes que seja tarde demais, e longo o suficiente para que o indivíduo acompanhado sinta que você confia no trabalho dele. Note que foi usada a palavra indivíduo. Isso quer dizer: pessoas diferentes precisam ter um follow up diferente, alguns com muito mais freqüência que outros; Os itens a serem checados em agenda e datas Agenda de tarefas

33 Follow up Tenha uma pasta dividida de 1 a 31, ou de 1 a 12 de forma que lhe permita agendar assuntos pelos dias do mês, ou pelos meses do ano, de acordo com as datas de vencimento. Programas de computador eficientes para lembretes com agenda A abordagem. Pessoas são diferentes entre si O elogio e firmeza

34 Coletivas e visitas técnicas

35 Quando fazer? O que eu preciso?

36 Dicas sobre TUDO 

37 Outros!!!! * Padronização de títulos, textos, siglas, grafia de releases e publicações. Editoração: define as características que dão uniformidade à variedade de publicações jornalísticas de uma organização.

38 Manual de apoio aos jornalistas
*Manuais específicos são extremamente úteis para consolidar a cultura de bom atendimento e orientar no relacionamento. Pode incluir: glossário, noções sobre funcionamento das redações, dicas específicas para atendimento de TV, Rádio... Define pessoas e cargos a responder sobre determinados assuntos, Uniformiza a linguagem Descreve o sistema de trabalho da assessoria.

39 Brindes Embaraço: Estratégia que pode ser tomada como “compra”.
Há repórteres que pedem brindes Há empresas que proíbem a aceitação de brindes Caros e exóticos em geral são recusados!!!! Mais adequado é material de promoção da empresa – blocos, agendas, canetas...

40 Concursos Forma de despertar interesse pelo tema, promovendo indiretamente a aproximação da organização e da imprensa _ reconhecimento instiga _ cuidado para não banalizar e ganhar reconhecimento _ tema relevante _ júri insuspeito _ boa divulgação _ regulamento claro. Premiação atraente!!!!


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