A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos em Filosofia e Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos em Filosofia e Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos em Filosofia e Psicologia
Programa de Formação de Professores Prof. Pablo Flôres Dias

2 Filosofia modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise e reflexão de idéiasem uma situação geral, abstrata ou fundamental .

3 Filosofia As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração

4 Filosofia Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana.

5 Filosofia x Ciência A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão.

6 Filosofia São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".

7 Realidade O que é? Eu a sigo? Eu a aceito? Eu a percebo? Eu a ignoro?
Eu a crio?

8

9 Pensamento vem da palavra Epistemologia "Epistemo" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo. é um processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.

10 Pensamento . O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste

11

12 Etiologia da Filosofia
inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade

13 Filosofia: consiste no estudo das característica mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar) Matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), Razão(lógica), demostração e verdade.

14 Áreas da Filosofia Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos. Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada. Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da crença, da justificação e do conhecimento. Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal. Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.

15

16 Verdade X Realidade A que temos A que tencionamos A que construimos
Coisas Pessoas Ética

17 Antropologia Estudo do Homem Sua Cultura Comportamento
Interação social

18 Epistemologia ou teoria do conhecimento
é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. (do grego "ἐπιστήμη ou episteme" - ciência, conhecimento; "λόγος ou logos" - discurso),

19 A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.

20 Platão :Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é:
analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

21 Tipos de Epistemologia conforme Japiassu:
a Epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, com a virtualidade e os problemas do conjunto de sua organização, quer sejam especulativos, quer científicos; a Epistemologia particular que trata de levar em consideração um campo particular do saber, quer seja especulativo, quer científico; a Epistemologia específica que trata de levar em conta uma disciplina intelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas.

22 Segundo Trindade “todo conhecimento torna-se, devido á necessária vinculação do meio ao indivíduo que pertence ao próprio meio, um auto-conhecimento. Essa interação faz-se cogente pela gênese unívoca entre os muitos integrantes do mundo da vida, sem olvidar que o homem é um desses integrantes. [...] Ocorre, deste modo, um acoplamento estrutural entre o sistema nervoso do observador e o meio proporcionando, assim, uma mútua transformação/adaptação. O ser é modificado pelo meio ao qual o próprio ser pertence e modifica”. (2007, p. 97)

23 Sabedoria Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes. Na Bíblia Sagrada (Versão revista da tradução de João Ferreira de Almeida)podemos encontrar, dentre muitos outros, os seguintes versículos referentes à sabedoria:

24 Sabedoria "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tiago 1:5) "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que o ouro" (Prov. 3:13-14)

25 Inteligência x Esperteza
A inteligência pode ser definida como a capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos. A esperteza (entre as mais diversas definições), é considerada a capacidade maliciosa de adaptar-se habilmente a situações adversas, tirando proveito da situação. Este aproveitamento, (devida subjetividade), é considerado por muitos como inteligência e criatividade.

26 Hedonismo doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer individual e imediato o supremo bem da vida humana tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável. O contrário do Hedonismo é a Anedonia, que é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos.

27 Educador Aquele que educa. Promove a facilitação do conhecimento
Aquele que ensina. Aquele que ensina a ensinar. O Mestre

28 Educador x Professor No Brasil, Professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais, a saber: Educação infantil, Educação fundamental, Ensino médio e superior, além do Ensino profissionalizante e técnico. Nos Estados Unidos da América (E.U.A), o termo Professor é reservado apenas para indivíduos que ministram aulas em instituições de ensino superior (college ou university). Professores do ensino fundamental ou médio são denominados Teachers.

29 EUA Alum do ensino propriamente dito, Professors nas universidades americanas dedicam-se principalmente a atividades de pesquisa, incluindo a orientação de alunos de pós-graduação.

30 Educador Chama-se de educador o profissional da Educação que pode atuar tanto como professor quanto como pesquisador, administrador escolar, supervisor de ensino, orientador educacional, filósofo educacional ou como estudioso de questões educacionais de um modo geral..

31 Educador Embora, em princípio, entenda-se o educador como um pedagogo, nem sempre essa é a realidade, podendo um educador ter formação em outras áreas pedagógicas, como as Letras, a Psicopedagogia, entre outras

32 Mestre O mestre é um indivíduo que adquiriu um conhecimento especializado sobre uma determinda área do conhecimento humano. Usualmemente é aquele que defendeu um mestrado. No oriente é aquele que guia para a sabedoria

33 Grandes Educadores Friedrich Froebel Célestin Freinet Maria Montessori
Decroly Paulo Freire Anísio Teixeira Darcy Ribeiro Pestalozzi

34 Metodologia é o estudo dos métodos.
etapas a seguir num determinado processo. tem como finalidade captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa.

35 Disciplina mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue". qualquer área de conhecimento estudada e ministrada em um ambiente escolar ou acadêmico. uma Ciência ou Técnica, ou subderivados destas. Aqueles que seguem uma disciplina podem assim ser chamados de discípulos. Adesão à um método

36 Problema Dificuldade Algo que se quer saber
Algo que fazmover um objetivo ou que traduz a natureza deste

37 Filosofia Oriental Ren, humanidade ( altruísmo);
Li, reverência ou cortesia ritual; Zhi, conhecimento ou sabedoria moral; Xin, integridade; Zhing, fidelidade; Yi, justiça, retidão, honradez.

38 Ensino na concepção Oriental
Sabedoria Disciplina / Obediência Confucionismo

39 Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada). Relacionada ao Valor da Introspecção

40 Psicologia o corpo e a mente não são separados, quando fala-se que o estudo se dá pelo viés da mente e/ou pelo viés do corpo, é necessário informar que essa é uma elaboração teórica, já que existem estudos, com grande comprovação ao longo das datas, que mostram a influência de um sobre o outro. Psicossomática

41 Maslow

42 Professor/Educador Atenção Domínio Conhecimento Planejamento Sabedoria
Método Harmonia Calma Disciplina Carisma Aplicação Humanidade Moral Ética Segurança Energia


Carregar ppt "Conceitos em Filosofia e Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google