A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos (continuação)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos (continuação)"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos (continuação)
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Gerência de Projetos (continuação) Prof. Tales Cabral 3º Módulo

2 Introdução “Gerenciar é decidir em situação de informação incompleta”.
“Gerenciar é decidir em um cenário de relativa ambigüidade”.

3 Resumo O que é projeto: O que é Gerenciamento de Projetos:
“Projeto é um esforço não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas, dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos e qualidade”. O que é Gerenciamento de Projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender os requisitos do projeto”.

4 Desafios encontrados Durante as fases do projeto, alguns desafios podem ser encontrados: Forte pressão para cumprimento dos prazos; Excesso de mudanças de escopo; Falta de recursos; Falta de comunicação entre as partes; Alterações provindas do ambiente externo; Má definição de papéis e responsabilidades; Má elaboração dos cronogramas e diagramas de representação.

5 Conhecimentos do Gerente
CONHECIMENTOS TÉCNICOS (negócio e produto) CONHECIMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONHECIMENTO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS INTEGRAÇÃO ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE RECURSOS HUMANOS COMUNICAÇÕES RISCOS AQUISIÇÕES

6 Exemplos de Projetos Contratar algum serviço necessário para casa;
Lavar a louça Controlar as despesas da casa Arrumar a casa Organizar alguma festa (p.e. aniversário) Definir a faculdade a se cursar Fazer pagamentos mensais Ir ao supermercado Decidir almoço/jantar Elaborar uma peça teatral

7 Ciclo do PDCA PDCA – Plan + Do + Check + Act PLAN – Planejamento
DO – Execução Check – Monitoramento Act – Controle ACT CHECK

8 Processos + Ciclo do PDCA
Monitoramento + Controle Planejamento INICIAÇÃO ENCERRAMENTO Execução

9 Fases do Projeto O conjunto de fases do projeto é considerado “ciclo-de-vida” do projeto: Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Execução Processos de Encerramento Questão: Que fase pertence à maioria dos Processos do Projeto?

10 Como saber mais? PMBOK® - Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos sobre o Gerenciamento de Projetos): O PMBOK apresenta um conjunto de práticas tradicionais (comprovadas) em GP, amplamente utilizadas, aplicadas por Gerentes de Projetos. Saiba mais:

11 Como saber mais? PMI - Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos): O PMI é a maior associação sem fins lucrativos, a nível mundial, de profissionais da área de gerenciamento de projetos. O PMI visa promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos, assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações nessa área. PMI Fundado em 1969 nos Estados Unidos A sede atual é em Newtown Square, na Pensilvânia. Saiba mais:

12 Exercícios: Diga com suas palavras o que é um projeto.
Como você sabe se o projeto foi um sucesso? A quais fases os processos estão associados (enquadrados) dentro do ciclo de vida do projeto? Que gerenciamentos devem existir dentro do gerenciamento do projeto? Que conhecimentos o gerente de projetos deve possuir?

13 Glossário: Plano de Projeto Management PMBOK® Guide PMI PMP®
É o produto final da fase de planejamento. Trata-se de uma coletânea de documentos que deve estar perfeitamente integrada, de forma a garantir que os vários elementos do projeto estejam adequadamente coordenados entre si. Ele deve servir como base documental para decisões futuras do projeto, por isso deve conter informações consistentes e realistas. A elaboração do Plano de Projeto é uma das principais tarefas do Gerente de Projeto. Este documento deve ser formalmente aprovado pela organização responsável. Management [inglês]. Em português pode significar: gerenciamento, gerência, gestão ou administração. PMBOK® Guide [inglês: The Guide to the Project Management Body of Knowledge] Abreviação em inglês de "Guia para o Universo de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos". Última versão publicado pelo Project Management Institute (PMI) em O PMBOK®Guide tornou-se praticamente referência internacional para o Gerenciamento de Projeto. PMI Project Management Institute. Maior associação de profissionais da área de Gerenciamento de Projeto do mundo com mais de associados. A sua organização abrange capítulos (chapters) locais e grupos de interesse específico (Specific Interest Groups) por ramo de atividade. No Brasil existem 6 capítulos oficializados e outros em construção. Um dos produtos do PMI é a certificação PMP. PMP® [inglês: Project Management Professional] Abreviação em inglês de "Profissional em Gerenciamento de Projetos". Indivíduo que obteve o certificado mediante exame junto ao Project Management Institute (PMI).

14 Referências Bibliográficas
O perfil do gerente de projetos – De planejador a psicólogo. Ricardo Viana Vargas PMP. Acesso em Agosto/2005; Gerência de Projetos – Onir José Jacques Dias – UNISINOS. Janeiro/2000. Gestão de TI – Gerenciamento de Projetos – Prof André Campos – UNICAMP – Novembro/2005. “É impossível parar” (Shmid, 1995)


Carregar ppt "Gerência de Projetos (continuação)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google