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PERCEPÇÃO
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O Que é Percepção? Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.
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Por que a Percepção é importante para o Comportamento Organizacional?
Porque o comportamento das pessoas baseia-se em sua percepção da realidade e não na realidade em si.
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Fatores que influenciam a Percepção
OBSERVADOR – características pessoais como atitudes, motivações, interesses, experiencias passadas e expectativas. Ex.: Acredito que os policiais são autoritarios.
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ALVO – Pessoas barulhentas chamam mais atenção do que as quietas
ALVO – Pessoas barulhentas chamam mais atenção do que as quietas. O alvo é percebido em relação ao cenário. Ex.: mulheres, crianças, asiáticos que possuem características distintas serão percebidas como semelhantes.
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CONTEXTO – fatores situacionais como o momento, a localização, a iluminação, a temperatura em que acontece determinado evento podem influenciar a percepção.
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Teoria da Atribuição A teoria sugere que quando observamos o comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa é interna ou externa. Interna – controlável pelo indivíduo Externa - forçada pela situação. Ex.: Funcionário que chega atrasado ao trabalho.
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Essa determinação depende de 3 fatores:
Diferenciação – se refere à questão do indivíduo mostrar, ou não, comportamentos diferentes em situações diversas. Consenso – quando o indivíduo que enfrenta uma determinada situação responde de maneira semelhante. Coerencia – no comportamento observado.
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Existem erros e vieses que podem distorcer as atribuições.
Erro fundamental de atribuição - quando julgamos o comportamento dos outros, tendemos a subestimar a influencia dos fatores externos e superestimar a influencia dos internos.
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Viés de autoconveniencia – tendencia dos indivíduos atribuírem o próprio sucesso a fatores internos, como capacidade, esforço e os fracassos, e de colocar a culpa a fatores externos, como falta de sorte.
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Simplificações frequentemente usadas no julgamento de outras pessoas
Percepção seletiva – Como não podemos assimilar tudo o que observamos, escolhemos seletivamente, conforme nossos interesses, motivações, experiencias passadas e atitudes. Ex.: Estudo de Caso.
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Efeito de Halo – quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica como sua inteligencia, sociabilidade, aparencia. Ex.: Palestrante.
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Efeitos de Contraste – quando analisamos uma pessoa tendo por base episódios com outros tidos anteriormente. Ex.: Entrevista para emprego.
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Projeção – é a tendencia de atribuir nossas próprias características aos outros.
Ex.: confiabilidade, honestidade.
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Estereotipagem – quando julgamos alguém com base em nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte. Ex.: Todos os muçulmanos são terroristas.
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Aplicações específicas nas organizações
Entrevista de Seleção – os entrevistadores costumam criar impressões antecipadas, que se tornam resistentes, durante os 5 primeiros minutos de entrevista.
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Expectativas sobre o Desempenho – os termos Profecia auto-realizadora ou efeito Pigmaleão foram cunhados para explicar o fato de que as expectativas das pessoas determinam o seu comportamento.
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Generalização de Perfil Étnico – uma forma de estereotipagem em que um grupo de indivíduos é tomado como um só, geralmente com base em critério de raça ou etnia. Ex.: Pessoas do Oriente Médio são rigorosamente vistoriadas em aeroportos.
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Avaliação do Desempenho – representa um julgamento do trabalho do funcionario que quando feita subjetivamente estará a mercê da observação do julgador.
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Esforço do Funcionario – a avaliação do esforço de uma pessoa é um julgamento subjetivo, suscetível a distorções e vieses de percepção.
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