A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES

2 POR QUE ESSE ASSUNTO? Como nos casos de deficiência, a superdotação deve ser avaliada, pois possibilita: oferecer ao indivíduo condições educacionais adequadas ao seu potencial; os superdotados não podem ficar escondidos nas salas de aula comuns como se seus talentos fossem invisíveis;

3 POR QUE ESSE ASSUNTO? fazer os encaminhamentos educacionais necessários; denunciar as diferenças e as carências dos sistemas;

4 POR QUE ESSE ASSUNTO? necessidades diferenciadas demandam atenção diferenciadas, e não discriminação e isolamento; um olhar para as diferenças pode favorecer um ensino mais individualizado e combinar pessoas com habilidades diferentes de modo mais flexível, atendendo ao verdadeiro princípio de inclusão;

5 POR QUE ESSE ASSUNTO? o aluno que apresenta talentos não vai “sozinho”, pensar dessa maneira configura preconceitos; sem estímulo, ele pode desprezar seu potencial elevado e apresentar frustração e inadequação ao meio.

6 POR QUE ESSE ASSUNTO? Diferentemente da maioria dos países do mundo, a superdotação no Brasil é ignorada, quando se trata da prática educacional.

7 O que são Altas Habilidades?
Notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes; capacidade psicomotora. (Parâmetros Curriculares Nacionais – Adaptações Curriculares 1999)

8 O que são Altas Habilidades?
Superdotado é o indivíduo que demonstra desempenho superior ao de seus pares em uma ou mais das seguintes áreas: habilidade acadêmica, motora ou artística, criatividade, liderança.

9 O que são Altas Habilidades?
Altas Habilidades: Habilidades acima da média em um ou mais domínios: intelectual, das relações afetivas, esportivas e psicomotoras. (Ourofino e Guimarães, 2007)

10 O que são Altas Habilidades?
O talentoso/portador de altas habilidades é aquele indivíduo que, quando comparado à população geral, apresenta uma habilidade significativamente superior em alguma área do conhecimento, podendo se destacar em uma ou várias áreas.

11 Um conceito em construção
A definição de altas habilidades vem sofrendo mudanças sutis de terminologias. Está em construção, conforme eventos que são fruto de: capacidades individuais; necessidades individuais; articulação de múltiplas habilidades; vivências e experimentações; avanços teóricos.

12 COMO IDENTIFICAR AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES
Altas Habilidades ou não dependem da compreensão de comportamentos, situados no contexto do qual provêm, e da análise cuidadosa e detalhada das configurações das capacidades que caracterizam cada pessoa.

13 COMO IDENTIFICAR AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES
Esses comportamentos podem ser avaliados em conjunto por meio de: observação direta do comportamento; avaliação do desempenho; escalas de características; questionários; entrevistas, ou conversas com a própria pessoa, com a família, com os professores; testes.

14 COMO IDENTIFICAR AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES
A identificação deve levar em conta mais de um desses componentes, ou todos eles. E precisa continuar ao longo de todo o programa educacional adotado.

15 QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES?
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais são apontadas as seguintes características: Alto grau de curiosidade; Boa memória; Atenção concentrada; Persistência; Independência e autonomia;

16 QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES?
Interesse por áreas e tópicos diversos; Facilidade de aprendizagem; Criatividade e imaginação; Iniciativa; Liderança;

17 QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES?
Vocabulário avançado para a idade cronológica; Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias); Habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas; Facilidade para interagir com crianças mais velhas ou adultos; Habilidades para lidar com ideias abstratas;

18 QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA COM ALTAS HABILIDADES?
Habilidades para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista; Interesse por livros e outras fontes de conhecimento; Alto nível de energia; Preferência por situações/objetos novos; Senso de humor; Originalidade para resolver problemas

19 ALTERNATIVAS DE ATENDIMENTO
É necessário se ater ao que é possível fazer em cada situação específica. Começar de onde é possível. Enriquecimento Curricular/Projetos de Pesquisa desenvolvidos na sala de aula; Programas e Projetos da SEE (Escola da Família, Escola de Tempo Integral, Cultura é Currículo, Acessa Escola, Sala de Leitura entre outros); Parcerias com os recursos da comunidade disponíveis em cada região.

20 OBJETIVOS DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
Criar um ambiente de aprendizagem desafiador para este aluno ao: 1- Ajustar os níveis de aprendizagem requerida de acordo com as habilidades dos alunos; 2- Aumentar o número de experiências de ensino aprofundado; 3- Introduzir vários tipos de enriquecimento nas experiências curriculares regulares; 4- Engajar o aluno em atividades que despertam o seu interesse. Alunos superdotados e talentosos merecem ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades e habilidades.

21 FICHA DE ITENS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Data: ____/____/200__. Escola: ________________________________________________ Turma:_______ Professor:______________________________________________________________ ________________ Disciplina: _____________________________________________________________________ _________ Telefone:_____________________________ ______________________ Indique em cada item os dois alunos de sua turma, menino ou menina, que, na sua opinião, apresentam as seguintes características: 1. Os melhores da turma nas áreas de linguagem, comunicação e expressão: 2. Os melhores nas áreas de matemática e ciências: 3. Os melhores nas áreas de arte e educação artística: 4. Os melhores em atividades extracurriculares: 5. Mais verbais, falantes e conversadores: 6. Mais curiosos, interessados, perguntadores: 7. Mais participantes e presentes em tudo, dentro e fora da sala de aula: 8. Mais críticos com os outros e consigo próprios: 9. De Melhor memória, aprendem e fixam com facilidade: 10. Mais persistentes, compromissados, chegam ao fim do que fazem: 11. Mais independentes, que iniciam o próprio trabalho e fazem sozinhos: 12. Mais entediados, desinteressados, mas não necessariamente atrasados: 13. Mais originais e criativos:

22 FICHA DE ITENS PARA OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
14. Mais sensíveis aos outros e bondosos para com os colegas:      15. Preocupados com o bem-estar dos outros:   16. Mais seguros e confiantes em si mesmos:   17. Mais ativos, perspicazes, observadores: 18. Mais capazes de pensar e tirar conclusões:     19. Mais simpáticos e queridos pelos colegas:         20. Mais solitários e ignorados:         21. Mais levados, engraçados, "arteiros":                                 22. Que você considera mais inteligentes:       23. Com melhor desempenho em esportes e exercícios físicos:       24. Que sobressaem em habilidades manuais e motoras:       25. Que produzem respostas inesperadas e pertinentes:     26. Capazes de liderar e passar energia própria para animar o grupo:       27. Existe em sua turma alguma criança com outros talentos especiais? Quais?       Como manifestam seu talento estes dois últimos alunos?   Comentários e observações que deseje fazer:                                                                 (Adaptada por Susana G. P. Barrera Pérez (2003) da ficha utilizada pelo Centro de Desenvolvimento de Talentos (CEDET) de Lavras (MG) e extraída do livro “Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão” (GUENTHER, 2000, p ).


Carregar ppt "SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google