A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Manter uma Boa Memória da Adolescência à Terceira Idade ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Manter uma Boa Memória da Adolescência à Terceira Idade ?"— Transcrição da apresentação:

1 Como Manter uma Boa Memória da Adolescência à Terceira Idade ?
Dra. Maria de Mello TechnoCare

2 Necessidade ou interesse ( Motivação)
O que é a memória? Necessidade ou interesse ( Motivação) Atenção Concentração Organização

3 O que são problemas de Memória?
São os “esquecimentos”que afetam negativamente o cotidiano do indivíduo.

4 O que acontece quando a pessoa esquece?
. Perda do interesse ou da necessidade, . Diminuição da atenção ou Concentração, . Perda da organização Só retemos o que nos é importante?

5 Como o Meio ambiente pode influenciar nossa memória?
. Quando elementos distratores entram em ação ( campainhas, sirenes, TV, música, conversas, etc.) . Quando estamos em locais não familiares. Quando desfocamos a nossa atenção!

6 Como nossas emoções podem influenciar nossa memória?
. Quando estamos com muita pressa. . Quando estamos ansiosos. . Quando estamos sobre pressão ou estresse. . Quando estamos distraídos. . Quando nossas emoções estão desequilibradas.

7 Outros fatores que podem influenciar nossa memória...
. Quando estamos absorvidos em nós mesmos. . Quando estamos cansados ou sob efeito de drogas. . Quando nossa resistência está diminuída. . Quando temos atitudes automáticas. . Quando nossos hábitos prevalecem. . Quando não compreendemos a mensagem.

8 Como lidar com os esquecimentos do dia a dia?
. Se estiver atrapalhando o cotidiano, buscar ajuda especializada. . Se incomoda, fazendo-se se sentir culpado e incapaz, buscar desenvolver estratégias.

9 Algumas Dicas ... ..1. Modifique o seu vocabulário, esclua a frase “eu esqueci” e a substitua por “eu não posso pensar sobre isso agora”, ou “eu não estava prestando atenção”, “eu não ouvi direito”, “eu não pude registrar”. Quando modificamos o nosso vocabulário estaremos reconhecendo as várias situações que podem causar esquecimento.

10 Algumas Dicas ... Concentração Imagem Associação
2. Concentração é a chave para a memorização. É preciso focar a atenção naquilo que desejamos memorizar e dispender o tempo e esforço necessário para tal. Elimine os distratores que possam prejudicar a retenção da informação. Concentração Imagem Associação

11 Algumas Dicas ... 3. Quanto maior a clareza do processo de retenção da informação , mais fácil relembrá-la. Por isso é importante praticar o processo CIA. A associação com imagens garante uma gravação da informação na memória remota, e age como dica no momento em que precisar relembrar a informação.

12 Algumas Dicas ... 4. Aprender como dar dicas a si mesmo para facilitar a lembrança das informações é a verdadeira arte de uma boa memória. Memória é uma habilidade, e não somente um dom. Mesmo os melhores artistas precisam praticar. “praticar nos faz perfeitos, ou no mínimo próximo da nossa idéia de perfeição”.

13 Grupos para melhorar o desempenho da Memória
1. 12 encontros semanais. 2. Avaliação individual inicial e final das funções cognitivas. 3. Grupos formados de acordo com faixa etária, interesses e habilidades. Inscrições e maiores informações com a Dra. Maria de Mello, TechnoCare, ou

14 Ser feliz, ativo, manter boa saúde, realizar atividade física regularmente, descobrir a cada dia novos interesses e se envolver no Universo onde vivemos, é a melhor receita para termos uma boa memória da adolescência à terceira e quarta idades! Maria de Mello

15 Mudanças que ocorrem no envelhecimento normal e afetam a memória
1. Diminuição da velocidade no desempenho psicomotor. 2. Diminuição da percepção. 3. Diminuição da atenção. 4. Aumenta a sensibilidade às interferências. 5. Perda da capacidade de organização das informações de forma espontânea. 6. Redução da habilidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.


Carregar ppt "Como Manter uma Boa Memória da Adolescência à Terceira Idade ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google