Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tecnologia de Informação
2
Uso e desafios da TI: TI e competitividade Economia da informação E-bussiness Alinhamento: TI e negócio Governança em TI
3
TI e competitividade
4
O que é competitividade?
5
Para entender melhor, vamos discutir sobre o termo ...
O que é competitividade e como ela se materializa? Ou seja: Para se ganhar competitividade, o que é preciso fazer? Qual o foco das ações? Obs: fuja de respostas óbvias como: “Ser melhor que os concorrentes” “Fazer melhor que os outros”
6
Competitividade Dentre incontáveis definições, a palavra competitividade pode ser explicada como: “a capacidade que determinada organização tem para perpetuar sua atuação de forma auto sustentável”
7
O conceito de competitividade pode ser entendido a partir de duas dimensões complementares, a serem consideradas sempre sob uma perspectiva de longo prazo ...
8
1º dimensão: market share...
O primeiro aspecto a ser considerado é o market-share (participação de mercado) Ações voltadas ao ganho consistente de novas fatias Preservação daquilo que já se tem
9
2ª dimensão: rentabilidade ...
O segundo aspecto, tão importante quanto o primeiro, é assegurar a geração de recursos para reinvestimento Ampliação das receitas Redução dos custos operacionais
10
Um modelo para entender a competitividade
Visão de Michael Porter
11
EXERCÍCIO... Procure identificar, em sua própria realidade, exemplos de empresas que: têm a estratégia de diferenciação adotaram a liderança em custo definiram nichos específicos Pense também no seguinte: é possível combinar as estratégias acima?
12
As cinco forças competitivas, na visão de Michael Porter
13
Vamos discutir ... Considere uma livraria-café localizada num shopping center. Sugira ações apoiadas pela TI voltadas a: Criar dependência de fornecedores Criar dependência de clientes Criar barreiras a ingressantes Dificultar o surgimento de produtos/serviços substitutos Dificultar a vida dos atuais concorrentes
14
Raramente se consegue agir sobre todas as cinco forças
Nos casos ideais, o que se obtém, com sorte, é alguma melhoria em três delas Quando se consegue em duas, a vantagem já é significativa E mesmo uma única, se for bem explorada, já é um ótimo resultado
15
Uma outra perspectiva: o modelo de Venkatraman
16
Entendendo melhor o modelo de Venkatraman ...
Procure identificar, em empresas de seu conhecimento, cada um dos cinco níveis de transformação: Exploração localizada Integração interna Reengenharia de processos Reengenharia da rede de negócios Redefinição do escopo de negócio
17
Os “degraus” não se observam com igual freqüência
Exploração localizada é muito comum e fácil de se obter Integração interna é menos comum, mas ainda relativamente fácil Reengenharia de processos já é mais complexa e menos usual Reengenharia da rede é difícil de se implantar (mas o resultado é ótimo) Redefinição do escopo é ainda mais rara (e o resultado é ainda melhor)
18
Entendendo os efeitos da TI nos negócios
Estruturação das operações Após um estágio inicial, as operações tornam-se cada vez mais dependentes dos sistemas de informação Se o sistema parar, não dá sequer para emitir uma fatura ou receber uma duplicata
19
Entendendo os efeitos da TI...
Fusão da estratégia de negócio à estratégia de TI Num estágio mais avançado, a TI não apenas dá suporte ao negócio: em certos casos, ela influencia os planos de negócio Nesta situação, a TI pode contribuir para agregar valor aos produtos e serviços ou aos processos internos
20
O que vem primeiro: o ovo ou a galinha?
Para liberar o potencial da TI, é preciso alinhar cuidadosamente as estratégia tecnológica e de negócios Porém (e cada vez mais), a TI está forjando pelo menos uma parte da estratégia de negócios
21
Para entender melhor, vamos ao Caso Burti ...
É um episódio real, com ingredientes que permitem aplicar os conceitos de Porter, Venkatraman e outros modelos Metodologia ler e entender, lembrando do contexto anotar suas impressões discutir com os colegas
22
Caso Burti, questão 1 Talvez o mais importante, neste caso, seja entender que havia uma estratégia de negócios claramente definida
23
Caso Burti, questão 2 Se bem dirigida, a introdução de tecnologia pode reforçar os pontos fortes e suavizar alguns pontos fracos
24
Caso Burti, questão 3 Onde está, de fato, o diferencial competitivo numa inovação tecnológica?
25
Entendendo o Caso Burti ...
Olhando a história pelo modelo de Venkatraman, é um claro exemplo de redefinição de escopo Deixou de ser uma indústria gráfica e passou a ser uma empresa de serviços, incluindo criação, banco de imagens etc
26
Ainda o Caso Burti ... Sob a ótica de Porter, ficam claros os ganhos em: Dependência de clientes Barreiras a novos ingressantes Vantagens em relação aos concorrentes
27
E o “dark side” deste caso ...
Olhando com frieza Mais de US$ 1 milhão jogados fora antes de viabilizar o projeto ... ... e isso é mais regra do que exceção! O que desencadeou a decisão: necessidade e falta de opções versus visão de oportunidade
28
Visões sobre o papel da TI na transformação de negócios
TI é uma ferramenta para reconfigurar modelos de negócios e, no limite, redefinir as regras de negócio TI como meio de “descomoditização” (TVO, total value of ownership) TI como habilitadora de inovação disruptiva TI como ... uma questão definitivamente não estratégica
29
E um detalhe importante ...
Mais dia, menos dia, qualquer inovação tecnológica pode ser copiada ! Ou você se supera, ou alguém vai fazê-lo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.