A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação de oportunidades – uma visão para o mercado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação de oportunidades – uma visão para o mercado"— Transcrição da apresentação:

1 Criação de oportunidades – uma visão para o mercado

2 Geração de idéias Empreendedorismo é só iniciar uma atividade nova?
Pode ser outra coisa?

3 Geração de idéias Wescherr. SM, Criatividade: descobrindo e encorajando, Campinas, PSY, 1993 Método Scamcea Substituir Combinar Adaptar Modificar Novos usos Eliminar Reorganizar/rearranjar

4 Geração de idéias Relacionar com: Estrutura lógica do plano
Benefício? - valor claro para o cliente Alguém vai comprar? – tamanho do mercado Diferenciado? – Grau de inovação Retorno? – viabilidade econômica Estrutura lógica do plano Por quê? O quê? Quem? Como? Quanto?

5 O processo empreendedor
Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o Plano de Negócios Determinar e captar os recursos necessários Gerenciar o negócio criado

6 Etapas da criação de um negócio
Mas de onde vêm as idéias ?? Gestão Lançamento Plano de Negócio Geração de idéias de negócio Oportunidade de negócio ESTÁGIO 3 ESTÁGIO 1 ESTÁGIO 2

7 Fonte de Idéias de empreendedores
Identificação de necessidades Observação de deficiências Derivação da ocupação atual Procura de outras aplicações Exploração de hobbies Observação de tendências Lançamento de moda Imitação do sucesso alheio

8 Fonte de Idéias de intraempreendedores
Redução de custos de produtos e serviços existentes Reposicionamento de produtos e serviços existentes Novas aplicações para produtos e serviços existentes Melhorias em produtos e serviços existentes Novidades para linhas de produtos e serviços existentes Novos produtos e serviços para a empresa Novos produtos e serviços para o mercado Novos produtos e serviços para o mundo

9 oportunidades percebidas de negócios
Idéia de negócio Escolha proposital Percepção Experiência pessoal Idéia a procura de uma solução: Post -It da 3M, Papel toalha, tecnologia Laser, forno microondas • Idéia sobre reciclagens: Tupperware (restos de Material plástico da DuPont) Tendências: Casas Bahia Revista Fortune, Holliday Inn • Análise de mercado: Sagatiba, GOL Necessidade própria: Sterilair, Jacuzzi coador de papel, zíper , liquid paper absorvente feminino • Formação acadêmica: Phytoervas, Tecnisa, Meditronic. • Paixão pessoal: Starbucks, Kodak, TAM

10 Geração de idéias: SCAMCEA
Arranjar: Reorganização, disposição física, número de itens Substituir: Material, ingredientes, nome, processo Eliminar: Características, tamanho/peso Combinar: Materiais, interesses, conceitos Colocar outros usos: Nova situação, novos tipos de clientes, novos mercados, novos benefícios Adaptar/ Aumentar/ Arrumar Tamanho, Ajuste, Qualidade Modificar: Cor, sabor, cheiro, forma, textura

11 A idéia é realmente uma oportunidade de negócio?
Benefício? Valor claro para o cliente Alguém vai comprar? Viabilidade e Lucratividade Tamanho de mercado Tem retorno? Suficiente grau de inovação Benefício diferenciado?

12 Estrutura “lógica” de um Plano de Negócio
Por quê? Por que o PN está sendo escrito? Idéia + Mercado O quê? O que será criado? vendido? Quem? Quem comprará o produto/serviço? Quem são meus concorrentes? Quem é o meu time? Como? Como venderei meu produto/serviço? Como produzirei / prestarei o serviço?

13 Estrutura “lógica” de um Plano de Negócio
Por quê? O quê? Quem? Como? Planejamento Financeiro 1 - Sumário Executivo 2 - Anexos Oportunidade 1 Empresa/produto/serviço Market./VendasProd/Oper. 2 Mercado Concorrência Time


Carregar ppt "Criação de oportunidades – uma visão para o mercado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google