A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formas de poder (Gilberto Cotrim)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formas de poder (Gilberto Cotrim)"— Transcrição da apresentação:

1 Formas de poder (Gilberto Cotrim)
Análise das formas de poder

2 Formas de poder Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos desejados , podemos destacar três formas básicas do poder social , conforme a análise de Norberto Bobbio.

3 Poder econômico É aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho.

4 Poder ideológico É aquele que utiliza de posse de certas ideias, valores , doutrinas, para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir.

5 Poder político É aquele que utiliza das posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito da sociedade vigente.

6 O que essas formas de poder tem em comum?
[...] elas contribuem conjuntamente para instituir e manter as sociedades de desiguais divididas em fortes e fracos, com base no poder político; em ricos e pobres, com base no poder econômico; em sábios e ignorantes no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores. (Bobbio, Estado,governo, sociedade, p. 83).

7 Norberto Bobbio

8 A visão do poder O poder econômico preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas . O poder ideológico preocupa-se em garantia o domínio sobre o saber (conhecimentos, doutrinas , informações), controlando a organização do consenso social. O poder político preocupa-se em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social.

9 Qual é o poder principal?
Para Bobbio, é o poder político, cujo meio específico de atuação consiste na possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos: [...]o poder político é, em toda sociedade de desiguais, o poder supremo, ou seja, o poder ao qual todos os demais estão de algum modo subordinados. (Bobbio e outros. Dicionário de política.)

10

11

12

13

14


Carregar ppt "Formas de poder (Gilberto Cotrim)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google