A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Lideranças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Lideranças"— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Lideranças
ROTEIRO PARA Formação de Lideranças

2 Módulo I - INTRODUÇÃO -

3 Por que estudar temas novos?
Por que se encontrar? Por que estudar temas novos? Por que reciclar nossos conhecimentos? Qual a finalidade de tudo isso?

4 QUALIDADE TOTAL NA EVANGELIZAÇÃO
Cada pessoa tem dentro de si possibilidades ilimitadas. Cada pessoa tem valores que só precisam ser explorados. Crescendo a pessoa, a instituição também cresce e todos saem ganhando.

5 “QUALIDADE TOTAL” Não basta ser católico de nome → não
basta ser católico participante → é preciso ser um católico com: “QUALIDADE TOTAL”

6 Podemos nos comparar ao diamante que precisa ser lapidado.
Só não cresce quem não tem oportunidade. Podemos nos comparar ao diamante que precisa ser lapidado.

7 Quem já está colaborando há anos na evangelização, tem algo a aprender?
R: Uma máquina parada no tempo enferruja, acaba não mais funcionando ou funciona muito mal. Da mesma forma com as lideranças. É necessária formação permanente para os discípulos e discípulas do Senhor. O próprio Jesus fez isso: Lc 10, 1-20.

8 Precisamos Crescer isso é crescimento
JESUS CHAMA → PREPARA → ENVIA → AVALIA isso é crescimento

9 Ninguém ama aquilo que não conhece.
Para amarmos mais e melhor o nosso Deus e a sua Igreja é necessário conhecê-los. O conhecimento exige de nós, esforço, mente aberta, boa vontade em aprender.

10 CONHECIMENTO E SABEDORIA NÃO OCUPAM ESPAÇO

11 Não estamos sozinhos na busca do saber.
Formaremos laços invisíveis, que se forem baseados na fé, serão mais fortes.

12 Módulo II - COMO FAZER UMA REUNIÃO? -

13 Uma das características da vida social é o “encontro entre as pessoas”
Uma das características da vida social é o “encontro entre as pessoas”. As pessoas se encontram para trocar idéias, experiências, para estudar, refletir, planejar, celebrar...

14 A esses encontros dá-se o nome de “REUNIÃO”
É uma palavra latina formada pelo prefixo RE (com sentido de repetição) + UNIO (união).

15 COMO SÃO ESSAS REUNIÕES?
A grande questão é: COMO SÃO ESSAS REUNIÕES?

16 Bons encontros e boas reuniões são fundamentais para injetar ânimo, alegria e dinamismo na vida comunitária. Para que uma reunião tenha sucesso, vários fatores são necessários: - Preparação da reunião; - Distribuição das tarefas; - Clareza sobre as partes de uma reunião; - Uso de técnicas participativas; - Condução firme e democrática; - Boa vontade dos participantes...

17 1. PREPARAÇÃO DA REUNIÃO Uma reunião não será interessante e bem produtiva se não houver uma anterior preparação.

18 A preparação da reunião ou do encontro consiste em:
A) PENSAR A REUNIÃO COM ANTECEDÊNCIA: * Fazer o convite com tempo suficiente e lembrar da reunião quando o dia estiver próximo; * Prever e preparar todo o material necessário que será utilizado na reunião/encontro; * Elaborar uma pauta com os assuntos que vão ser tratados na reunião e colocá-la sob a aprovação do grupo no início da reunião, acolhendo as sugestões de mudança, caso houver.

19 B) DISTRIBUIR AS FUNÇÕES DAS LIDERANÇAS QUE VÃO AJUDAR NA REUNIÃO.
C) PREPARAR O AMBIENTE PARA QUE SE TORNE O MAIS ACOLHEDOR POSSÍVEL, COM CADEIRAS (E MESAS) DISPOSTAS DE TAL FORMA QUE FACILITEM AO MÁXIMO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

20 As reuniões que fazemos costumam ser preparadas? Como as fazemos?
Pergunta: As reuniões que fazemos costumam ser preparadas? Como as fazemos?

21 2. DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS
Ninguém gosta de uma reunião onde apenas um domina tudo e os outros só escutam. Além de todos poderem participar com sugestões – discordando, propondo, aprovando – algumas funções especiais são necessárias e sem elas uma reunião não sai bem.

22 Estas funções devem ser distribuídas entre os participantes, com antecedência:

23 Coordenação É a função da pessoa que vai coordenar a reunião. Abre, conduz e encerra a reunião. Tem bem claro os objetivos, os assuntos e os passos da reunião. Não deixa o grupo fugir do assunto. Encoraja o grupo para que todos participem. Mantém a ordem. Passa a palavra aos que desejam falar. Passa a palavra às demais lideranças na hora que estas devem desempenhar sua função.

24 Recepção Dá-se o nome de recepcionista à pessoa que desempenha esta função. Chega mais cedo ao lugar da reunião e prepara bem o ambiente. Acolhe o grupo com alegria. Cuida para que todos se sintam bem. Apresenta os desconhecidos.

25 Cronometria Esta é a função do(a) cronometrista, isto é , da pessoa que cuida do tempo. De comum acordo com o(a) coordenador(a) e com o grupo, estabelece o tempo para cada assunto e o controla. Deve cuidar para o grupo não perder tempo, nem se prolongar demais. Encontros muito compridos cansam e não produzem.

26 Espiritualização e Cantos
Esta é a função das pessoas ou equipes que ajudam o grupo a rezar e a cantar. As orações e cantos podem ser anteriormente previstos ou ser espontâneos. De preferência, que estejam em sintonia com o assunto da reunião.

27 Explicitação É a função da pessoa encarregada de encaminhar o estudo do assunto da reunião. Deve preparar-se bem antes.

28 Secretaria Toda reunião deve ter um(a) secretário(a) que anota as idéias e as conclusões do grupo. Também anota a programação da reunião seguinte, quando é o caso. Redige e lê a ata da reunião.

29 Avaliação Faz a função de avaliador a pessoa que avalia se os objetivos da reunião foram alcançados. Avalia também o que foi bom e o que precisa ser melhorado. Pode pedir a participação do grupo para uma avaliação mais completa.

30 Recreação É a atividade desempenha pela pessoa ou equipe encarregada de fazer o grupo movimentar-se e rir, evitando o cansaço.

31 Costumamos distribuir as tarefas em nossas reuniões? Quais?
Pergunta: Costumamos distribuir as tarefas em nossas reuniões? Quais?

32 - PARTES DE UMA REUNIÃO -
Módulo III - PARTES DE UMA REUNIÃO -

33 Uma boa e bem proveitosa reunião precisa ser organizada.
Sempre haverá um momento de ABERTURA, uma parte CENTRAL e o momento do ENCERRAMENTO.

34 Abertura É o momento inicial da reunião onde os participantes são acolhidos (função do recepcionista), faz-se a espiritualização (função do espiritualizador), lê-se a ata da reunião anterior submetendo-a a aprovação dos presentes (função do secretário) e o coordenador apresenta a pauta dos assuntos que serão tratados em sua devida ordem .e pede sugestões aos presentes.

35 Momento Central É o momento mais denso e prolongado da reunião.
É quando a pessoa que está coordenando a reunião vai colocando os assuntos, um a um, para serem discutidos e definidos. Se a reunião é de estudo, este é o momento em que o tema é estudado e as conclusões são tiradas. Se se trata de um encontro mais longo, convém que os temas sejam intermediados por momentos de recreação para a descontração dos participantes.

36 Encerramento É o momento onde são feitas as comunicações, a oração ou celebração final, avaliação da reunião, a programação da reunião seguinte e a despedida.

37 Atividade: Montar o esquema de uma reunião do Conselho de Pastoral, de acordo com o que foi visto anteriormente.

38 - TÉCNICAS PARTICIPATIVAS -
Módulo IV - TÉCNICAS PARTICIPATIVAS -

39 Toda reunião precisa adotar técnicas participativas para oportunizar que todos participem ativamente da mesma. A participação estimula a partilha do saber, ajuda a desenvolver o espírito de equipe e faz com que todos se sintam responsáveis pela vida comunitária e/ou pelo serviço específico que as pessoas estejam desenvolvendo.

40 Essas técnicas contemplam a exposição e discussão dos assuntos, trabalhos de grupo, apresentação das conclusões em plenário, votação das conclusões e outras tantas dinâmicas que colocam todo o grupo em movimento. (Veja Dinâmicas de Grupo no catecismo “Eu me comprometo com Jesus Cristo”, diocese de Tubarão, pág. 118s).

41 DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA -
Módulo V CONDUÇÃO FIRME, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA -

42 O bom resultado de uma reunião não depende apenas dos assuntos tratados, do material utilizado, dum ambiente bem preparado... Depende também e principalmente da boa condução da reunião e do interesse e boa vontade dos participantes.

43 REGRAS A SEREM OBSERVADAS - PELO(A) COORDENADOR(A) -
* Ter claro o objetivo da reunião; * Dispor de uma pauta bem definida e segui-la sem descuido; * Facilitar a troca de opiniões através de perguntas, cochichos, trabalho de grupo... * Dar aos diferentes pontos de vista igual oportunidade de serem avaliados e examinados pelo grupo; * Manter a ordem na discussão; * Reconduzir ao assunto da reunião os que se desviam do mesmo; * Não ter medo dos possíveis conflitos, mas sempre tentar salvaguardar o grupo de qualquer emotividade excessiva;

44 REGRAS A SEREM OBSERVADAS - PELOS(A) PARTICIPANTES -
* Falar francamente o que se pensa, mas tendo o cuidado para não ofender ninguém; * Não tomar conta sozinho da conversa; * Evitar conversas paralelas com o vizinho; * Procurar permanecer no assunto que está sendo tratado; * Fazer as observações durante a reunião e não depois; * Saber ouvir, saber falar e saber calar; * Não criticar por criticar e evitar as reações agressivas e irônicas; * Evitar cortar a palavra de quem está falando; * Saber guardar segredo quando o assunto tratado requer segredo.

45 Pergunta: Como foi a última reunião da qual você participou?

46 Módulo VI PLENÁRIA -

47 A pessoa que assumiu a secretaria no grupo expõe o resultado da discussão sobre cada pergunta.
O explicitador faz a complementação.

48 Módulo VII FORMAÇÃO PERMANENTE -

49 Devemos conscientizarmos de que a formação, a capacitação é um processo dinâmico, sistemático, progressivo e permanente. Você e sua comunidade devem criar condições para que este processo formativo continue. Como fazer?

50 Cada comunidade, paróquia ou diocese deve criar meios periódicos de formação permanente através de:
Encontros de formação nos vários níveis Divulgar e usar os jornais paroquiais e diocesanos Aproveitar os programas formativos pela rádio, tv, internet Aproveitar os livros, revistas (...) que se têm à disposição

51 O caminho é longo! Porém grandes caminhos começam sempre com um primeiro passo. O primeiro já foi dado. Fica o convite e compromisso de continuarmos nosso processo formativo! Você vai participar?

52 ORAÇÃO Eu seguro a minha mão na sua Eu uno meu coração ao seu
Para que juntos possamos fazer O que eu não conseguiria fazer sozinho. Amém.


Carregar ppt "Formação de Lideranças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google