A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo

2 ESCOLHA OU NECESSIDADE?
Muitas vezes as circunstâncias, a necessidade ou funções levam as pessoas a posições de liderança, mas o líder de sucesso é o que assume uma atitude consciente de liderança e se aperfeiçoa neste papel.

3 APRENDIZADO PERMANENTE
Um líder de sucesso se desenvolve através de um processo contínuo e permanente. A disposição em aprender sempre e a busca do crescimento são marcas da liderança de sucesso.

4 LIDERANDO A SI MESMO Quem deseja ser um bom líder deve aprender a ser liderado, mas principalmente deve liderar a si mesmo. Sem autodisciplina o crescimento e o êxito podem ser comprometidos.

5 DEFINA AS PRIORIDADES Urgentes: devem receber atenção prioritária.
Importantes: devem ser ordenadas em sequência. Necessárias: podem parecer menos importantes, mas devem ser realizadas.

6 SER E FAZER MELHOR Ser um bom líder não é o suficiente se podemos ser o melhor. Fazer bem feito não é o suficiente se podemos fazer o melhor. O bom pode ser inimigo do melhor, não se contente com ele.

7 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA - Ser eficiente é fazer as coisas da maneira certa. Ser eficaz é fazer a coisa certa. A eficiência é a base da qualidade. A eficácia é a base da excelência. Ser eficiente é bom, ser eficaz é melhor. Fazer a coisa certa da maneira certa é fundamental para um líder de sucesso.

8 SEJA CONFIÁVEL Ser confiável é pré-requisito para uma liderança de sucesso. A confiabilidade deriva de um caráter íntegro e de um comportamento coerente, ético e moralmente correto.

9 VISÃO E FOCO O líder deve ter uma visão clara de onde quer chegar e o que fazer para chegar aonde quer. Não deve permitir que distrações desviem sua atenção de seus objetivos. Manter o foco é tão importante como ter uma visão clara de seus objetivos.

10 O PODER DA INFLUÊNCIA A natureza essencial da liderança é a capacidade de influenciar pessoas. Ainda que não haja consciência deste fato não existe liderança sem o poder impactante da influência.

11 CONQUISTANDO LIDERADOS
As pessoas podem seguir um líder em função da posição que ele ocupa, por vontade própria, pelo que o líder fez pela organização ou por elas; mas o desafio é ter liderados que seguem o líder pelo que ele representa.

12 LIDERANÇA REPRESENTATIVA
As pessoas precisam seguir um líder que represente a missão, a visão e a natureza da igreja. Esta representatividade é encarnacional. A força do líder cristão é proporcional a sua experiência com Deus e com a causa dEle.

13 DISCIPULADO O líder deve se multiplicar nos liderados. Cristo, quando Deus encarnado entre nós, ordenou que seus seguidores fossem Seus representantes e multiplicadores. “Façam discípulos” (Mt 28.18)

14 LIDERANÇA CAPACITADORA
Discipular é influenciar, capacitar e equipar pessoas através de relacionamentos para que se tornem representantes de Cristo; vivendo e proclamando o evangelho.

15 LIDERANÇA INTENCIONAL
O líder deve saber onde quer chegar e o que fazer para chegar lá, tanto nos projetos da igreja como na preparação de pessoas. Suas ações precisam ser intencionais e espiritualmente motivadas.

16 LIDERANÇA MISSIONAL A igreja tem uma missão: estabelecer o reino de Deus e preparar um povo para o encontro com Cristo. Transformar pessoas comuns em cidadãos deste reino – fazer discípulos. Uma igreja missional com uma liderança missional.

17 DIRECIONAMENTO Lidando com atitudes e pensamentos:
Diferentes - na mesma pista, mesma direção, velocidades diferentes (discípulos de Cristo). Convergentes - pistas diferentes, origens independentes, mesmo destino (Paulo e Apolo, I Co.3.3-6,22). Divergentes - pista contraria, contramão, risco de colisão (Paulo e Barnabé, At 15.39).

18 DEIXANDO UM LEGADO Uma das evidências do sucesso de um líder se revela na preparação de pessoas para sucessão de seu ministério e a na formação de outros líderes.

19 O EXEMPLO DE NEEMIAS A santa energia e elevadas esperanças de Neemias comunicaram-se ao povo. Contagiados por esse espírito, ergueram-se por algum tempo ao nível moral de seu líder. Cada qual, em sua esfera, era uma espécie de Neemias; e cada um fortalecia e apoiava seu irmão na obra. {LVN 23.5}

20 O EXEMPLO DE NEEMIAS Carecemos hoje de Neemias na igreja — não de homens capazes de pregar e orar apenas... O procedimento seguido por esse patriota hebreu na realização de seus planos deveria ser ainda adotado pelos pastores e dirigentes. {LVN 24.1}

21 O EXEMPLO DE NEEMIAS Façam com que o povo compreenda os planos e tome parte na obra... O êxito que acompanhou os esforços de Neemias mostra o que podem realizar a oração, a fé e uma ação sábia e enérgica... O povo refletirá em alto grau o espírito manifestado pelo dirigente. {LVN 24.1}

22 O DESAFIO FINAL A liderança cristã deve deve estar focada nas pessoas. Lideramos pessoas através de cargos, departamentos e funções. Dirigimos departamentos, servimos pessoas – liderança servidora. Nossos planos, projetos e programas devem ser ferramentas para formar discípulos que cumpram a missão.

23 Fernando Lopes de Melo fernando.lopes@adventistas.org..br
@prfernandolopes


Carregar ppt "LIDERANÇA MISSIONAL Fernando Lopes de Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google