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COMUNICAÇÃO INTERNA Renato Avanzi Janeiro – 2.007
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OBJETIVOS DO TREINAMENTO
Fornecer ferramentas para a elaboração de um plano de comunicação eficiente Discutir questões estratégicas da Comunicação Interna Propor mudanças de filosofia e de estrutura para o gerenciamento da comunicação interna Discutir as funções de facilitação do comunicador Fomentar a troca de experiências entre os participantes do grupo Trabalhar com “cases” dos participantes Apresentar “cases” de outras empresas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Sobre o que não vamos falar!!
Como elaborar veículos de comunicação (operacional) Como montar um orçamento para a área de comunicação (operacional / contábil) Programa completo de endomarketing Todas as métricas de mensuração. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Nosso trabalho Em equipe
Esquema livre das transparências (alguns “cases” ilustrativos) Lâminas apenas para referência “ALTERNATIVAS”. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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PLANO ESTRATÉGICO DA EMPRESA
11 passos para desenhar um plano eficaz de comunicação interna Como pensar estratégias de comunicação alinhadas com o negócio Sistemas de comunicação: empresa + pessoas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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A. 11 passos para desenhar um plano eficaz de comunicação interna
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Elaboração do Plano de comunicação
1 / 4 Principais conceitos a transmitir Plano estratégico da empresa Análise do ambiente interno ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação
2 / 4 Consolidação dos Comitês Estrat. e Operacional Definição dos públicos de interesse Segmentação dos veículos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação
3 / 4 Acompanha-mentos, Avaliações e feed backs Calendário de eventos Ações de Apoio ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação
4 / 4 Atendimento às solicitações de clientes internos Divulgação de resultados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 1
Plano estratégico da empresa Definição de onde a Comunicação Interna pode contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Entenda o objetivo da empresa
Qual o objetivo básico da sua empresa? LUCRO: indispensável para a perenidade dela e manutenção do seu salário. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Custa muito menos manter os clientes atuais do que conquistar novos
É preciso encantar o cliente e o espelho mágico para isso é o funcionário. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Planejamento em Comunicação
Trabalho de um alfaiate alinhava pedaços de pano agrega adereços transforma micro-estruturas em modelos de alta-costura Busca pelo simples, belo, pelos detalhes que aprisionam os olhos Criatividade. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Plano Estratégico da Empresa
Objetivos estratégicos da empresa Fatores-chave de sucesso / Missão Valores Objetivos Diferenciais Competitivos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Focos p/ a sobrevivência Cúpula
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Comunicação interna é ferramenta de suporte às demais áreas
CI é um prestador de serviços para os clientes internos CI deve implementar uma política e comandar o processo interno junto com as demais áreas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Sistemas de Comunicação
EMPRESAS + PESSOAS VALORES a serem respeitados NECESSIDADES a serem supridas RESULTADOS a serem obtidos EXPECTATIVAS a serem atendidas ESTRATÉGIAS a serem implementadas HABILIDADES a serem desenvolvidas POLÍTICAS a serem cumpridas ATITUDES a serem praticadas OBJETIVOS a serem perseguidos CONHECIMENTOS a serem adquir./empreg. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 2
Análise do ambiente interno ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Conceitos importantes
Esteja sempre consciente de que existem outras culturas, formas de pensar e agir, tão válidas quanto as suas Dentro da mesma empresa convivem várias culturas diferentes As pessoas sempre serão diferentes umas das outras, ainda que vivam sob as regras de uma mesma cultura. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Para melhorar ou mudar a cultura:
Trate o outro como gostaria de ser tratado Coloque-se na posição do outro Dê atenção concentrada, não apenas ouvidos (audição ativa) Valorize os sentimentos e a emoção Entenda os componentes da cultura da empresa para respeitá-los Regras claras. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
O entendimento da cultura organizacional como passo prévio para estruturar a comunicação Os fatores que influenciam a cultura corporativa Quais as técnicas para investigar redes e canais e as estratégias de comunicação para cada um deles Pesquisa, o canivete suíço das ferramentas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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O QUÊ OU QUEM CONSTRÓI A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO?
A holding O dono O presidente O CEO... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Mumby e Clair (1997)
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Fatores que influenciam a cultura corporativa
Credibilidade no board: exemplos dos dirigentes Memória: boas lembranças são exemplos e motivam, mesmo quem não fez parte da história. Atitudes de confiança (Ex: só os indicados por funcionários são contratados) ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Uma nova organização MECANICISMO ORGANISMO Empresa como máquina
Organismo vivo, mutável Rotina e automação Crescimento pessoal Monotonia e alienação ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Funcionário é agente Quem pensa X quem faz Informações transitam Produtividade com stress Produtividade com prazer
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Qualidade e produtividade Manutenção, crescimento e lucro
Informação Motivação Prazer Conscientização Orgulho Qualidade e produtividade Nova cultura ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Manutenção, crescimento e lucro Expertise Marca
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Técnicas para investigar redes e canais
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Atenção às dinâmicas em reuniões
Convivência com as secretárias , office boys, ascensoristas, motoristas, ... Atenção às dinâmicas em reuniões Aprofundamento das entrelinhas durante entrevistas para os veículos internos Utilizar técnicas de neuro-linguística Conquistar primeiro para amolecer depois Experiência histórica dos impérios da antiguidade Técnica da isca de formiga ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Pesquisas Pesquisas de clima organizacional (?)
Pesquisas de opinião (participação) Potencialidades Novos usos digitais Pesquisas sobre veículos de comunicação “Deixar de existir”. . . ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 3
Principais conceitos a transmitir ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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É preciso responder: Onde estamos? Para onde vamos?
O que esperam de mim? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (e não só as tradicionais questões: quem, quando, onde, como e porque?).
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TODOS PRECISAM CONHECER OS OBJETIVOS DA EMPRESA DEVE HAVER COERÊNCIA
DEVE-SE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ! Há maior satisfação quando todos se comprometem com os objetivos e participam de definição e implantação de todas as etapas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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O termômetro da comunicação é ASCENDENTE
A decisão estratégica e de aplicação do plano de comunicação é DESCENDENTE o que a empresa precisa que eu comunique (objetivo estratégico): inovação, qualidade, crescimento, tecnologia, etc.. O termômetro da comunicação é ASCENDENTE diferença entre informar e comunicar Os conteúdos da Comunicação Interna na era da Internet - HORIZONTALIZAÇÃO. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Melhoria é um processo de mudança
Processo de comprometimento: levar a equipe a ter a emoção da autoria e a segurança do inventor (comunicação) Melhoria é um processo de mudança A mudança é uma ameaça à segurança A insegurança causa reações emocionais A batalha entre a lógica X emoção é perdida. É preciso equilíbrio Coloque-se no lugar do outro. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Linguagem positiva / comunicação persuasiva
Técnica de teatro: comunicação, sem o uso da tecla Closed Caption Re-enquadramento das palavras. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Alternativas Evite: Eu acho... Vamos testar isto (vício comum)
Não tenho certeza Procure descobrir Veja bem, acho que... Não gera credibilidade Queria te perguntar ... Condicional Gostaria de dizer enfraquece a idéia Pode ser Não têm nada de assertivo Não sei, qualquer um ... É preciso ter consciência da existência dos vícios de linguagem para eliminá-los. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Alternativas Prefira: Problema DESAFIO Custo INVESTIMENTO
Erro LIÇÃO / PASSOS Culpado RESPONSÁVEL Agressivo ASSERTIVO Tímido REFLEXIVO Arrogante AUTO-CONFIANTE Covarde CAUTELOSO (excesso de cautela) Crise OPORTUNIDADE Velho EXPERIENTE Criança JOVEM Não falte COMPAREÇA Não esqueça LEMBRE-SE Mas E... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Alternativas Prefira: Convocar CONVIDAR Palpite SUGESTÃO/CONTRIBUIÇÃO
Brigar DISCUTIR Etc.. ETC.. VAMOS ALCANÇAR A META Temos que perseguir a meta ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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A comunicação, especialmente dos líderes com seus subordinados, depende de treinamentos constantes
Os treinamentos são melhor aproveitados, quando a comunicação “vende” melhor os benefícios pessoais e profissionais de fazê-los. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Alternativas Suporte aos gerentes
Treinamento de comunicação, com ênfase no plano de carreira e na empregabilidade do gerente Como levantar e suprir as necessidades de informação de seus subordinados Fornecer periodicamente pautas a serem exploradas Contextualização dos assuntos Gerar analogias para facilitar o entendimento de todos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Alternativas para scripts aos gerentes
TEMA: Corte nos Cursos Externos PRÓS: Re-enquadramento das despesas garantirá a saúde financeira da empresa CONTRAS: Perda de promoções; Cursos interrompidos ARGUMENTOS: redução passageira; circunstâncias do mercado; poucas empresas mantêm um programa como esse; e-learning interno; biblioteca virtual PALAVRAS-CHAVE: temporário; otimização; redução PALAVRAS INDESEJÁVEIS: corte; perda; eliminação. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Impactos no leitor 1º lugar: Títulos (os mais lidos em todas as publicações) 2º lugar: Fotos (boas imagens devem reafirmar a matéria e transmitir um conceito) 3º lugar: Legendas (devem fugir do óbvio e agregar mais informação) 4º lugar: Janelas (não devem repetir o conteúdo que já está na matéria). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Imagens que falam por si
Importância de uma boa imagem para a comunicação É preciso definir o tipo de imagem que reforce a imagem da organização (Benetton, Lingerie Du Loren, Sorriso, Ice Kiss, etc..) O movimento nas imagens (Business Week) X cenas mortas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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PAUTAS DIFERENCIADAS ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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FIAT Making of de propagandas (peixinhos)
Exportações: almoço com o comandante do navio, visita à embarcação, curiosidades Valorização do Brasil e do brasileiro (roteiros em vídeos para as escolas do Brasil e Mercosul) Concessionárias: ações sociais com benefícios à comunidade (escolas reformadas no RS) Instrumento de marketing. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Conteúdos EDITORIAL assuntos de interesse imediato (salário, férias, cesta básica, participação nos lucros) assuntos de interesse correlato (família, poupança, chefias, segurança) Auto-aperfeiçoamento (learning center – ABN Amro Bank) Gerais (lazer, dicas, cultura) Informações contextualizadas: implicações diretas e indiretas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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CRIATIVIDADE Natal (história; consumo na festa; 1º a chegar; último a sair; o que faziam os ausentes; fotos de partes do corpo; fotos extravagantes) Inauguração (grandezas comparativas; perfil dos operários; o “arroz de festa”; o impacto na vida de cada um) Aniversários (astrologia; zodíaco; mapa astral; horóscopo cômico; horóscopo chinês; características dos signos) Família (página especial; encarte infantil; concursos com foco; premiações por participação) Projetos (personalização do envio; concursos). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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COMERCIAL (força de vendas)
Promover o conceito da venda qualitativa, acima da quantidade: implica em prestar um bom atendimento respeitar os limites de vendas do cliente para não gerar encalhe estimular expectativas realistas apresentar características verdadeiras analisar a capacidade de pagamento Convenções Campanhas de vendas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Admissão de novos funcionários (manuais integrativos) Comportamento
DESENVOLVIMENTO DE RH Admissão de novos funcionários (manuais integrativos) Comportamento Qualidade de vida Segurança / EPIs Empreiteiras Treinamento Administração dos quadros Demissões. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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ESTRATÉGICO / ADMINISTRATIVO
ISOs Outras certificações (14....) Mudança de sede Incorporações / compras / fusões. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Informes para investidores e acionistas
Consolidação da marca no mercado Clipping comentado Repique para CVM. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Enxergar - Colocar-se no lugar do outro Respeitar Compreender.
NÃO SE DEVE: Confundir o que você acha que os outros pensam, com o que eles realmente pensam As experiências de cada um diante do mesmo fato podem ser muito diferentes É PRECISO: Enxergar - Colocar-se no lugar do outro Respeitar Compreender. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Sinergias: conceitos a transmitir externamente
Matérias internas que são matéria-prima da assessoria de imprensa recordes, voluntariado, personagens (ex: Abílio Diniz e Lula; soldado da PM de Santos). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Polícia Militar ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 4
Consolidação dos Comitês Estrat. e Operacional ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Função do comunicador interno
Gerenciar todo o processo Manter o foco no business, não isoladamente nas técnicas de comunicação Informar, comunicar, orientar Contra o “Oscar”: o ótimo é inimigo do bom. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Quantas vezes por mês você se reúne com a área de Marketing para estabelecer ações complementares?
Quando foi a última reunião que você teve com Marketing, Relações Industriais, Vendas, Jurídico, Administração, Treinamento ...? Neste momento, quais as ações conjuntas e com quais áreas você está desenvolvendo? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Cuidado com as aparências: todo bandido tem celular modelo top.
Cresça mais as orelha com os palpites dos formadores de opinião e menos com os comentários da cúpula (experiência X visão viciada) Caminhe, visite, conheça, converse, pesquise: jamais infira, não seja um gabinetóide idiota Cuidado com as aparências: todo bandido tem celular modelo top. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Faça seu marketing pessoal
Um bom assessor é como um bom artista: “ele deve ir onde o povo está” Circular pelo chão de fábrica, pelos espaços de convivência, no fumódromo, no refeitório, no grêmio, na recepção, nos pontos de ônibus tudo funciona como um termômetro para que o profissional de comunicação possa auditar a temperatura da empresa. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Treinamentos: importância da comunicação
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Todos os gestores devem ser gestores da comunicação no seu âmbito
Todos os colaboradores precisam participar e se comprometer com os processos de comunicação ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Unificar o discurso organizacional é um dos desafios mais importantes dos profissionais da comunicação corporativa A coerência de mensagem que se projeta dentro e fora da organização é vital para buscar credibilidade institucional. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Decisões estratégicas
Sinergias / Comitês Decisões estratégicas Produção Comunicação interna Vendas ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Recursos humanos
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Sinergia e participação de todos é importante (comitês), mas não suficiente
Mesmo tendo todos os objetivos conhecidos, a falta de informação não permite chegar aos resultados esperados. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Falta de alinhamento na FIAT
Palio Citymatic, com Saci Pererê Propaganda de excelente share of mind, mas contrária ao Projeto Mobilidade. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 5
Definição dos públicos de interesse ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Segmentação do Público Interno
donos presidentes superintendentes diretores empregados. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Segmentação do Público
Familiares dos empregados Acionistas Terceirizados Concessionários Franqueados Pré-aposentados Aposentados Estagiários Trainees Candidatos a empregos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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As vantagens do envolvimento da família
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Ser humano como função e pessoa (realidade e sonho) Família + empresa
Funcionário está casado com a empresa: precisa ter uma Lua de Mel Limite tênue: complemento ou concorrência? Convivência gera abertura, solicitações, manias, ... É preciso entrar na mente, não na camisa. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Rádio corredor O pior inimigo é aquele que você não vê
Junte-se a eles, para não ser uma exceção As paróquias da empresa: Como participar e agrupar Visitando a igreja Assistindo às missas Confessando Conhecendo fraquezas e forças Conhecendo o sacerdote Interagindo com a comunidade Apresentando idéias complementares, nunca substitutas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Meios para tirar proveito da “rádio corredor”
Os rumores são um canal de comunicação informal: para muitos, um enigma, para outros, um recurso valioso que permite detectar pontos fracos na relação com as pessoas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ James Taylor – Empresa como espaço de conflitos
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Como minimizar o impacto negativo dos rumores
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É melhor prevenir do que remediar
Alternativas É melhor prevenir do que remediar As informações devem circular livremente As interpretações devem ser banidas Estimule a transparência interna Divulgue os bons valores do trabalho em equipe e da preservação da individualidade ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Como detectar a origem dos rumores
Procure avaliar os relacionamentos e a comunicação dentro das áreas Pesquisa USA: 80% das crises são geradas por quem está próximo às empresas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Diferença entre um foco e um “Cristo”
Surgem por falta de comunicação eficiente São mantidos por executivos truculentos e não comunicativos Antecipação (técnica da cartomante) Soltar a língua (método do papagaio) Esquecer o medo (coragem do genro) Diferença entre um foco e um “Cristo” ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
76
É preciso manter ativo um Programa de Gerenciamento de Crises
Comunicação interna + Comunicação externa. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
77
Momentos de crise Situações de impacto na imagem:
Acidentes (com ou sem vítimas) Violação de produtos / recall Demissão em massa de funcionários Fusões ou aquisições Falências ou concordatas Processos judiciais (denúncias, fraudes) Seqüestros Políticas de transparência com a imprensa e o público interno Sentido profilático (boletins urgentes) Raramente a imagem de uma empresa é comprometida pela comunicação. Quase sempre é uma questão estrutural. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
78
Fale pouco, rápido, tudo e somente a verdade.
Fomente a discussão: nunca de cunho político ou estético, mas isenta e ética Fale pouco, rápido, tudo e somente a verdade. Mantenha um Manual de Crises via on line, com testes periódicos para estimular a compreensão Acrescente informações sobre possíveis crises que podem estar a caminho. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Espaços não ocupados pela empresa são vulneráveis
Comunicação presencial é sempre mais eficiente nestes casos (face a face) . ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
80
A comunicação na motivação pessoal
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
81
Pirâmide de Maslow AUTO REALIZAÇÃO NECESSIDADES DE ESTIMA
NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
82
Alternativas Comun. pouco usual Comun. para atitudes Informação básica
AUTO REALIZAÇÃO NECESSIDADES DE ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADES DE SEGURANÇA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS Comun. para atitudes Informação básica ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
83
OBJETIVO PONTUAL: minimizar ou eliminar a ocorrência de acidentes, por inadequação no uso de EPIs
COMPORTAMENTO INADEQUADO: não é gerado por desconhecimento, mas motivado por fatores psicológicos e emocionais POSSÍVEIS SOLUÇÕES: festa com presença da família, retratando em entrevistas os mais sinceros e espontâneos sentimentos de filhos e cônjuges. Registrar alguns deles em fotos, usando equipamentos. Desenvolver atividade de colagem, pintura, machetaria ou escultura sobre a visão dos filhos sobre seus pais, vivos e inteiros. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
84
Fique atento Também na Comunicação Interna, não podemos esquecer de ouvir o nosso público Como poucos mercados, nosso público tem nome, cara e endereço conhecidos Utilize ferramentas de CRM que estão disponíveis em Recursos Humanos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 6
Segmentação dos veículos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
86
A – A importância da Comunicação face a face
Nada tão importante Nada mais difícil. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
87
Pesquisa com comunicadores
6 % citam face a face e murais como os principais meios de comunicação 80 % dos funcionários preferem comunicação face a face 90 % dos funcionários preferem o veículo “mural”. X ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Fonte: Aberje
88
O segredo óbvio da comunicação
Psicologia O exercício da comunicação pressupõe: 1) conhecimento do público 2) aplicação de conhecimentos sobre a psicologia dos relacionamentos humanos (afetividade). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
89
Objetivos compartilhados Respeito ao tempo, senhor dos relacionamentos
Conhecimento do grupo Disponibilidade para ouvir Enxergar, perceber, entender, sentir Dar a cara para bater Afinar-se com os líderes naturais Freqüentar os locais de agrupamento Prestatividade para auxiliar Objetivos compartilhados Respeito ao tempo, senhor dos relacionamentos Respeito às individualidades. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
90
Ganhos: Percepção de tendências, antes do problema instaurado
Quando está a ponto de estourar Quando está querendo ir embora Quando precisa ser ouvida Transparência e participação mais produtiva. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
91
Alternativas Colaborative day
Comitê de suporte (cliente interno analisa e sugere) Change jobs Dia do “não ” (gerar contatos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
92
A FELICIDADE É O MOTOR E O OBJETIVO DE TODAS AS PESSOAS !!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
93
Desenvolver e estimular a afetividade dos funcionários com relação à empresa e ao seu trabalho
O empregado precisa sentir orgulho de trabalhar na organização, falar bem dela para a sua família, para seus amigos, indicar seus produtos ou serviços a toda pessoa do seu rol de relacionamento. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
94
Comunicação face a face (tem a característica da emoção)
+ comunicação formal (garante a integridade dos dados). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
95
ORGANIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
96
Quais matérias devem ser veiculadas em quais veículos
Definição de qual parcela do público deve ser comunicada Análise da abrangência do veículo Timing disponível para a comunicação. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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House organs Seus conteúdos devem reforçar o plano estratégico da empresa e da comunicação Envio para as residências é uma boa alternativa (Ex: na cesta básica) ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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House organs Devem repetir as informações de forma diferenciada e complementar. Ferramentas: Mural – chamadas para despertar Jornal – mais completo Intranet – em drops (hipertexto) – teaser eletrônico Face a face – participação/afetividade ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
99
Maior tempo de produção
JORNAL Leitura individual Concentrada Maior tempo de produção BOLETIM Mais ágil MURAL Muito mais ágil Linguagem de out door VÍDEO Atenção concentrada Exige infra estrutura Produção mais custosa e demorada RÁDIO / SOM Atenção compartilhada Infra estrutura Rapidez Qualquer local ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
100
otimização de equipamentos atenção exclusiva Local de trabalho
/ INTRANET otimização de equipamentos atenção exclusiva Local de trabalho Dispersão do foco principal DISQUETES Mais conteúdo Produção econômica Compartilhamento com família CD ROM / DVD Muito mais conteúdo Interatividade Produção mais onerosa Interatividade com família ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
101
Regularizações Registro em Cartório das publicações jornalísticas
Definição de jornalista responsável Identificação da indústria gráfica Multas e punições Prejuízo de imagem. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
102
Mídias - Alternativas Ombudsman interno Coral Festivais Caravanas
Balão inflável Pedágio na entrada Reuniões minuto Eventos (teatro, gincana, etc..). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
103
Mídias - Alternativas ELETRÔNICOS IMPRESSOS Painel eletrônico (Roche)
Vídeo conferência Tótem eletrônico Celular Vídeo jornal em ônibus DVD CD Integração Mural eletrônico. IMPRESSOS jornal no WC Jornal no vestiário Toalhas de refeitórios Guardanapos Armários Post it (capacetes, botas, crachás) Bilhetes nos uniformes Out door / in door Urnas de participação Kit de informação camisetas ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
104
Tecnologia digital Interatividade
Usuário ativo (medir afinidade com o meio) Tem poder de intervenção É seletivo na escolha da navegação Mutação e atualização contínuas (apresentadas ou estimuladas) Feed back imediato Linguagem Não linear (impactos de imagens, sons, movimentos – elemento surpresa) Click leva a outras realidades flexibilidade Conteúdo Proximidade com o perfil (desejos, anseios, interesses) FUN. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
105
Alternativas Site com entretenimento: Site com pesquisas de interesse:
Puzzle com brindes Crônicas sobre boas lembranças Site com pesquisas de interesse: Valores de imóveis Mercado de autos usados Juros de empréstimos bancários Álbum de fotos de todos os eventos. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
106
Meios bastante utilizados na Europa e nos Estados Unidos
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
107
Alternativas Caixa de sugestões eletrônica
Pesquisa eletrônica, gerando envolvimento de todos os funcionários (redução da tensão) para a tomada de decisões que vão afetá-los, direta ou indiretamente Tótem eletrônico para o chão de fábrica, visando democratizar as informações Marketing interno (endomarketing). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
108
Alternativas Projetos sociais com funcionários
associação da marca expansão de valores éticos valorização pelas boas iniciativas construção de uma personalidade social coerência dentro e fora ganhos junto a funcionários, clientes e comunidade Clube dos Legais (afetividade) Atividades internacionalizadas (olimpíadas, games profissionais). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
109
Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 7
Calendário de eventos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
110
Definição dos eventos para cada um dos segmentos de público
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
111
Alternativas Anos de casa Natal Dia das crianças Data da categoria
Festa Junina Convenção de vendas Lançamento de produtos/serviços. Surpreender ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
112
Alternativa para surpreender
Lençol dobrado em formato de ave, no hotel, dentro da campanha “dê asas à sua imaginação” ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
113
Realizações para o entrosamento e a sinergia entre funcionários e áreas
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
114
Alternativas Crachás com nomes visíveis Dinâmicas e jogos específicos
Loto-foto Casual day a vestimenta interfere no relacionamento os papéis desempenhados dentro e fora da empresa são incompatíveis e anti-produtivos). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
115
FIAT Café com o presidente Reuniões de feed back
Possibilidades iguais de participação Revista para a família, entregue com a cesta básica Revista interna “Expresso” Prêmio de Educação Baile de debutantes para filhas de funcionários Programa de integração família / empresa. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
116
Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 8
Ações de Apoio ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
117
Escolha das atividades complementares que reforçam a estratégia do negócio
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
118
Endomarketing Atuar junto ao público interno, considerado como mercado prioritário para atender o cliente externo Uso de ferramentas do MKT de mercado Aproveitamento de ações externas (ex: patrocínio) para desenvolver ações internas: Redecard e Daniele Hypolito Conceito de CLIENTE INTERNO. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
119
Alternativas Educação (Metal Leve – José Mindlin)
Esportes (Pão de Açúcar – Abílio Diniz) Lazer (Caloi – passeios) Assistência social (Porto Seguro) Diversidade étnica (Benetton) Preservação histórica (Alcan – MG) Defesa ambiental (Petrobras) Manifestações culturais (Bunge – Mozarteum), etc.. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
120
Ações que valorizam o funcionário como cidadão
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
121
Alternativas Programas de voluntariado
Com temas variados Pontuais Programas de valorização de funcionários aposentados Campanhas de informação e conscientização (eleições, referendo, investimentos, segurança, etc..) Campanhas de engajamento social (doação de sangue, órgãos, etc..). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
122
Alternativas Só ensinar a ler e escrever não transforma as pessoas em cidadãos. Essas são apenas ferramentas; é preciso ter matéria-prima para transformar” Crodowaldo Pavan Programas associados a exigências de caráter desenvolvimentista são mais eficientes para s sociedade, com ganhos para as empresas ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
123
Alternativas Para organizar programas de caráter social e/ou específicos, conte com a parceria de organizações do 3o. Setor: Maior curva de experiência Melhor integração de objetivos Resultados mais consistentes. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
124
Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 9
Acompanha-mentos, Avaliações e feed backs ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
125
Aplicabilidade do acompanhamento
monitoramento do ambiente previsibilidade dos problemas nascentes detecção de desvios no projeto original start para ações corretivas. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
126
Métricas e instrumentos para mensurar a comunicação interna
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
127
Os registros formais dão parâmetros importantes para isso
O mais difícil é definir as métricas para a mensuração dos resultados (precisam ser acessíveis, descomplicadas e conhecidas) Os registros formais dão parâmetros importantes para isso Uma vez definidas as métricas, é possível mensurar pela comparação de performance. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
128
Sistema de inteligência e memória - Alternativas
Registros permanentes Feed backs espontâneos Feed backs estimulados Respostas, participações e sugestões Conceitos apreendidos (questionários e contatos - amostragem) Pesquisas internas e externas Ouvidoria Resultados tangíveis Benchmark Jogos internos para levantar a percepção da empresa (adjetivos). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
129
Técnica da personificação
Alternativas Técnica da personificação Se fosse uma pessoa que entrasse agora nesta sala, como ela seria (perfil físico e psicológico) Se estivesse dando uma festa, que características ela teria Se fosse uma viagem, para onde seria e como se chegaria lá Se fosse um lugar, qual seria (descrição) etc... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
130
Avaliações de dupla mão - Alternativas
Chefias avaliam subordinados (formal e informal) Subordinados avaliam chefias Governança corporativa OBS: Resultados em comunicação devem impactar na avaliação global, no plano de carreira e na participação nos bônus / lucros. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
131
Avaliação comparativa dos resultados previstos e realizados
É preciso estabelecer metas bem definidas e factíveis: Nº de inscritos em um treinamento Nº de questionários para “melhor empresa para trabalhar” % de participação em um evento Efetuar análises comparativas consistentes e embasadas (sem “achismos”). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
132
Elaboração do Plano de comunicação – Módulo 10
Atendimento às solicitações de clientes internos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
133
Elaboração profissional do briefing
Invista tempo na elaboração do briefing de jobs demandados por outras áreas Formalize os pedidos por escrito Crie um mínimo de burocracia para ganhar em agilidade Pondere sobre possíveis “bug’s”, atendimento de demandas, criação de novos canais e logomarcas, etc... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
134
Como montar uma pauta estratégica a partir do briefing
Como chegam as pautas: “divulgue que nós vamos fazer isso...” Como obter um briefing estratégico: por que vai fazer? como vai fazer? o que espera que o funcionário faça? como é o melhor jeito do funcionário fazer isso? quais os resultados gerais desejados? assine aqui !! ... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
135
Avaliação estratégica das solicitações
Assim como você não altera as “petições” do Depto. Jurídico, as áreas da empresa devem acatar as recomendações da “Comunicação Interna” Verifique se a solicitação atende às necessidades ou se é um veneno para matar o boi e deixar vivo o carrapato Defenda idéias com embasamento profissional, nunca pessoal. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
136
Definição de um cronograma viável
Tudo na empresa precisa de um prazo para acontecer. Na Comunicação não pode ser diferente Contribua para a criação de hábitos saudáveis de planejamento e execução Demonstre que a falta de planejamento eleva os investimentos desnecessariamente Eduque para o raciocínio das “3 bolas”. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
137
Elaboração do Plano de comunicação - Módulo 11
Divulgação de resultados ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
138
Prestação de contas da Comunicação Interna
Todas as ações devem gerar relatórios: descrevendo conquistas e resultados como se fosse solicitar patrocínio externo contendo memória histórica. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
139
O marketing do valor agregado pela Comunicação
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
140
Venda a área de comunicação interna para toda a empresa
Alternativas Venda a área de comunicação interna para toda a empresa Reuniões de conhecimento da área e da equipe (todas as áreas ou individualmente) Apresentação pessoal de projetos, bem planejada Dar conhecimento, convencer e validar os projetos da área Cursos e treinamentos com formadores de opinião externos Benchmark. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
141
Desenvolvimento da cultura da comunicação interna - fidelização
Alternativas Desenvolvimento da cultura da comunicação interna - fidelização Apresentação específica durante o processo de integração de novos funcionários, estagiários, trainees e terceirizados. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
142
Conquista de espaços para a comunicação – convencimento interno
Alternativas Apresentação de sugestões Desenvolvimento de projetos Avaliação de perspectivas Demonstração de lucratividade com a comunicação (sucessos) Demonstração de prejuízos sem a comunicação (insucessos). ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
143
Elaboração do Plano de comunicação
1 / 4 Principais conceitos a transmitir Plano estratégico da empresa Análise do ambiente interno Mensagem: Conteúdo Idéia, proposta Benefício, motivação Apelo emocional, moral, racional Imagens Padronização Definição de onde a Comunicação Interna pode contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos Pontos positivos Pontos negativos ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
144
Elaboração do Plano de comunicação
2 / 4 Consolidação dos Comitês Estrat. / Operac. Segmentação dos veículos de comunic. Definição dos públicos de interesse Lideranças estratégicas Lideranças Operacionais Colaboradores Familiares Novos funcion. Pré-aposentados Aposentados Acionistas Murais Intranet Jornal Boletim Clipping Toalhas Refeit. Videojornal Líderes (face a face) Calendário de reuniões ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
145
Elaboração do Plano de comunicação
3 / 4 Calendário de eventos Ações de Apoio Feed Backs / Avaliações Cafés da manhã Open house Family Day Natal Torneios Concursos Dia das Crianças Qualidade de vida Voluntariado Treinamentos Tempo de casa Colaborative day Campanhas Coral Progr. Sugestões E-learning Show room Pessoais Oficiais (avaliações) Vias de dupla mão Vias coletivas ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
146
Elaboração do Plano de comunicação
4 / 4 Atendimento às solicitações de clientes internos Divulgação de resultados Pessoais Veículos Vias coletivas Briefing Cronogramas Desenvolv. do projeto Avaliação Manutenção ou correções ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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RESUMO GERAL Adeque a comunicação interna ao plano estratégico da empresa Deixe sua sala e dê mais atenção aos funcionários Procure colocar-se no lugar do outro Seja mais estratégico do que operacional. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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RESUMO GERAL Crie comitês de comunicação (estratégico e operacional)
Mais do que informação, é preciso estimular a participação Aplique pesquisa como suporte a decisões Utilize elementos de marketing, propaganda, TV, rádio e internet para otimizar a comunicação interna. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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RESUMO GERAL Estimule o reconhecimento dos funcionários em todas as ações de comunicação interna O elemento mais importante da Com. Interna é o face-a-face, o contato direto Humanize as relações dentro da empresa Acima de tudo, comunicar é emocionar o público para conduzi-lo a uma ação desejada. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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CONCEITO DAS FERRAMENTAS
Por mais que você entenda de mecânica; Ainda que você conheça todos os motores: Com um único martelo você não conserta um carro ! Utilize o conjunto de ferramentas que você dispõe Reúna todas as áreas com foco no mesmo objetivo Só assim será possível manter a máquina da empresa em movimento. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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BIBLIOGRAFIA Inteligência Emocional - Daniel Goleman,1996, Ed.Objetiva
Amor e Sobrevivência - Dean Ornish, 1998, Ed.Rocco Emoções que Curam – Org. por Daniel Goleman, 1997, Ed. Rocco Portas abertas – Célia Valente e Walter Nori, Ed. Best Seller Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial - Roger Cahen, Ed. Best Seller O que é jornalismo – Clóvis Rossi, Ed. Brasiliense Notícia um produto à venda – Cremilda Medina, Summus Editorial Jornalismo empresarial – Jaurês Rodrigues Palma, Ed. Sulina/RS Jornalismo empresarial – Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, Summus Editorial O outro lado do ensino de comunicação – Antonio Marcos Ananias de Queiroz, ECA/USP Comunicação sob a ótica empresarial – Edson Vaz Musa, Rhodia Arte e percepção visual – Rudolf Areheim A força da comunicação – Frank Corrado Tratado de Comunicação – Gaudêncio Torquato, Thomson. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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MUITO OBRIGADO PELO PRAZER E PELO PRIVILÉGIO DA SUA PARTICIPAÇÃO !!!
Conte comigo sempre que precisar. Renato Avanzi (11) ramal 202 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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