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CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIA, AUDITORIA

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Apresentação em tema: "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIA, AUDITORIA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIA, AUDITORIA
E GESTÃO AMBIENTAL

2 A ANÁLISE DA CONFIABILIDADE HUMANA e A PERÍCIA COGNITIVA DE ACIDENTES Tarefas
Renato Alves da Fonseca D.Sc.

3 VISÃO VOLTADA PARA A GESTÃO AMBIENTAL

4 DEPENDÊNCIA ENTRE AS TAREFAS

5 Dependência entre as Tarefas
Independência ou Sem Dependência Baixa Dependência Moderada Dependência Alta Dependência Completa Dependência

6 As tarefas apresentam as mesmas características?
Reflexões As tarefas apresentam as mesmas características? As pessoas que executam as tarefas apresentam as mesmas características?

7 Classificação as Tarefas:
Quanto a situação: (Segundo Dr. Swain) Tarefa Pré-Acidente; Tarefa Pós-Acidente. Quanto a freqüência: Rotineiras; Não Rotineiras. Quanto a complexidade: Simples; Complexas.

8 Tarefas Tarefas Pré-Acidente Tarefas Pós-Acidente
Tarefas que se incorretamente realizadas poderão deixar indisponíveis componentes ou sistemas necessários ao bom desempenho de uma planta. Tarefas Pós-Acidente Tarefas que necessariamente determinam o sucesso de uma planta, fazendo com que a mesma ao enfrentar um evento anormal, consiga retornar seus sistemas as condições de segurança.

9 Tarefas Tarefas Rotineiras Tarefas Não Rotineiras
Tarefas que são realizadas com freqüência, rotineiramente são executadas. Tarefas Não Rotineiras Tarefas que não são realizadas com freqüência, são executadas em condições especiais (acidentes, testes, manutenções periódicas).

10 Tarefas Tarefas Simples Tarefas Complexas
Tarefas que requerem soluções triviais, os problemas que se apresentam são solucionáveis, com simples desenvolvimento cognitivo. Tarefas Complexas Tarefas que requerem diferentes tipos de soluções, para os problemas que se apresentam, necessitando de um desenvolvimento cognitivo acentuado para executá-las.

11 Tarefas Tomada de Decisão; Interação Cognitiva; Modelos Mentais.

12 Desempenho Humano e Segurança
Erros Humanos dominam as falhas: 70% a 80% das falhas na geração de energia e na aviação, são provenientes de erros humanos. Condição similar em outras indústrias. Por que? Perspectiva de fronteiras técnicas não sistemáticas. Complexidade das operações modernas com novas tecnologias e automações. John Wreathall (Membro da equipe que trabalha na metodologia ATHEANA)

13 ?

14 Podendo envolver os seguintes aspectos:
Tarefas Complexas Tomada de Decisão Requer a detecção, a diagnose, o planejamento e a implementação. Podendo envolver os seguintes aspectos: A antecipação; A monitoração; A elaboração de cálculos mentais.

15 Modelos Mentais Memória de Trabalho Roteiro Memória de Longo Prazo
Sensorial ou Curto Prazo Memória de Trabalho Fatores Estressores Detecção Diagnose Planejamento Implementação Experiência Conhecimento Experiência Conhecimento Regra Memória de Longo Prazo Roteiro Esquemas

16 Tomada de Decisão Sucesso Falha
Modelos Mentais Memória de Trabalho Memória ? Fatores Estressores Sensorial ou Curto Prazo Detecção Diagnose Planejamento Implementação Realimentação Recuperação Experiência Experiência Conhecimento Conhecimento Regra Esquemas Roteiro Memória de Longo Prazo Sucesso Falha

17 Comportamentos Mentais
Experiência Ligação com habilidade, com freqüência, com rotina,... Regra Ligação com procedimentos, manuais, anotações, verificações,... Conhecimento Ligação com conceitos, experimentos, discussões cognitivas,...

18 Questões sobre a Experiência
Experiência é um dos fatores. Não se deve estabelecer razão direta entre experiência e avaliação. Abordagem de Albert Bandura Trata da relação eficácia/desempenho. Alta Auto Eficácia _ prejudicial Auto Eficácia _ Ideal Baixa Auto Eficácia _ prejudicial

19 Modelos Mentais Norman (1990) define modelo mental, como um modelo conceitual particular da maneira como um objeto funciona, eventos acontecem ou pessoas se comportam, que resulta da tendência do ser humano, em dar explicações para as coisas. NORMAN, D.A., 1983, Some observations on mental models. In Gentner, D. and Stevens, A.L. (Eds.). Mental models. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

20 Considerações sobre Modelos Mentais
Modelos mentais não precisam ser tecnicamente precisos, mas normalmente são funcionais. Modelos mentais não possuem limites rígidos e operações similares ocasionam confusão. Modelos mentais são permissivos, freqüentemente as pessoas preferem realizar ações extras, que proporcionem regras simplificadas, que são aplicadas em uma variedade de dispositivos, minimizando assim (teoricamente) as possíveis confusões.

21 Considerações sobre Modelos Mentais
Modelo Mental Ideal Tarefas Conflitantes ou Não Treinamento Modelo Mental da Equipe Atividades Modelo Mental Individual Atividades

22 Considerações sobre Modelos Mentais
Conceitual Projeto Modelo Mental Ideal Conflitantes ou Não Conflitantes Treinamento Modelo Mental Individual Modelo Mental da Equipe

23 Ciência Cognitiva

24 Sistemas Simples

25 Sistemas Complexos

26 Behaviorismo A psicologia behaviorista privilegia os procedimentos que levam em conta a exteriorização do comportamento, o único considerado capaz de ser submetido objetivamente ao controle e a experimentação. Ivan Petrovc Pavlov /1936 John B. Watson /1958 Lee Thorndike /1949 Burrhus Frederic Skinner /1990

27 Behaviorismo Acreditava que o homem nasce com certas conexões de estímulo-resposta, chamados reflexos; Acreditava no processo de aprendizagem como uma associação entre o estímulo e a resposta. Afirmava que o efeito de um ambiente se dá principalmente através de um processo de condicionamento de reflexos ou modo involuntário; Acreditava que a hereditariedade determina o comportamento humano;

28 Gestalt Características Kurt Koffka - 1886/1941
Wolfgang Köhler /1967 A palavra “gestalt” de origem alemã, significa “forma”, “padrão” ou “estrutura”. Características A sensação elementar não é dada de imediato à consciência; A mente humana não é previsível, nem automática; A mente humana não é passiva, pelo contrário, ela é extremamente ativa e criativa na resolução de problemas concretos; Entre os estímulos e as respostas, existem uma série de processos intermediários que condicionam as respostas.

29 Cognitivismo Jean Piaget - 1896/1980
Piaget formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança (ou de uma pessoa em aprendizado) são completamente diferentes da lógica dos adultos (ou de uma pessoa experiente).

30 Cognitivismo Lev S. Vygotsky - 1896/1934
O que marca o homem como uma espécie diferenciada é o surgimento do trabalho e a formação da sociedade humana com base no trabalho. É o trabalho que, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, une homem e natureza e cria a cultura e a história humana. É no trabalho que se desenvolvem atividades coletivas e, portanto, as relações sociais, e, por outro lado, a criação e utilização de instrumentos.

31 Ciência Cognitiva Howard Gardner
"O terceiro aspecto da ciência cognitiva é a decisão deliberada de não enfatizar certos fatores... Estes fatores incluem a influência de fatores afetivos ou emoções, a contribuição de fatores históricos e culturais, e o papel do contexto de fundo no qual ocorrem atitudes ou pensamentos particulares."

32 Abordagem Enativa (1974 em diante)
Ciência Cognitiva Abordagem Enativa (1974 em diante) A abordagem enativa, tem por base o conjunto de idéias desenvolvidas por Francisco Varela e Humberto Maturana. A cognição não consiste em representações que o cérebro do observador faz de um mundo que é predeterminado em relação a ele. O processo cognitivo é visto como uma construção de mundo (dinâmica) e portanto inseparável do histórico de vida, do processo do viver.

33 Características da Abordagem Enativa
Ciência Cognitiva Características da Abordagem Enativa A mente não é uma instância abstrata e separada do cérebro, isto é, ela está corporificada; O cérebro faz parte do corpo; O corpo faz parte do mundo e nele vive sua história, segue o fluxo de sua existência; O homem não é passivo diante do mundo: o percebe à medida em que o constrói e enquanto é por ele construído; A cognição é uma construção que resulta da interação do ser vivo com o seu mundo.

34 Mãos que desenham de M. C. Escher
Circularidade Homem ou Operador Contexto ou Planta Mãos que desenham de M. C. Escher

35 Mãos que desenham de M. C. Escher
Circularidade Homem Meio Ambiente Ambiente Mãos que desenham de M. C. Escher

36 Paradigma Holístico Holismo
Teoria segundo a qual o homem é um todo indivisível, e que não pode ser explicado pelos seus distintos componentes (físico, psicológico ou psíquico), considerados separadamente.

37 Comportamento Humano

38 Meio-Ambiente Contextualizado
Comportamento Humano Meio-Ambiente Contextualizado Contexto da Planta Contexto Externo a Planta Equilíbrio Calma??? Tensões Tensões

39 Influências do Meio-Ambiente
Comportamento Humano Influências do Meio-Ambiente Contexto da Planta Contexto Externo a Planta Fatores Pré-Acidentais Fatores: Sociais Pessoais-“Eu” Incontroláveis

40 Fatores Tensões Tensões Tensões Tensões Pessoais – “Eu”: Vida Interior
Sociais: Vida Profissional Vida Social Vida Globalizada Vida Familiar Tensões Pré-Acidentais: Contexto de Indução ao Erro Ações Perigosas Mecanismos de Erro,... Incontroláveis: Violência Conjuntura Econômica Conjuntura Política Conjuntura Social Tensões

41 Fronteira do Mundo Homem do Mundo Contexto Externo a Planta Homem Profissional Contexto da Planta Fronteira do Trabalho

42 Reflexões Finais

43 Lei da Impermanência Lei do Conceito
Nada permanece estático no mundo. Há constante renovação e transformação na natureza. Tudo no mundo físico é impermanente. Lei do Conceito A idéia que temos de algo ou de alguém. Analisamos a vida e os fatos pela ótica individual de nossas conceituações. Nosso entendimento não ultrapassa esse limite.

44 Lei da Experiência Alguns conceitos resultam da vivência. Foram estruturados pelo uso de todos os nossos sentidos, adquirindo significados. Chamamo-los experiência. Lei do Pensar Alguns conceitos são fruto da capacidade de pensar e adquirir conhecimento. Determinam os pensamentos predominantes na vida mental. Se há uma fixação emocional no padrão de pensar, surge o Preconceito, um dos problemas da humanidade.

45 Lei da Individuação O Doutor Jung chamou de individuação o processo paulatino de expressar a nossa singularidade. O ato de conhecer aquele ser distinto e único que está latente dentro de nós.

46 Fim


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