A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V"— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V
Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta Direitos reservados: Maristela Cristina Metz Aula 03 (25/09/2008) NS 2006/01

2 AULA DE HOJE Cronograma de estágio;
Orientação para o registro da exploração do ambiente; Planejamento; Tema gerador. Interdisciplinaridade.

3 CRONOGRAMA DE ESTÁGIO

4 80 horas

5 AULAS PRÁTICAS Contato com a escola 5 h Exploração do ambiente 10 h
Planejamento Docência 20 h Relatório 15 h

6 PRIMEIRA ETAPA DE ESTÁGIO
Atualização do requerimento de estágio. (2 vias) - anexo A Preenchimento da ficha de identificação do estagiário. (2 vias)- anexo B

7 SEGUNDA ETAPA DO ESTÁGIO
Visitar a escola; Escolher uma turma de 3ª série e outra de 4ª série; Fazer um cronograma para observação. 5 horas Anexo C

8 TERCEIRA ETAPA DO ESTÁGIO
EXPLORAR O AMBIENTE Assistir aula nas turmas escolhidas; Anotar o parecer sobre a turma no seu diário de bordo. 10 horas Anexo C

9 COMO REGISTRAR? Fazer um parecer sobre a turma Mas o que é isso?

10 TRATA-SE DE: Número de alunos; Número de meninos e meninas;
Nomes dos alunos; Interesses; Dificuldades; Organização; Relacionamentos.

11 ATENÇÃO OBSERVAR SEM CRITICAR

12 OBSERVAR Refletir a prática observada com solidez teórica.

13 COMO REGISTRAR 2.2 ANÁLISE DAS ATIVIDADES.
2.2.1 Terceira série (5 horas de observação e 10 horas de docência) 2.2.2 Quarta série (5 horas de observação e 10 de docência)

14 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 1ª PARTE - Contextualização
No dia dois de outubro iniciou-se a terceira etapa do estágio “exploração do ambiente” na terceira série A da escola Observou-se a turma no período de.....

15 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 2ª PARTE
Descrição da turma.

16 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 3ª PARTE
Relatar as atividades realizadas pela professora regente e refletir sobre elas.

17 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 4ª PARTE
Finalizar a etapa de observação, ou seja de exploração do ambiente e iniciar a descrição da docência.

18 IMPORTANTE Saber observar; Ter conhecimento teórico;
Saber refletir a prática; Saber registrar.

19 PARA REFLETIR Em relação a esta etapa do relatório que é:
- como redigir o texto sobre a exploração do ambiente, há alguma dúvida?

20 QUARTA ETAPA DO ESTÁGIO
PLANEJAMENTO Conversar com os professores; Elaborar planos de aula. 10 horas Anexo D

21 VAI DEPENDER DO SEU CRONOGRAMA NA ESCOLA
QUANTOS PLANOS DE AULA? 10 HORAS NA 3ª SÉRIE 10 HORAS NA 4ª SÉRIE 4h 2h 2h VAI DEPENDER DO SEU CRONOGRAMA NA ESCOLA

22 PLANOS DE AULA Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Ciências;
História; Ed. Física; Arte.

23 PLANO DE AULA 01 Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática DATA/
PERÍODO OBJETIVOS CONTEÚDO ENCAMINHAMENTO AVALIAÇÃO

24 OBJETIVOS exemplo Trabalhar a leitura e escrita de frases.
Entender as medidas de capacidade.

25 CONTEÚDO Água Leitura e escrita. Medidas de capacidade.

26 ENCAMINHAMENTO Pedir aos alunos que em dupla produzam uma frase sobre a água. Propor que escrevam em tiras de papel a frase. Elaborar com as frases um texto coletivo sobre a água no quadro. Solicitar o registro do texto no caderno.

27 ENCAMINHAMENTO Levar 1 litro de água para a sala e explicar as medidas de capacidade. Propor situações problemas colocando o litro de água em copos de 250 ml. Propor que listem produtos comprados em litro.

28 AVALIAÇÃO Será realizada por meio da observação e registro das atividades propostas.

29 PLANO DE AULA 2 Geografia / arte/ ciências
Trazer gravuras que tenham água para os alunos compararem as paisagens modificadas ou não pelo homem. Propor que criem maquetes, desenhos cartazes. Os animais que vivem na água.

30 PLANO DE AULA 3 Como era a questão do consumo de água ontem e hoje?
História/Educação Física Como era a questão do consumo de água ontem e hoje? Quais os esportes praticados na água.

31 EM RELAÇÃO A ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA FICOU CLARA A INTERDISCIPLINARIDADE?

32 UM PLANO DE AULA DINÂMICO E MOTIVADOR
Abordar conteúdos do interesse dos aprendizes; Apresentar diferentes linguagens;

33 LÍNGUA PORTUGUESA Textos interessantes; Letras de músicas;
Uso de dramatizações; Uso de microfone, televisão de sucata; Confecção de cartazes; Elaboração de álbuns; Brincadeiras; Gravuras.

34 MATEMÁTICA Jogos; Material pedagógico (material dourado, ábaco...);
Material concreto; Uso de faturas de água, luz, panfletos de mercado... Competições.

35 CIÊNCIAS Experiências; Aulas passeio; Histórias; Filmes; Entrevistas;
Cartazes; Pesquisa.

36 HISTÓRIA Trabalhar com documentos (livros, diários, pinturas, fotografias, filmes, músicas); Trabalhar com a história dos alunos, da escola, do bairro... Nacionalidade, religião, costumes... Linhas do tempo.

37 EDUCAÇÃO FÍSICA Brincadeiras; Jogos; Pesquisa; Danças.

38 ARTE Artes visuais (textura, cor, forma, linha, volume, pintura, escultura, desenho...); Dança (movimento, espaço, tempo); Música (som); Teatro.

39 GEOGRAFIA Jogos; Mapas; Globo; Filmes. Maquetes; Relatos; Recortes;
Textos; Painéis; Jogos; Filmes.

40 SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

41 LÍNGUA PORTUGUESA O ALUNO DEVERÁ ESTAR APTO PARA: Realizar leitura;
Resumir idéias; Utilizar o dicionário; Acentuar palavras; Produzir textos; Fazer resumos Empregar verbos, recursos coesivos e pontuação.

42 MATEMÁTICA Reconhecer números naturais e decimais; Frações;
Porcentagem; Polígonos, poliedros, prismas; Operações; Problemas; Cálculo mental.

43 GEOGRAFIA Regiões urbanas e rurais; Papel da tecnologia;
Saber ler mapas; Saber observar; Registrar; Comparar; Relacionar os espaços.

44 CIÊNCIAS Poluição da água, do ar e solo; Corpo humano; Alimento;
Higiene e saúde; Tipos de solo; Seres vivos; Fontes de energia.

45 HISTÓRIA Relações sociais,políticas e culturais;
Identificar ascendência e descendência das pessoas; Relações de poder; Fontes de informação; Valorizar ações coletivas.

46 EDUCAÇÃO FÍSICA Respeito; Solidariedade;
Saber organizar jogos e brincadeiras; Conhecer os limites e possibilidades; Estética,beleza e saúde; Manifestações da cultura corporal.

47 ARTE Interagir com materiais e instrumentos;
Respeitar as produções artísticas; Construir relação de auto-confiança.

48 PARA REFLETIR Você já pensou no tema gerador que irá utilizar para os planos de aula? Relacionem os temas pretendidos e sugiram como trabalhar nas disciplinas sugeridas pelos PCNs.

49 QUINTA ETAPA DO ESTÁGIO
DOCÊNCIA Ministrar aulas. 20 horas Anexo D

50 NÃO ESQUEÇAM MOTIVAÇÃO

51 ORGANIZAÇÃO

52 POSTURA

53 CONHECIMENTO

54 REFLEXÃO DA PRÁTICA

55 DOCÊNCIA

56 PRÓXIMA AULA Orientações para a construção do relatório de estágio.

57 Boa noite!


Carregar ppt "EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google