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Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina: http://fabiotga.blogspot.com Semana.

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1 Uninove – Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração 3º Semestre Prof. Fábio Magalhães Blog da disciplina: Semana 01 Apresentação da disciplina. A importância da TGA para a carreira do profissional de TI. Fundamentos da Teoria Geral da Administração.

2 Por Que Estudar Administração?
Melhorar o funcionamento das organizações. Tirar as organizações do “caos”. Compreender como se dá o processo administrativo e as peculiaridades de cada tipo de organização. “Organizações bem administradas desenvolvem consistência, crescimento e prosperidade; as mal administradas declinam e, muitas vezes morrem”. “É bom notar que está cada vez mais difícil se recuperar de situações caóticas, o que vale dizer que, cada vez mais, o declínio significa a morte da organização”.

3 O Processo de Aquisição da Habilidade de Administrar
Teoria Prática Definições; Fatos; Conceitos; Técnicas; Orientações; Palestras; Seminários, etc. Integração sistemática da teoria e prática nos meios significativos e úteis da administração. Experiência simulada; Casos para estudo; Participação em eventos específicos, etc. Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

4 O Que é Administração ?

5 Administração é... “... um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais”. (SILVA, 2004) “... o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais”. (CHIAVENATO, 2004)

6 Origem da palavra ADMINISTRAÇÃO
Provem do latim: ad = direção ou tendência para minister = subordinação ou obediência. Conceitos de Administração  Administração "é o ato de realizar uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço para outro." CHIAVENATO (1993, pg. 9)  "Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos." STONER & FREEMAN (1995, p.4)

7 Os Elementos do Conceito de Administração
Recursos materiais Recursos financeiros Utilização eficiente e eficaz dos recursos Atividades Administrativas Alcance de Metas Recursos informacionais Recursos humanos Fonte: Reinaldo O. da Silva, 2004

8 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS
Conteúdo Principal Denominação Tradicional Concepção Americana Materiais e Físicos Edifícios e Terrenos Máquinas, Equiptos Instalações, mat.prima Tecn. de produção Natureza Materiais and machinery Financeiros capital, crédito, receita investimentos Capital Money Humanos diretores, gerentes chefes, supervisores funcionários/operários técnicos Trabalho Man Mercadológicos Mercado de cliente, consumidores Não tem cor respondente Martketing Administradores Planejamento, Organi- zação, Direção e Con- trole Empresa Management

9 Funções Administrativas
São aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. As funções administrativas constituem o processo administrativo. São elas: o planejamento, a organização, a direção e o controle.

10 As Funções Administrativas e suas Características
1 2 PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO Estabelecer objetivos e missão; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar as estratégias para o alcance dos resultados. Desenhar os cargos e tarefas específicas; Criar estrutura organizacional; Definir posições de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer políticas e prioridades; Definir a alocação de recursos. 4 3 CONTROLE DIREÇÃO Medir o desempenho; Estabelecer comparação do desempenho com os padrões estabelecidos; Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho. Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais; Estabelecer comunicação com os trabalhadores; Apresentar solução dos conflitos; Gerenciar mudanças.

11 O Processo Administrativo
Planejamento RECURSOS Humanos Financeiros Materiais Informação Tecnologia RESULTADOS Alcance de metas; Melhoria de desempenho Aumento de capacidades e recursos para metas futuras Controle Organização Direção

12 Os Níveis Administrativos e suas Funções
Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Alta administração (Diretoria) Média administração (Gerência) Administração operacional (Supervisão ou Chefia) Pessoal não administrativo (Pessoal de Operações) Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos. Direção e supervisão do trabalho do pessoal operacional nos processos de produção. Uso das habilidades técnicas para realização das várias tarefas e atividades da organização.

13 Habilidades e Papéis do Administrador
Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Habilidades Humanas (Relacionamento interpessoal) Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Alta Direção Gerência Supervisão Execução das Operações Fazer e executar

14 As Competências Duráveis do Administrador
Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e soluções. Atitude Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe. Liderança e comunicação.

15 Fatores que Provocam Profundos Impactos sobre as Organizações
Crescimento da organizações; Concorrência mais aguda; Sofisticação da tecnologia; Taxas elevadas de inflação; Globalização da economia e internacionalização dos negócios; Visibilidade maior das organizações.

16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO
A administração busca dois objetivos principais: proporcionar eficiência e eficácia às empresas. A eficiência refere-se aos meios: métodos, processos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados. A eficácia refere-se aos fins: objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.

17 EFICÁCIA EFICIÊNCIA Preocupação com Os fins
os meios fazer as coisas corretamente preocupação com métodos, processos, regras e regulamentos. preocupação com os problemas jogar um belíssimo futebol escolher o melhor roteiro não faltar às aulas alcançar os objetivos e metas preocupação com resultados, metas, objetivos e fins preocupação com as soluções marcar o gol e vencer o jogo chegar ao destino da viagem aprender a ser bem sucedido

18 O administrador eficiente está sempre procurando os melhores métodos e processos de trabalho e tentando fazer as coisas corretamente e com perfeição. O administrador eficaz está sempre procurando os melhores resultados e tentando alcançar os objetivos empresariais. Eficácia e eficiência andam juntas, porém, de nada vale a eficiência (fazer bem) se a eficácia (alcançar objetivos e obter resultados) não for alcançada.

19 Tecnologia e Administração
Desde a Revolução Industrial, a tecnologia vem influenciando as Organizações e sua Administração. Força humana substituída pela força a vapor Máquina de escrever Telefone Transporte Computador

20 Teoria de Sistemas Feed-back Entradas (inputs) Sistema Saídas
(Outputs) Informação Materiais Decisão Produtos Análise Transformação

21 A Informática na Administração
1a. Rev. Industrial: força humana x força vapor 2a. Rev. Industrial: cérebro humano x softwares complexos Consequências da informática no mundo organizacional são: Automação TI SIG Integração negócios E-business

22 A Informática na Administração
Automação: Ultramecanização Processo contínuo e controle automático Robotização TI: Compressão do espaço e do tempo Conectividade: maior proximidade entre filiais SIG (Sistemas de Informação Gerencial): Banco de dados com arquivos interligados

23 A Informática na Administração
Integração negócios Fornecedores, filiais, clientes Integração do sistema interno: ERP (Enterprise Resource Management) B2B, B2C E-business WWW (Wide World Web) Acesso rápido às informações

24 A Era da Informação: Mudança e Incerteza
A influência da TI. Os desafios da Era da Informação: Conhecimento. Digitalização. Virtualização. Molecularização. Integração: redes interligadas. Desintermediação. Convergência. Inovação. Produ-consumo. Imediatismo. Globalização. Discordância.


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