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Agenda da Apresentação

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Apresentação em tema: "Agenda da Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Agenda da Apresentação
Trabalho - Tópicos Principais Processos mais Importantes A Má Gestão e a Gestão Pró-Ativa Casos e Resultados de Aplicação Conceitos Essenciais Resultados Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas Gregorio Bittar Ivanoff / Information Liner Ltda.

2 Intenção Rever processos de criação e transferência de conhecimento avaliando sua capacidade de agregar valor a atividades, produtos e serviços

3 Trabalho - Tópicos Principais
A identificação dos processos Quanto do trabalho é conhecimento? Quando o conhecimento gera resultados? Os sintomas da má gestão do conhecimento A gestão pró-ativa do conhecimento A intenção de aplicar gestão de conhecimento Dimetri Ivanoff - Paulino G. Francischini - José Claudio C. Terra

4 Processos mais Importantes
Aplicação de mapas de conhecimento Valorização de temas relevantes Especificação de ações e resultados Estruturação de ambientes indutores Correção de sintomas da má gestão Promoção da gestão pró-ativa Avaliação e mensuração de resultados Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas

5 Redes de Revendas de Computadores
Rede de revendas estabelecida de forma semelhante a uma rede de revenda de automóveis Serviços incluíam assistência técnica Contratos, procedimentos e manuais de operação negociados e mantidos pelas partes Reuniões mensais das revendas para troca de experiências, debates e acordos estratégicos e operacionais Central de operações no fabricante dos computadores Valor de uma Rede, de seus Produtos e Serviços - Comprar ou Construir

6 Sistemas e Aplicações para a Área de Saúde
Centrais de atendimento para obtenção de informação, marcação de consultas e exames etc Integração de processos clínicos e administrativos Especialistas essenciais no desenvolvimento e implantação de soluções Componentes de serviços e conhecimento representando a maior parte do valor da solução Redes multi-disciplinares de empresas e fornecedores necessárias para a composição da solução Redes Multifuncionais - Valorização de Serviços - Inovação

7 Serviços de Instalações Elétricas Industriais
Aplicação de mapas de conhecimento, lições aprendidas e técnicas de trabalho em grupo Gestão do conhecimento envolve risco, prazos, segurança, trabalho em grupo, inovação de processos Condições especiais devem ser observadas - clima, utilização de equipamentos de proteção individual e atendimento de normas técnicas e de segurança das instalações Projeto e a instalação devem ser executados de maneira compatível com as características de operação e manutenção das empresas Riscos - Prazos - Qualidade - Aprendizado - Grupos - Mapas - Ambientes

8 Aplicação em Instalações de Informática
Eficiência da implantação e reforma de instalações elétricas, de dados e de comunicação Restrições a processos produtivos decorrentes tanto pela falta de reformas como pela sua execução Novos procedimentos, metodologias e controles devem atender a complexidade de iniciativas estratégicas Impactos da estratégia e das aplicações de Tecnologia de Informação devem ser avaliados em relação à estratégia e às atividades da empresa Ambientes - ISO Cenários - Espirais de Criação do Conhecimento

9 Sintomas da Má Gestão do Conhecimento
A empresa repete erros Existem trabalhos duplicados As relações com clientes são conduzidas com dificuldade As boas idéias não são partilhadas A empresa compete em preço A empresa não consegue acompanhar os líderes de mercado Existe dependência em indivíduos chave A empresa é lenta para lançar novos produtos A empresa não sabe indicar preço de serviços T. Stewart - Revista Fortune

10 Características da Gestão Pró-Ativa do Conhecimento
POLÍTICAS E PRÁTICAS PARA A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MENSURAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS O sistema garante a aplicação da gestão pró-ativa de conhecimento? ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS DE TRABALHO APRENDIZADO COM AMBIENTE, CLIENTES E PARCERIAS ESTRATÉGIA E ALTA ADMINISTRAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL

11 Serviços em Condomínios Residenciais e Comerciais
Cultura - entrevista com envolvidos sobre hábitos de manutenção e operação Estratégia e Alta Administração - responsabilidade pela contratação de serviços Organização e Processos de Trabalho - padrões de execução e contratação de instalações elétricas Políticas e Práticas de Administração de Recursos Humanos - habilitação de responsáveis, pessoal interno e prestadores de serviços Sistemas de Informação e Comunicação - avaliação de documentação, sinalização e identificação Mensuração de Resultados - medidas de parâmetros elétricos comparadas com custos financeiros de manutenção e operação Aprendizado com o Ambiente, Clientes e Parcerias - experiência na instalação de sistemas, participação em treinamentos, comunicação entre envolvidos Gestão Pró-Ativa do Conhecimento - Sintomas da Má Gestão

12 Conceitos Essenciais Se o conhecimento tem várias dimensões, em qual delas você está trabalhando? Conhecimento - Componentes

13 Componentes do Conhecimento da Empresa
Estático Conhecimento Estrutural Organizacional Hierarquia Estruturas Relações Regras Procedimentos Dinâmico Operacional Conhecimento Comportamental Meta-regras Conhecimento de Suporte 4o. componente Conhecimento de Controle Dimensões - Estruturas - Procedimentos - Controles

14 Conceitos Essenciais Os recursos disponíveis permitem a conclusão da seqüência de ações em curso? Atenção Seletiva - Agenda - Controle - Resultados - Objetivos

15 Mapas de Conhecimento Técnica gráfica para anotar e apresentar conceitos e seus relacionamentos Ajudam a desenvolver linguagem comum e a resolver diferenças entre participantes Facilitam a elaboração de documentos Viabilizam o registro de atividades Permitem representar competência, sistemas, estruturas interna e externa, pessoas e relações Colaboram para a compreensão do conteúdo e características do conhecimento envolvido

16 O valor da seqüência? Agenda Assunto Data RESULTADOS ESPAÇO OBJETIVOS
HIPÓTESES RECURSOS RELAÇÕES RESTRIÇÕES AÇÕES Mapa - Controle - Interpretação Abrangente de Maior Credibilidade

17 Mapa de Conhecimento - Segurança, Instalação em Petroquímica

18 Seqüência Mapas de Conhecimento
gerencie temas relevantes especifique ações e resultados crie medidas de controle do conhecimento garanta a implantação de um sistema de gestão de conhecimento promova gestão pró-ativa do conhecimento valorize intenções estratégicas

19 Seqüência Mapas de conhecimento para representar e administrar estruturas para gestão de conhecimento Identifique temas relevantes para gestão do conhecimento, considerando características estáticas, dinâmicas e de controle da empresa Especifique ações e resultados lembrando que o conhecimento tem valor quando é criado e transferido continuamente Crie um sistema de controle capaz de avaliar a abrangência e a credibilidade de interpretações Garanta a implantação de um Sistema de Gestão de Conhecimento que permita evidenciar sintomas da má gestão Promova de forma contínua e gradativa características da gestão pró-ativa do conhecimento Valorize intenções estratégicas com o apoio de bancos de dados

20 Resultados Um espaço de negociações é determinado pelo “local” escolhido pelo grupo Conceitos e relacionamentos podem ser propostos, registrados, aplicados e avaliados em mapas de conhecimento Alterações de rumo e interferências podem ser identificadas e registradas As três dimensões do conhecimento (organização, operação e controle) podem ser debatidas e avaliadas para os processos envolvidos Os processos de criação e transferência de conhecimento podem ser relacionados Novas idéias e estratégias podem ser registradas e debatidas a qualquer momento O registro de ocorrências é facilitado a partir de registros apontados nos mapas Os mapas de conhecimento podem funcionar como um contrato coletivo do grupo Casos de Aplicação de Gestão de Conhecimento em Empresas

21 Conclusões Deve-se verificar a presença de condições capacitadoras para a criação e transferência do conhecimento, sendo a intenção a mais importante A intenção deve garantir a existência de uma consciência empresarial para a gestão pró-ativa do conhecimento Processos devem ser aplicados para administrar: valores associados às características da gestão pró-ativa do conhecimento e riscos associados a sintomas da má gestão - Cel.: (11)


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