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O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO
Este módulo destaca a importância da localização de atividades internas à empresa para a melhoria do desempenho. Destaca também o problema de localização e do tamanho da “Empresa” como elemento de competitivade.

2 Onde alocar cada atividade
Parte I - Localização dentro da Empresa Onde alocar cada atividade Objetivo: Minimizar os movimentos Maximizar as similaridades

3 Mimimizar o movimento entre atividades
Parte I - Localização dentro da Empresa Objetivo: Mimimizar o movimento entre atividades A B c D E F

4 Mimimizar o movimento entre atividades
Parte I - Localização dentro da Empresa Objetivo: Mimimizar o movimento entre atividades

5 Parte I - Localização dentro da Empresa

6 Parte I - Localização dentro da Empresa
Exercício: Abaixo é apresentada uma tabela com a quantidade de movimentação entre postos de trabalho da oficina de retífica de motores. A organização do espaço de produção atual está apresentada abaixo. Sugira outra organização em que as “distâncias” de movimentação sejam minimizadas 1. Desbaste e Retífica 2.Equip. controle numérico 3. Recebimento Expedição 4. Tornos e furadeiras 5. Depósito de ferramentas 6. Inspeção 2 6 4 5 3 1 Configuração Atual

7 Parte I - Localização dentro da Empresa
Resolução

8 Parte 2 - Localização da “empresa”
1. O Problema: Onde Localizar uma loja que atenda os objetivos de desempenho ? Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa ?

9 Parte 2 - Localização da “empresa”
1. O Problema: Fatores a Considerar: Distância do consumidor à loja Peso do consumidor Peso da Loja Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa

10 Parte 2 - Localização da “Empresa” Como determinar distância?
100 200 300 400 700 800 500 600 900 Distribuidor Fábrica

11 Parte 2 - Localização da “Empresa”
1. O Problema: Fatores a Considerar: Distância do consumidor à loja Distância Euclidiana D(1,2 ) = Bairro 2 Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Empresa (X1,Y1) (X2,Y2)

12 Parte 2 - Localização da “Empresa”
1. O Problema: Fatores a Considerar: Distância do consumidor à Empresa/loja Distância Metropolitana D = | X1 - X2| |Y Y2| Barro 2 Barro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro 6 Bairro 5 Bairro Loja Lago (X1,Y1) (X2,Y2)

13 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização da “Empresa”
Método do centro de Gravidade OBJETIVO: Que resulta em: di é uma distância estimada uma vez que não se conhece xs e ys

14 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização da “Empresa”
Método do centro de Gravidade Que de forma aproximada pode ser representado por: Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i xs e ys são os pontos de mínima distância wi pode ser o volume a ser transportado ou a combinação deste com a taxa de transporte

15 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização de “Empresa”
Método do centro de Gravidade 1 2 3 4 5 6 7 9 8 10 w1=5 w3=10 w2=12 w4=8 (5.5;2.4) Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i

16 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES
Localização - Centro de Gravidade – Peso P/ “Bairro” Consideração de volume e frete 5 V=(8,8) 4 V=(10,1) 3 V=(5,3) (6.25;2.8) 2 Centro de gravidade 1 V=(12,3) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Onde: xi é a coordenada do ponto i yi é a coordenada do ponto i Vi é a quantidade a ser transportada do pto i pi frete para o produto do bairro i

17 PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES Localização - Exercício
Bairro3 Bairro 4 P2 =10 L=? P3 = 3 P4 = 5 Lago Bairro2 Bairro 1 Determine a melhor localização para a “LOJA”

18 Estudo de Caso 1 - Localização da “Escola”
2. Localização de 3 escolas em regiões de São José dos Campos Passos: 1)Estabelece o no. de instalações 2)Estabelece quem concorre a cada instalação 3) Calcula as distâncias 4) Determina a localização

19 Estudo de Caso 1 - Localização da “Loja”
Observação: O método do centro de gravidade anterior é aproximado Para ser exato deveria ser utilizado iterativamente É para localização de um único elemento de distribuição

20 Localização da “Empresa”
Método de Atratividade 2. Conceito de ATRATIVIDADE Fatores a Considerar: a) Atratividade Aij = Sj / T2ij Onde Si é o tamanho da instalação i Tij Tempo de deslocamento de i a j Bairro 1 Bairro3 Bairro 4 Bairro Loja Lago

21 Localização da “Empresa” Método de atratividade
2. A solução a) Cálculo da Atratividade Aij = Sj / T2ij Onde Si é o tamanho da instalação i Tij Tempo de deslocamento de i a j Al3 = Sl / T2l3=2/42 Al4 = Sl / T2l4=2/22 Bairro3 Bairro 4 Loja Lago Al1 = Sl / T2l1=2/52 A2j = Sl / T2l2=2/32 Bairro 1 Bairro

22 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
2. Cálculo da Probabilidade Pij = Aij / (  Aij ) onde Pij é a probabilidade de um consumidor da área j ser encontrado na loja i. Bairro3 Bairro 4 Pl3 =0,1286 Pl4 =0,5394 Loja Lago Bairro Bairro 1 Pl2 =0,2397 Pl1 =0,0864

23 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
Competitividade entre lojas pela localização 2. Se for instalada uma loja L2 com o “dobro do tamanho” de L1 qual será a divisão de mercado entre as lojas? 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2

24 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
Competitividade entre lojas pela localização 2. Distâncias 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2 Localização do consumidor i 1 2 3 4 L1 L2

25 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
Competitividade entre lojas pela localização 2. Cálculo das Atratividades 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2 Aij = Sj / T2ij Atratividade consumidor i pela Loja j 1 2 3 4 L1 S1 / T21,1 =1,0 1,0 0,0625 0,111 L2 0,5 0,222 Total 1,5 0,2847 0,611

26 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
Competitividade entre lojas pela localização 2. Cálculo das Probabilidades 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2 Pij = Aij / (  Aij ) Probabilidade do consumidor i ir a loja j 1 2 3 4 L1 0,67 0,22 0,18 L2 0,33 0,78 0,82

27 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
2. Cálculo dos Retornos à loja e Fatia de mercado 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2 Eij = (Pij Ci Bij) Eij =  (Pij Ci Bij)  Onde: Bij é a quantidade média anual gasta por um consumidor da área i . Ci é o número de consumidores ( peso) na área i. E11 = P11 C1 B E11 = (0, ) E11 = 46,67 E12 = P12 C1 B11 E11 = (0, ) E11 = 23,33 E21 = P21 C2 B E21 = (0, ) E21 = 6,77

28 Localização da “Empresa” Método de Atratividade
2. Cálculo dos Retornos à loja e Fatia de mercado 1 2 3 4 W1= 7 L1 5 W2= 1 W3= 3 W4= 5 L2 Eij =  (Pij Ci Bij) Esperança de retorno e fatia de mercado 1 2 3 4 Total Mensal Fatia Mercado L1 46.66 6,67 6.60 9.00 68.94 0.43 L2 23.33 3,33 23.40 41.00 91.06 0.57 Totais 70.00 10.00 30.00 50.00 160.00 1.000

29 Algumas conclusões Há uma logística para as atividades internas à empresa Há uma logística para a localizaçao da empresa Pode-se considerar fatores qualitativos e fatores quantitativos Pode-se avaliar a competitividade do negócio

30 fim MUITO OBRIGADO


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