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Empreendedorismo AULA 6

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo AULA 6"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo AULA 6
Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento

2 CONTEÚDO - AULA 06 CRITÉRIOS COMPETITIVOS PLANO DE NEGÓCIO
Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 170 a 193.

3 CRITÉRIOS COMPETITIVOS

4 CRITÉRIOS DE VALOR AGREGADO AO NEGÓCIO
produto desempenho recursos confiabilidade conformidade manutenibilidade estética Serviço distribuição instalação treinamento consultoria reparos pessoal competência cortesia credibilidade confiabilidade prontidão comunicação Imagem símbolos propaganda atmosfera eventos

5 Consistência Conformidade com experiência anterior
Ausência de variabilidade no resultado ou processo.

6 Competência Habilidade e conhecimento para executar o serviço.
Relaciona-se com as necessidades técnicas dos consumidores.

7 VELOCIDADE DE ATENDIMENTO
Prontidão da empresa e dos seus funcionários em prestar o serviço.

8 ATENDIMENTO/ATMOSFERA
Atenção personalizada ao cliente. Boa comunicação Cortesia Ambiente.

9 Flexibilidade Ser capaz de mudar e adaptar a operação, devido a mudanças nas necessidades dos clientes, no processo ou no suprimento de recursos

10 CREDIBILIDADE/SEGURANÇA
Baixa percepção de risco Habilidade em transmitir confiança

11 Acesso Facilidade de contato e acesso Localização conveniente
Horas de operação

12 TANGÍVEIS Qualidade e/ou aparência de qualquer evidência física
Bens facilitadores Equipamentos, instalações Pessoal Outros consumidores

13 CUSTO Fornecer serviços a baixo custo

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19 Flutuações aleatórias
CICLO OPERACIONAL Processo de Transformação Objetivos Flutuações aleatórias Terra Mão de Obra Capital Tecnologia Métodos (modificados) Saídas Bens Serviços Entradas Terra Mão de Obra Capital Tecnologia Métodos Controle Real X Desejado

20 II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO

21 9.PLANO DE NEGÓCIO

22 OBJETIVOS Definição do objetivo.
desvio Retificar o rumo objetivo Definição do objetivo. Clareza sobre, onde estamos e para onde queremos ir ! Definir a rota de vôo. Prever os obstáculos; ventos, mau tempo, etc. Ter instrumentos para verificar a posição na viagem.

23 O SONHO! José tinha um sonho desde criança: abrir uma lojinha de secos e molhados. Durante anos juntou economias e, um dia, monta o seu negócio. Foi o dia mais feliz de sua vida. Sonho realizado, o novo empreendedor começou a deparar com dificuldades.

24 O PESADELO Qual é o meu problema doutor? A lojinha não vendia tão bem assim, os fornecedores não eram bonzinhos e sua freguesia queria produtos que não tinha. Em pouco tempo, o sonho transformou-se num pesadelo.

25 DISCIPLINA DA VONTADE Seguir um plano de ação constante ! Nos esforçamos quando as coisas são importantes e urgentes, desleixamos aquelas igualmente importantes mas que ainda não são urgentes. Falta disciplina da vontade. Amir Klink

26 NOME DA EMPRESA (OU DO PROJETO): 1 - DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO
PLANO DE NEGÓCIO NOME DA EMPRESA (OU DO PROJETO): 1 - DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO 1.1 - Qual é o negócio da empresa? (O motivo da sua criação) 1.2 - Qual o ramo do negócio? 1.3 - Quais são os clientes? Perfil. 1.4 - Quais são as necessidades dos clientes? 1.5 - Qual será a forma de atender às necessidades dos clientes?

27 2 - PRODUTO 2.1 – Descrição do Produto -Características e aplicações
-Qual o diferencial que caracteriza vantagem competitiva? -Qual o preço favorável do produto? -Previsão inicial de quantidade a ser vendida

28 2 - PRODUTO 2.2 – Descrever o Plano de Desenvolvimento do Produto:
-Descrição do Projeto -Definição das tarefas do projeto -Definição da seqüência de execução das tarefas em diagrama PERT(rede) -Estimativa de Esforço -Estimativa de Cronograma em Diagrama de Gantt (barras)

29 3 - CONCORRÊNCIA 3.1 – Principais empresas e produtos
3.2 – Localização 3.3 – Preço 3.4 – Estratégia da concorrência

30 4 – APLICAÇÃO DE RECURSOS (R$)
4.1 – Equipamentos |__________| 4.2 - Despesas pré-operacionais |__________| 4.3 - Software |__________| TOTAL |__________|

31 Grandes verdades sobre a revisão de sistemas de gerenciamento

32 Nada pode parar a automação
1 Nada pode parar a automação

33 Não estabeleça prazos audaciosos demais
2 Não estabeleça prazos audaciosos demais Prazo é prazo !

34 3 Sempre ouça o mercado

35 O.k., e agora você vai fazer exatamente o que estou te falando !
4 Usuários odeiam bugs O.k., e agora você vai fazer exatamente o que estou te falando ! Accesso negado

36 Experiência em simulações ajuda
5 Experiência em simulações ajuda Alguém aqui sabe jogar o Flight Simulator da Microsoft?

37 Nem toda apresentação será um sucesso
7 Nem toda apresentação será um sucesso

38 O que serve para um cliente pode não servir para o próximo
8 O que serve para um cliente pode não servir para o próximo

39 Busque soluções eficientes
9 Busque soluções eficientes Acabei o meu banho. MM... Foi rápido.

40 Ajuda on-line pode ser útil
10 Ajuda on-line pode ser útil Enfermeira, acesse a internet, vá até cirurgia.com e clique no ícone ‘Você está totalmente perdido’.

41 Previsão e otimização podem ser complexas
11 Previsão e otimização podem ser complexas Come on! It can‘t go wrong every time... Vamos lá, não podemos errar todas...

42 Escolha atributos significativops para seu cliente
12 Escolha atributos significativops para seu cliente Qual é o meu?

43 Professor: Msc.Paulo Sertek


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