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REVISÃO DAS 6 PRIMEIRAS AULAS:

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Apresentação em tema: "REVISÃO DAS 6 PRIMEIRAS AULAS:"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO DAS 6 PRIMEIRAS AULAS:

2 A IGREJA É SAL DA TERRA LUZ PARA O MUNDO A NOIVA DE CRISTO
CADA UM DOS QUE CRÊM EM CRISTO

3 OS CINCO PRIMEIROS SÉCULOS
A Igreja deixa de ser perseguida; A religião cristã torna-se a religião oficial do Império Romano, fundindo-se o Estado e a Igreja: numa só entidade dois braços: o espiritual e o secular; O paganismo migra para dentro dela e ela se torna-se uma RELIGIÃO;

4 CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS
Aumento do esplendor e cerimonialismo nos cultos, perdendo na parte espiritual; Imagens de mártires, considerados santos, começam a entrar nos templos; Adoração à mãe de Jesus substitui a adoração a Vênus e a Diana; A Ceia do Senhor tornou-se sacrifício em vez de Memorial; O Presbítero evoluiu de pregador para sacerdote;

5 As Principais Heresias
Arianismo (Cristo era um semi-deus. Gnosticismo (Chega-se a Deus por meio do Conhecimento) Marcionismo (o Pai enviara seu Filho para salvar o homem da ira de Jeová); Montanismo (Montano se dizia a encarnação do Espírito Santo e chegava a batizar em “Nome do Pai, do Filho e de Montano”) Neoplatonismo (Opunha-se à fé cristã da Trindade e da vontade do Pai de relacionar-se com seus filhos. Maniqueísmo (O espírito do homem, preso à matéria má, necessitava de um ascetismo rigoroso, inclusive o sexual, para ser liberto); Modalismo/Sabelianismo (não haviam Três Pessoas e uma Essência Divina, mas uma Pessoa Divina que manifestou-se de três maneiras diferentes); Ebionismo (Judeus cristãos: criam que Jesus foi um homem comum que tornou-se o Messias, por ter cumprido toda a Lei. A Lei é que salva); Monarquianismo (Ensinava que Jesus fora um mero homem a quem o Logos habitou e o revestiu de poder no batismo)

6 Os Apologistas Tendo a Igreja necessidade de defender-se de ataques internos e externos e ensinamentos falsos ou espúrios (heresias) no que se refere à sã doutrina, especialmente da salvação pela Graça e da divindade de Jesus e da Trindade, surgiram homens que se levantavam para fazer a defesa da fé cristã. Esses homens ficaram conhecidos como apologistas , pois eram estudiosos da Palavra, cultos e conhecedores dos ensinos dos apóstolos, além de grandes oradores, tais como APOLO.

7 Como a Igreja reagiu aos herejes
A Igreja possuía dois tipos de ministros: 1) Ordinários: pastores e diáconos, eleitos pelas congregações; 2) Extraordinários: apóstolos, profetas e mestres, que eram os enviados Com o surgimento das heresias a Igreja, além dos apologistas, teve que reagir basicamente com três soluções: O Desenvolvimento Hierárquico 2) A formação do Cânon 3) O Símbolo Apostólico (Credo de Nicéia)

8 O Desenvolvimento Hierárquico
A igreja criou uma estrutura hierárquica, com comando centralizado, surgindo então a figura do bispo monárqui-co, que centralizava a comunidade; Esse bispo era considerado sucessor dos apóstolos e guardião da tradição.

9 A Formação do Cânon Os Pais da Igreja, os Apologistas, os Bispos e Presbíteros tiveram muito trabalho, lendo e analisando (exegese) todos os livros escritos após a morte de Jesus e que circulavam nas Igrejas, para definirem quais eram, de fato, inspirados pelo Espírito Santo e quais não eram. Os do Antigo Testamento já estavam definidos pelos Judeus, formando assim a Bíblia Sagrada, com 66 livros.

10 O Símbolo Apostólico O terceiro aspecto da reação eclesiástica foi a fixação de uma confissão de fé e crença, as quais eram, inicialmente dirigidas ao batizando. No Concílio de Nicéia (ano 325) estabeleceu-se então um Credo, também conhecido como O Símbolo dos Apósto-los e que até hoje é aceito pelos católicos romanos, católicos ortodoxos e também pelos reformadores (protestantes/evangélicos)

11 Os Concílios Ecumênicos
Os concílios são Assembléias de dignitários religiosos que têm como objetivo definir as doutrinas que deveriam ser aceitas pela Igreja e condenar os ensinos perniciosos. Os principais concílios depois dos apóstolos foram: O Concílio de Nicéia, ano 325 Concílio de Constantinopla, ano 381 Primeiro Concílio de Éfeso , ano 431 Concílio de Calcedônia, ano 451

12 Os Pais da Igreja O termo “Pai” era atribuído pelos fiéis aos mestres e bispos da Igreja Primitiva devido à reverência e amor que muitos cristãos tinham pelos seus líderes religiosos dos primeiros séculos. Eram assim chamados carinhosamente devido ao amor e zelo que tinham pela igreja.

13 O IMPÉRIO ROMANO DIVIDIDO. A IGREJA UNIDA
Constantinopla Ocidente Oriente

14 CISMA entre as Igrejas Latina e Grega
Ocidente x Oriente ROMA CONSTANTINOPLA

15 A DIVISÃO DA IGREJA No Oriente o Império romano continuou existindo por mais mil anos depois que os bárbaros destruíram o Império Romano do Ocidente; Por isso os Patriarcas das Igrejas do Oriente (principalmente de Constantinopla) não tiveram a força dos Papas do ocidente (Roma) e nem conseguiram centralizar o episcopado como o fez Roma;

16 A IGREJA ORIENTAL Os patriarcas orientais muitas vezes travaram grandes combates doutrinários entre si e questões doutrinárias e teológicas viravam questões de estado, já que o imperador de Constantinopla era o guardião da fé verdadeira (ortodoxa); Roma ora apoiava as doutrinas de Jerusalém, ora de Alexandria (Egito), ora de Antioquia (Síria);

17 A IGREJA ORIENTAL Cristãos não-ortodoxos do oriente (favoráveis a Roma) eram perseguidos pela Igreja de Constantinopla, o que os fez apoiar os exércitos árabes como libertadores do jugo de Constantinopla e da intolerância religiosa dos ortodoxos. Até hoje a Igreja Católica está dividida entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Cristã Ortodoxa. O líder de uma é o Papa e o líder da outra é o Patriarca

18 O CISMA Problemas políticos, religiosos, culturais levaram ao Cisma;
Havia disputas na evangelização entre o Ocidente e o Oriente; Problemas políticos, religiosos, culturais levaram ao Cisma; Em 1054, O papa excomungou o patriarca e o patriarca excomungou o papa.

19 NASCE O ISLÃ

20 ISLÃ Conforme diz o Corão, quando Maomé tinha por volta de 40 anos, ele passou a ter visões nas quais Deus falava com ele por meio do anjo Gabriel. Maomé foi chamado por Deus (Alá em árabe) para ser seu profeta, levar a sua palavra e estabelecer o monoteísmo na península arábica.

21 ISLÃ Pelos ditos de Maomé, Deus tinha mandado vários profetas ao mundo, entre eles Abraão, Moisés e Jesus. Maomé seria o último e o maior deles. No entanto ele não era um ser divino, como se afirma de Jesus Cristo no cristianismo.

22 Caaba

23 Islamismo x Cristianismo
O Islamismo tornou-se a segunda maior religião do mundo e continua expandindo-se: Eles negam no cristianismo: A Trindade Que Jesus é O Messias Que Jesus tenha morrido na cruz A necessidade de morte vicária

24 A conquista de Jerusalém e Constantinopla
Os sucessores de Maomé, chamados califas, eram líderes políticos-religiosos e com a Arábia já unificada, levaram o Islã a outros territórios.

25 Divisão Islâmica 1) Os sunitas – além do Corão, seguiam os ensinamentos reunidos na Suna (coletâneas de histórias piedosas de Maomé). Moderados, aceitavam como líder político pessoas eleitas pelos fiéis, como era a tradição das tribos do deserto.

26 IDADE MÉDIA (Séc V a XV) O FEUDALISMO O SACRO IMPÉRIO ROMANO

27 IMPÉRIO DECADENTE O Império dividido; A imoralidade;
Sérios problemas financeiros levam à decadência do grandioso Império Romano.

28 FEUDALISMO Com a queda do Império Romano, surgiu o Feudalismo.
Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhas dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros.

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30 A Igreja Medieval Prestigiados, os cristãos alcançaram altos cargos no Império Romano e os bispos passaram a cuidar da administração das cidades; Cada Comunidade tinha seu Bispo e com o tempo os Bispos dos grandes centros passaram a ter maior importância; Cinco Igrejas se destacaram mais, formando patriarcados: Jerusalém, Alexandria, Antioquia, Éfeso e Roma. Mais tarde Éfeso perdeu sua importância e surgiu o patriarcado de Constantinopla; Mesmo diante do colapso do império Romano, a Igreja cristã manteve-se unida o que favoreceu o seu fortalecimento.

31 A Igreja Medieval Com o desmembramento do Império Romano e sua união com a Igreja, apenas duas sedes mantiveram-se em destaque: Roma, capital do império do ocidente e Constantinopla (Bizâncio), capital do império do oriente

32 A Igreja Medieval Com a conversão dos reis germânicos, iniciada com Clóvis, do reino dos francos, a Igreja adquiriu caráter universal (católico). Para isto, contou com o auxílio dos monarcas que em troca, recebiam a legitimação do seu poder. Em uma sociedade marcada pelo medo da fome e das guerras, o cristianismo oferecia alívio em momentos de desespero;

33 A Igreja Medieval Gradativamente a Igreja tornou-se a instituição mais poderosa do mundo medieval, tendo sido a própria educação, em grande parte, controlada pelo clero por meio do monopólio da escrita e leitura. Para o homem medieval, a resposta para os seus questionamentos se encontrava no sagrado, e era a Igreja que fornecia explicações para essas questões.

34 continua A visão medieval era marcada por esta religiosidade e os sacrifícios no mundo terreno seriam compensados após a morte, na vida eterna. Dessa maneira, a Igreja conseguia garantir a ordem e a estrutura social, alegando que os sofrimentos dos trabalhadores na terra terminariam no reino dos céus.

35 continua A adoração aos santos e principalmente à virgem Maria, constituía um laço que unia os homens medievais. As peregrinações e os jejuns eram ações importantes na luta contra os ataques do demônio. A Igreja estava presente nos momentos principais da vida do homem, como o nascimento, casamento e a morte. Podia julgar questões relativas ao casamento e excomungar aqueles que não cumprissem suas regras, tendo o poder de excomungar até reis.

36 O PAPADO Roma estava sem governo e sua administração caiu nas mãos do seu bispo que tinha grande prestígio. O patriarca de Roma, Leão I salvou a cidade da destruição bárbara intercedendo junto a Átila. Em 440 surge o primeiro papa (pai ). Leão I “ O Grande”

37 O PAPADO O Império desapareceu e a Igreja tornou-se guardiã do que restara da velha civilização; Com sua conduta, Leão I, O Grande, tornou-se o “primeiro papa”, com um poder que os outros patriarcados nunca tiveram...

38 O SACRO IMPÉRIO ROMANO Com a coroação de Carlos Magno por Leão III, Roma declara-se independente de Constantinopla e nasce assim o SACRO IMPÉRIO ROMANO, em torno do ano 800 e o poder papal atinge o seu auge; Os reis são coroados pelo Papa; Os senhores feudais devem obediência ao rei e ao Papa; Os Papas têm sempre a última palavra, tanto em questão administrativa, quanto em questão espiritual;

39 O SACRO IMPÉRIO ROMANO Estabelece-se o celibato sacerdotal para que a herança dos sacerdotes não passe para os herdeiros, mas fique com a Igreja; Passa-se a vender indulgências e posições eclesiásticas (simonia); A Igreja Católica Apostólica Romana enriquece e fica poderosa;

40 AS CRUZADAS Cerca de 200 anos

41 CRUZADAS Os Muçulmanos haviam conquistado Constantinopla e Jerusalém.
Em 1094, a Igreja, que atravessava sérios problemas financeiros resolve reconquistar as duas cidades. O Papa Urbano II convoca os nobres, o povo, os jovens e até mulheres para uma cruzada santa contra os muçulmanos

42 Por Que as Cruzadas? Defender a honra de Cristo
Retomar a terra santa por causa das peregrina-ções Tentativa de reunificar a Igreja Salvação Pessoal

43 O papa promete absolvição de pecados para todo aquele que lutasse nas “Santas Cruzadas”.

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45 Cruzados tomam as duas cidades com extrema violência.

46 Resultados reais de sete cruzadas
As sete cruzadas, mais a cruzada das crianças (1212) , contribuíram para o fim do feudalismo e possibilitaram o intercâmbio comercial com o oriente Ao invés de reunificar a igreja, contribuíram para o afastamento final entre a Igreja Ortodoxa (grega) e a Católica (romana) “Os cavaleiros da fé” (violentos, cruéis e sanguinários) eram movidos mais pelos desejos egoístas de melhorar suas condições financeiras do que pela fé em Jesus Cristo.

47 GRANDES HOMENS Enquanto isto, vários grupos discordavam das atitudes da Igreja Católica: Os Valdenses e Albigenses (Franceses) Dominicanos e Franciscanos em 1182; Anselmo, Tomás de Aquino.

48 HUMANISMO Século XV

49 HUMANISMO O Feudalismo acaba e inicia o movimento que começou na Itália no fim da Idade Média procurando valorizar o Homem, buscando o “Renascimento” da cultura Grega e Romana;

50 Leonardo da Vinci

51 HUMANISMO Homem torna-se o centro do universo e a inteligência é a primeira de suas qualidades e em muitos casos substitui a fé. Os artistas procuravam retratar o corpo humano com realismo e misturavam à fé Cristã.

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54 HUMANISMO Em Roma são os papas que protegem os grandes artistas e enriquecem a Igreja com “Obras de arte”. A riqueza passa a ser o objetivo principal dos homens.

55 GRANDES HOMENS João Huss da Boêmia considerava a Bíblia a autoridade máxima e condenava os abusos da Igreja; Foi excomungado em 1410;

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57 GRANDES HOMENS Convidado a participar do Concílio de Constança em 1415, foi preso e condenado a morrer na fogueira. No cárcere, sentenciado pelo papa a ser queimado vivo, João Huss disse:

58 GRANDES HOMENS “Podem matar o ganso (na sua língua, “huss” é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar”.

59 102 anos depois surge...


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