Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas Fernandes Alterado mais de 10 anos atrás
1
Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2009/01 30/04/2009 Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção
2
Nos PCN’s qual é a idéia que se tem da multiplicação?
Qual é a proposta do texto estudado para o campo conceitual multiplicativo? p.202
3
Multiplicação Comparativa
“tantas vezes mais”, “tantas vezes menos”
4
Proporcionalidade “multiplicar por” ou “dividir entre”
5
Configuração retangular
Idéia de área
9
Combinatória Combinação - Contagem
10
Felipe tem 3 calções e 4 camisetas.
Quantos trajes diferentes ele pode formar com estas peças? Dica: Para facilitar, podemos organizar uma tabela:
11
E para compreender a multiplicação, afinal, o que é necessário?
12
Aquisições fundamentais:
Uma delas é a possibilidade da criança constatar a presença do ‘operador’ multiplicativo, o que lhe permitirá fazer antecipações do número ‘n’ de conjuntos. Outra aquisição é a capacidade de realizar uma compensação exata entre as duas variáveis: ‘n’ (número de vezes ou de conjuntos) e ‘x’ (o número de elementos de cada conjunto). p.202
13
Variáveis: questão importante
Quanto penso em 3 x 2 como refiro-me especificamente a elementos ou conjuntos? Pois, aí está a confusão!!! 3 o números de vezes 2 o número de elementos de cada conjunto.
15
Isso significa que para compreender a multiplicação, é necessário considerar o número de operações realizadas (operador multiplicativo) que indica o número de vezes que se repete um determinado conjunto, pois trata-se de operações com conjuntos e não só com elementos.p.203
16
A pesquisa: Quais eram os objetivos? p.206
17
Conduta I E quatro caminhões? Conserva resultado final.
18
Conduta II E 5 carrinhos? Intuição.
19
Conduta III E 4 bonecas? Adivito.
20
Conduta IV A criança antecipa o número de ações a realizar e chega a um resultado correto. “Porque 7 x 7 = 49”
21
2ª Parte da pesquisa Com alunos de conduta III e IV, em virtude da reversibilidade do pensamento (divisão).
22
Conduta I Sabem quanto gastam pra comprar vários objetos.
Ausência de reversibilidade de pensamento. p.210
23
Conduta II Por procedimentos empíricos, escolhe os objetos e verifica a possibilidade de comprá-los. p.210
24
Conduta III Tal como conduta II, mas a criança verifica a possibilidade de compra de todos os objetos. p.211
25
Conduta IV Não se utiliza procedimentos empíricos;
Antecipa todas as possíveis combinações. p.211
26
Resultados da Intervenção
Atividade que envolve o conceito de área Jogo dos Pontos Coloridos Jogo do Buraco p.213
27
Referências SARAVALI, Eliane Giachetto. Intervenção psicopedagógica na construção da noção de multiplicação. Cadernos de Educação. N.24, jan/jun 2005.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.