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FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA

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Apresentação em tema: "FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA
EDITO DE MILÃO – 313 d.C. CONSTANTINO EDITO DE TESSALÔNICA d.C. TEODÓSIO

2 FILOSOFIA MEDIEVAL NASCIMENTO: EPISTOLA DE SÃO PAULO
EVANGELHO DE SÃO JOÃO ESFORÇO DE CONCILIAR A NOVA RELIGIÃO 'CRISTIANISMO' COM O PENSAMENTO FILOSÓFICO DOS GREGOS E ROMANOS... CONVENCER OS PAGÃOS DA NOVA VERDADE.

3 FILOSOFIA MEDIEVAL INTRODUZIU: IDÉIA DE CRIAÇÃO DO MUNDO
IDÉIA DE PECADO ORIGINAL IDÉIA DE TRINDADE IDÉIA DE JUIZO FINAL IDÉIA DE RESSUREIÇÃO DOS MORTOS 06/09

4 FILOSOFIA MEDIEVAL EXPLICAR... COMO O MAL PODE EXISTIR NO MUNDO QUE FOI..... -CRIADO -PERFEITO

5 FILOSOFIA MEDIEVAL IMPÔR; - VERDADES REVELADAS
- FÉ X VERDADES DA RAZÃO - CONHECIMENTO RECEBIDO POR GRAÇA DIVINA - CONCILIAR FÉ E RAZÃO

6 FILOSOFIA MEDIEVAL DISPUTAS
Os que julgavam fé e razão irreconciliáveis e a fé superior à razão. (Creio porque absurdo) Os que julgavam fé e razão conciliáveis mas subordinavam a razão à fé. (Creio para compreender) Os que julgavam a fé e a razão irreconciliáveis – cada uma tem seu próprio conhecimento....não devem misturar-se.

7 PATRÍSTICA AGOSTINHO DE HIPONA – 354 a 430 d.C Visão platônica

8 PATRÍSTICA 1 CONHECIMENTO HUMANO E VERDADES ETERNAS; PROBLEMAS
A) Se conhecemos a verdade princípio de não-contradição a própria existência

9 PATRÍSTICA B) Como conhecemos
Pelos sentidos – cores, odores, sabores...( sentir não é do corpo – sim da alma) Razão Inferior – conhecimento científico (se ocupa do mundo corpóreo) Razão Superior – conhecimento das verdades eternas – obtido por iluminação divina – não por reminiscência. ILUMINAÇÃO – Quaedam lux sui generis incorporea.

10 PATRÍSTICA 2 - O MUNDO E O TEMPO
CRIADO ... no tempo ou na eternidade????? FASES DO TEMPO: Passado – tempo que não é mais Futuro – tempo que ainda não é Presente – tempo que é agora, mas não será sempre “O tempo não existe fora de nós”

11 PATRÍSTICA “O mundo é como uma mulher grávida: traz em si a causa das coisas que não virão à luz no futuro. Assim todas as coisas (de todos os tempos) foram criados por Deus”.

12 PATRÍSTICA 3 – MAL E LIBERDADE PROBLEMA:
Se Deus é a causa de tudo o que acontece, como se explica o mal?

13 PATRÍSTICA CAUSA DO MAL NÃO É DEUS – trata-se de privação de perfeição
CAUSA DO MAL ( AVERSIO) – Aversão do Bem (mal moral = pecado) CULPA do Homem – afasta-se do bem (Mal físico = doenças, sofrimento, tormentos...) DE ONDE VEM ESTA AVERSIO da LIBERDADE Male facimus ex libero voluntatis arbitrio (fazemos o mal pelo livre arbítrio da vontade)

14 PATRÍSTICA LIBERDADE É UM BEM? E A CULPA ?
- sim – condição de moralidade E A CULPA ? - mal original necessita da graça para fazer o bem

15 ESCOLÁTICA INFUÊNCIA ARISTOTÉLICA
MANUTENÇÃO DA DISCUSSÃO ENTRE FÉ E RAZÃO

16 ESCOLÁTICA 1. FASE – SÉC. VI AO IX PREPARATÓRIO OBSCURIDADE CULTURAL
DECADÊNCIA MORAL

17 ESCOLÁTICA 2. FASE – SÉC. IX AO XIII REFORMA MONÁSTICA
RENOVAÇÃO POLÍTICA DA IGREJA LUTAS PELA INVESTIDURA SISTEMATIZAÇÃO – RAZÃO E FÉ

18 ESCOLÁTICA 3. FASE – SÉC. XIV
DIVÓRCIO ENTRE RAZÃO E FÉ – COM GUILHERME DE OCKHAM

19 TOMÁS DE AQUINO ( ) “O QUE DISTINGUE O GÊNIO DOS HOMENS DESTE TEMPO É O PERFEITO EQUILIBRIO ENTRE FÉ E RAZÃO, ENTRE A AUTONOMIA DO HOMEM E A SUA MAIS COMPLETA SUBMISSÃO A DEUS”

20 TOMÁS DE AQUINO (1225 -1274) PONTOS DE DISCUSSÃO: RAZÃO E FÉ
TEOLOGIA E FILOSOFIA

21 TOMÁS DE AQUINO (1225 -1274) 1 – FÉ E RAZÃO
PROBLEMA; RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO FÉ E RAZÃO SÃO MODOS DIFERENTES DE CONHECER RAZÃO: ACEITA A VERDADE POR CAUSA DE SUA EVIDÊNCIA INTRÍNSECA. FÉ: ACEITA A VERDADE POR CAUSA DA AUTORIDADE DE DEUS REVELANTE CONSEQUÊNCIA: A FILOSOFIA E TEOLOGIA SÃO DIFERENTES

22 TOMÁS DE AQUINO ( ) FÉ E RAZÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA NÃO PODEM CONTRADIZER-SE PORQUE DEUS É AUTOR COMUM. LOGO VERDADE E RAZÃO NÃO PODEM ENTRAR EM CONFLITO COM A VERDADE REVELADA. “A VERDADE NÃO PODE JAMAIS CONTRADIZER A VERDADE”.

23 TOMÁS DE AQUINO ( ) 3. EMBORA A RAZÃO SEJA SUFICIENTE PARA CONHECER AS VERDADES FUNDAMENTAIS DE ORDEM NATURAL E SEJA AUTONOMA NO ESTUDO DAS COISAS NATURAIS, ELA É INCAPAZ, POR SI SÓ, DE PENETRAR NOS MISTÉRIOS DE DEUS, QUE É SEU BEM ÚLTIMO. Razão não atinge os mistérios da Fé.

24 TOMÁS DE AQUINO ( ) 4. A RAZÃO PODE PRESTAR PRECIOSO SERVIÇO À FÉ. COMO??? Demonstrando aquelas coisas que são preâmbulo da fé. Ilustrando por meio de certas semelhanças, as coisas que pertencem a fé. Opondo-se as coisas que são ditas conta a fé.

25 TOMÁS DE AQUINO (1225 -1274) 2 – A FILOSOFIA DO SER ( METAFÍSICA)
A PERFEIÇÃO MÁXIMA É O SER: NÃO A IDÉIA DE SER, MAS O ATO DE SER - Fundamento moral – enquanto todo agir tem como finalidade última, a realização de um modo de ser. OS SERES PROCEDEM DO SER POR CRIAÇÃO – Alguma coisa que participa da perfeição do ser A CRIAÇÃO É UMA PARTICIPAÇÃO DOS SERES, POR SEMELHANÇA, NA PERFEIÇÃO DO SER - Participação na substância.

26 TOMÁS DE AQUINO (1225 -1274) 2 – A FILOSOFIA DO SER ( METAFÍSICA)
A LIMITAÇÃO DA PERFEIÇÃO DO SER NAS CRIATURAS É DEVIDA À POTÊNCIA, ISTO É, À ESSÊNCIA - OU RELAÇÃO – ATO E POTÊNCIA ENTRE OS DIVERSOS SERES E ENTRE ELES E O SER HÁ ANALOGIA OU SEMELHANÇA - Uma vez que as coisas criadas são feitas à semelhança da natureza Divina. TOMÁS DE AQUINO, COLOCA A FILOSOFIA A SERVIÇO DA VERDADE E ESTA A SERVIÇO DE DEUS.


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