A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criatividade para a Inovação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criatividade para a Inovação."— Transcrição da apresentação:

1 Criatividade para a Inovação

2 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UFSC PROFESSORES: Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr. E Christiane Coelho, M. Ergonomia Cognitiva Alunos Carlos Alberto de Faria Gaspar Elaine Mezetti do Nascimento Elisangela Lobo Schirigatti Luis Fernando F. Kasprzak

3 O que é Criatividade ? Pode-se definir criatividade como sendo um processo contínuo que se caracteriza pela produção de alguma coisa nova e útil, através do exercício de habilidade criativa. Existem diversas teorias sobre criatividade, mas, em essência, nenhuma delas fornece uma base genérica para o entendimento do ato criativo, concentrando-se, na sua maioria, em explicar os estímulos que levam um indivíduo ao ato criativo.

4 Teorias sobre Criatividade
1. TEORIA DO GÊNIO “Criatividade é um dom de domínio de um grupo limitado de pessoas com elevado Q.I.” 2. TEORIA DA NECESSIDADE “Criatividade é motivada por uma forte necessidade de algo ser resolvido.” 3. TEORIA DA SORTE OU DO ACASO “Criatividade é produto da sorte ou do acaso.”

5 5. TEORIA DA INTELIGÊNCIA
4. TEORIA DA REALIZAÇÃO “Criatividade nasce da vontade de se realizar algo, de superar dificuldades e de buscar excelência.” 5. TEORIA DA INTELIGÊNCIA “Criatividade é a capacidade de resolver problemas pelo uso da inteligência.” 6. TEORIA DE GESTALT “Criatividade é o resultado da reestruturação de padrões de raciocínio percebidos como insatisfatórios.” 7. TEORIA PSICANALÍTICA “Criatividade é o produto de processos irracionais, incontroláveis e de natureza intuitiva, que ocorrem no subconsciente.”

6

7 A Evolução da Criatividade
90% 5 - 8 16 24 Tempo (anos)

8 Identificação do problema
O Processo Criativo ETAPAS ATIVIDADES Identificação do problema Reconhecimento da necessidade Preparação Raciocínio e envolvimento Obtenção de informação Definição e reformulação do problema Incubação Pensamento / Raciocínio ao nível do subconsciente Iluminação Síntese Geração de idéias Verificação Avaliação Elaboração Refinamento

9 Arquitetura Cognitiva de Richard

10 Cognição Criativa OBJETIVOS:
1. Fornecer explicações sobre o processo e estruturas cognitivos que contribuem para o pensamento criativo e a descoberta. 2. Estabelecer princípios gerais que possam ser aplicados em variados domínios. CRIATIVIDADE x COMPETÊNCIA

11 De onde vêm as grandes idéias ?
O MITO DA “GRANDE IDÉIA” Ao contrário do pensamento popular, as “grandes idéias” das organizações não surgem de uma hora para outra. Surgem, sim, após muito esforço e conseqüente aprendizado, passo a passo, até que a “grande idéia” surja como uma etapa evolutiva natural da organização.

12 Criatividade e Inteligência
Em geral, inteligência é a medida da habilidade de um indivíduo em compreender um problema em uma dada circunstância e sua capacidade de chegar a uma conclusão rápida e eficiente. Enquanto uma mente inteligente concentra-se e se direciona no sentido de uma solução eficiente mas com resultados previsíveis, uma mente criativa, ao contrário, avança em cada possível direção, relevante ou não, obtendo resultados únicos e inesperados.

13 Identificando os “Criativos”
Todos somos criativos, em maior ou menor grau, de diversas formas em nossas atividades. Entretanto, pode-se imaginar alguns traços mais comumente presentes em pessoas criativas: São emocionalmente abertos São flexíveis e fluentes no pensar Vêem o todo antes das partes Mostram curiosidade, urgência e persistência São auto-motivadas e originais

14 Como lidar com os “Criativos”
Reconhecer a criatividade e entender as expectativas individuais. Evitar a natural resistência às mudanças, seja de regras ou de procedimentos, dando espaço para experimentos inovadores e criativos. Propiciar um ambiente adequado, saudável sob o ponto de vista psíquico, aberto à manifestação das habilidades criativas BUROCRACIA X CRIATIVIDADE O JEITINHO BRASILEIRO

15 A Criatividade para a Inovação

16 Cultura Inovadora Cultura da Organização Confiança e Autonomia
Reconhecimento/ respeito/ recompensa Ser otimista/ construtivo e participante P&D Remuneração diferenciada Fatores Estratégicos A busca de Soluções Ênfase no cliente Competitividade Criatividade Inovação Sucesso

17 Diretrizes... Inovação Tecnológica Modelo de Gestão empresarial Capacidade de reação Agilidade e Flexibilidade Vantagem Competitiva Mudança Cultural Aprendizagem Contínua Sistemas de Auto-organização Alta Tecnologia +Projeto Sócio Técnico + Organização Criativa

18 Sobre a Criatividade... Você Sabia ?

19 “Uma criança faz em média 125 perguntas curiosas por dia.
Um adulto faz apenas seis.” Rolf Smith

20 “As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro.” Robert Mallet

21 “Uma idéia não se transforma em inovação até que tenha sido largamente adotada e incorporada à vida das pessoas.” Art Fry Cientista corporativo da 3M

22 “ Brinque! Permita-se, de vez em quando, fazer justamente as coisas que “aprendeu” a não fazer.” Robert Root-Bernstein

23 “O lado positivo das mudanças é que elas proporcionam grandes oportunidades profissionais dentro das organizações.” Mauro Silveira

24 “A criatividade baseia-se na incerteza: o criativo erra muitas vezes, mas quando acerta, revoluciona.” Domenico De Masi

25 “O mais importante não é o número de idéias que armazenas no teu espírito, mas sim, o elo que as une.” Titu Maiorescu

26 Agradecemos a atenção! A Equipe ...


Carregar ppt "Criatividade para a Inovação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google