A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História da Psicologia e a Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História da Psicologia e a Educação"— Transcrição da apresentação:

1 A História da Psicologia e a Educação
BAETA, Anna Maria. Psicologia e educação. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2006. Imagens:

2 A História da Psicologia e a Educação
Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica

3 CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO →   FILOSOFIA   DIREITO ARTES
Visões sobre o homem CIÊNCIA POLÍTICA ↓ RELIGIÃO →   FILOSOFIA   DIREITO ARTES

4 Conhecimento de forma geral
SUJEITO OBJETO  ? aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber

5 Conhecimento na Filosofia e na Psicologia
SUJEITO OBJETO   aquele que quer saber aquilo que o sujeito algo quer saber

6 I. Visões sobre o Homem na Filosofia Grega Antiguidade Clássica
X Platão (429 a 348 a C.) Inatismo Conhecimento é reconhecimento que o sujeito faz ao entrar em contato com o mundo material Aristóteles (384 a 322 a C.) Ambientalismo Conhecimento é resultado do contato do homem com o mundo material

7 Vídeo sobre vida e teoria de Platão
Inatismo em Platão Vídeo sobre vida e teoria de Platão

8 A ideia é real, o particular é só aparência
Inatismo em Platão Teoria das ideias A ideia é real, o particular é só aparência

9 Inatismo em Platão Caminho para o conhecimento

10 Ambientalismo em Aristóteles
Vídeo sobre vida e concepções teóricas

11 Ambientalismo em Aristóteles
Os sentidos são essenciais para o conhecimento humano

12 II. Visões sobre o Homem na Filosofia a partir Século XVII
Descartes Locke (1596 a 1650) (1632 a 1704) Inatista como Platão Empirista como Aristóteles

13 Inatismo em Descartes - Racionalismo
Vídeo sobre obra de Descartes

14 Inatismo em Descartes - Racionalismo
Mundo material e mundo espiritual como princípios distintos e indissociáveis Somente a mente (espírito) pode conhecer a verdade das coisas Mente X Corpo

15 Ambientalismo em Locke
Vídeo sobre vida e obra

16 Ambientalismo em Locke
O Caminho do conhecimento vai das sensações às ideias.

17 + Psicologia e Educação
Visões sobre o Homem da Antiguidade Clássica até século XVII + Práticas escolares: até hoje tem influência do Inatismo e Ambientalismo

18 Psicologia e Educação Práticas escolares atuais
Inatismo Termo importante: aptidão Maturação biológica = Desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social conhecimento Ambientalismo Termo importante: informação Contato com informação = Repetição, decorar, imagem sem leitura, criação de hábito conhecimento

19 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Influências da Fisiologia (ciências naturais e medicina) Wundt Pavlov Skinner

20 (vídeo sem audio): http://www.youtube.com/watch?v=_TnfFMpm-do
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Pedagogium (RJ) (vídeo sem audio):

21 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na Educação O termo “Puericultura” surgiu em 1762, criado pelo suíço Jacques Ballexserd. Chegou ao Brasil, a partir da França, por Moncorvo Filho, que fundou, em 1899, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro. Surgiu como uma atividade focada na saúde pública, para mais tarde virar uma complementação da pediatria dos consultórios

22 Exemplos de ações de Puericultura
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Exemplos de ações de Puericultura Vacinação como prevenção Crianças na fila do leite do posto da meningite grupo c de Puericultura

23 Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ)
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Manoel Bonfim Maurício Medeiros Plínio Olinto Lourenço Filho médico médico médico professor/direito

24 Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ)
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Educadores que contribuíram para a Psicologia Científica (RJ) Lourenço Filho - professor/direito Teve contato com o pensamento de John Dewey representante principal do movimento da educação progressista norte-americana durante a primeira metade do século XX

25 É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Influência das ciências naturais e medicina na educação Autor do livro “Escola Nova” É preciso conhecer o aluno para ser o centro da discussão pedagógica Teste do ABC

26 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Psicologia como disciplina na formação dos professores Não existia Disciplina facultativa Psicologia Experimental Nova vertente da Psicologia nessa época: Psicometria Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas

27 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Testes psicológicos: aceitar que é possível medir características psicológicas Defendidos por Inatistas e Ambientalistas

28 Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos.
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas Galton e a Eugenia - inteligência dependia de fatores endógenos.

29 Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Testes psicológicos - Inatistas e Eugenia preconceito nazista contra as famílias numerosas "A ameaça dos homens inferiores. Os delinqüentes masculinos têm uma média de 4,9 filhos, um casal de delinqüentes: 4,4 filhos ; pais de filhos fracos na escola (3,5) ; a família alemã: 2,2 filhos; um casal de boa extração, 1,9 filhos" de Otto Helmut, em Volk in Gefahr (Povo em perigo), Munique, 1937.

30 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Testes psicológicos – Ambientalistas Seria preciso considerar as influências ambientais Testes legitimavam a discriminação social discriminação racial nos EUA (anos 40/50)

31 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Conclusão Novas formas de investigação de funções ou desenvolvimento psicológicos foram criados Piaget Vygotsky Luria

32 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Conclusão É importante que o professor saiba como a Psicologia se tornou disciplina na formação profissional

33 III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica
Conclusão As linhas teóricas da psicologia (psicofísica, terapêutica, e psicométrica) ajudaram a reproduzir representações sociais, preconceitos

34 Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica
III. Visões sobre o Homem da Psicologia Científica Conclusão Modismos pedagógicos: uso de modelos europeus e americanos sem crítica X X X Educação liberal/progressista socio-construtivismo Educação clássica Interacionismo Substituição simplista de teóricos ou teorias


Carregar ppt "A História da Psicologia e a Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google