A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo e Formação Docente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo e Formação Docente"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo e Formação Docente
AULA 01

2 O que é Currículo? Etimologicamente o termo “currículo” encontra a sua raiz na palavra latina curriculum, derivada do verbo currere, que significa caminho ou percurso a seguir. O currículo constituiu um dos fatores que possui maior influência na qualidade do ensino. Este aparente consenso, esconde um equívoco. Não existe uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas  O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo".

3 O que é Currículo?

4 O que é Currículo? Tendo em conta os níveis de decisão em matéria de organização, gestão e desenvolvimento curricular, o currículo pode ser compreendido de acordo com significados distintos.

5 Algumas Definições "O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações"  (Sacristán, 2000:46) Teorias Curriculares Tradicionais

6 Algumas Definições "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, valores, comportamentos e orientações...” (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas 

7 Algumas Definições "...o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder. O conhecimento não é aquilo que põe em xeque o poder: o conhecimento é parte inerente do poder (...), o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade " (Silva, 2001: )- Teorias Curriculares Pós-críticas 

8 Currículos Alternativos
Currículo Formal; Currículo Informal; Currículo Oculto.

9 Componentes do Currículo

10 Quem elabora os Currículos?
Prescrições Governamentais - Nacionais; Prescrições Governamentais - Estaduais; Plano Pedagógico Escolar; Autonomia do Professor.

11 Parâmetros Curriculares Nacionais
Os PCN são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

12 Currículo Básico Estadual (CBE)
O Governo do Espírito Santo é responsável pelo CBE de cada matéria. O documento é o resultado do trabalho de 1,5 mil professores e profissionais da Educação. Setenta por cento deste documento é destinado ao Currículo Básico Comum (CBC) e 30 % à parte diversificada, o que contempla a identidade local da escola.

13 O que são afinal Competências?
“A competência implica a capacidade de ajustar os saberes a cada situação – por isso eles têm de estar consolidados, integrados e portadores de mobilidade. A competência é um conceito sistémico, uma organização inteligente e activa de conhecimentos adquiridos, apropriados por um sujeito, e postos em confronto activo com situações e problemas.” Roldão, M. (2003)

14 Referências Bibliográficas
ALONSO, Luisa G. e outros. A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1o. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora,1994. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar.Porto Alegre, ARTMED, 1993. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000:  SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In  Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999: ROLDÃO, M. (2003), Gestão do Currículo e Avaliação de Competênias- As questões dos Professores, 1ª Edição, Editorial Presença, Lisboa.


Carregar ppt "Currículo e Formação Docente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google