A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-Graduação Especialização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-Graduação Especialização"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação Especialização
Pesquisa Científica

2 Pesquisar Realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo.
Ato dinâmico de questionar, indagar e se aprofundar num tema. Fato natural e necessário a todos os indivíduos Administrador de Empresas, Dona de casa, Professor, Consumidor...

3 Pesquisa Científica Metodologia Científica Técnicas adequadas
procura obter dados fiéis, objetivos relevantes para se conhecer e compreender um dado fenômeno.

4 Pesquisa Científica Metodologia meticulosa
etapas encadeadas em seqüência rigorosamente lógica rigidez na seleção de amostras, tamanho da amostra controle sistemático e constante quanto à validade na técnica operacional do trabalho. (Pedro Marinho)

5 Pesquisa Científica Ampliação do conhecimento
construção, reformulação e transformação de teorias científicas. Conhecimento novo - já conhecido por outros pesquisadores. totalmente novo - dados desconhecidos por todos. Precisão teórica sobre os problemas ou fenômenos da realidade.

6 Pesquisa Científica Deve se voltar para tudo que existe e pode ser aprendido. É preciso que seus resultados possam ser comunicados. (F. Victor Rubio)

7 Pesquisa Científica Observação dos fatos Coleta de dados
registro de variáveis presumivelmente relevantes para análises posteriores

8 Pesquisa Científica Processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico... Que conduz à descoberta de novos fatos e de leis que regem o aparecimento ou ausência dos mesmos. Crítico: que permite julgamento.

9 Pesquisa Científica Pesquisador: Imaginação criadora - Criatividade
Iniciativa Persistência Originalidade Dedicação

10 Pesquisa Científica Não pode ser apenas fruto da intuição do pesquisador... Deve ser complementada com Técnicas e Procedimentos Metodológicos. fundamentalmente uma obra de criatividade - nasce da intuição do pesquisador e recebe a marca de sua originalidade tanto no modo de empreendê-la, como no de comunicá-la. (Pedro Marinho)

11 Pesquisa Científica Estudos de Viabilidade Técnica Política Lógica
Financeira Político: relações com outros projetos/realidade. Lógico: coerente/consequente.

12 Tipologia da Pesquisa Científica
Classificação segundo às formas de estudo: Pesquisa Descritiva Pesquisa Experimental Pesquisa Ação Classificação segundo os fins: Pesquisa Pura Pesquisa Aplicada

13 Pesquisa Descritiva O pesquisador: Observa... Registra... Analisa...
Correlaciona... ...os fatos sem manipulá-los. (F.Victor Rudio)

14 Pesquisa Descritiva O pesquisador, sem manipular o objeto de pesquisa:
procura descobrir com que freqüência um fenômeno ocorre sua natureza características causas relações conexões com outros fenômenos

15 Pesquisa Descritiva Pesquisa Documental e Bibliográfica
Engloba dois subtipos: Pesquisa Documental e Bibliográfica recolher, analisar e interpretar as contribuições teóricas já existentes sobre determinado fato, assunto ou idéia Normalmente antecede a pesquisa de campo e a pesquisa experimental. Pesquisa de Campo com procedimentos metodológicos e objetivos pré-estabelecidos, explorar e coletar os dados sobre o objeto de estudo, através do uso de técnicas como: observação, participante ou não participante, entrevistas e questionários

16 Pesquisa Descritiva Fichamento: Pesquisa Documental e Bibliográfica
Ficha Bibliográfica Pesquisa de Campo Ficha de Observação Exercício: Elaboração de Fichas Fichas bibliográficas Obras inteiras parte de uma obra. Ficha de Citações Ficha de Resumo Ficha de Esboço Ficha de Comentário ou analítica (Eva Maria Lakataos & Marina Marconi)

17 Pesquisa Experimental
Na pesquisa experimental o investigador interfere na realidade, fato ou situação estudada através da manipulação direta das variáveis.

18 Pesquisa Experimental
Metodologia para a realização de uma investigação experimental - Pedro Marinho (A pesquisa em Ciências Humanas, 1980): Investigação e definição do problema em estudo. Literatura sobre o problema. Elaboração de hipóteses. Definição do plano experimental. Realização do experimento.

19 Pesquisa Experimental
Apresentação dos dados. Provas de significância – comprovam-se ou rejeitam-se as hipóteses. Análise e interpretação dos resultados. Conclusões.

20 Pesquisa Ação "a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo". M. Thiolent (Metodologia da pesquisa científica, 1983)

21 PESQUISA SEGUNDO SEUS FINS
Quanto à destinação da pesquisa encontramos a seguinte tipologia: Pesquisa pura e a pesquisa aplicada. A pesquisa pura ou pesquisa básica tem por finalidade o conhecer por conhecer. Está mais a nível da especulação mental a respeito de determinados fatos. Chama-se também de pesquisa teórica.

22 PESQUISA SEGUNDO SEUS FINS
A pesquisa aplicada é aquela em que o pesquisador é movido pela necessidade de conhecer para aplicação imediata de resultados. Contribui para fins práticos, visando à solução mais ou menos imediata de problemas encontrados na realidade.

23 PROJETO DE PESQUISA Definição do tema e problema - o que fazer?
Justificativa da escolha problema - Por que fazer? Propósitos do estudo - objetivos - Para que fazer? Cronograma de execução - Quando fazer? Local - campo de pesquisa - Onde fazer? Recursos - custeio - Com que fazer? Metodologia - Como fazer? Pesquisador (es) - Feito por quem?

24 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
O processo de investigação inicia-se com a seleção de um tema geral ou de um assunto. A partir deste tema formula-se o problema. A boa escolha do tema, associada à inclinação do pesquisador proporciona maior facilidade na formulação de pesquisa.

25 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
As hipóteses possuem a função de orientar o pesquisador na coleta e análise dos dados. São proposições antecipadoras à comprovação da realidade existencial. É uma espécie de pressuposição que antecede a constatação dos fatos.

26 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
As hipóteses, após testes e provas, são comprovadas ou refutadas no estudo, uma vez que as teorias possuem caráter hipotético, podendo ser corrigidas, ampliadas e reformuladas.

27 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
As pesquisas são realizadas através de amostras. O universo de pesquisa significa o conjunto de elementos que possuem determinadas características, definidas para um estudo. A cientificidade do estudo e condições para a comprovação de hipóteses precisa ter uma amostra representativa do universo.

28 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
Em pesquisas de campo é comum o uso de questionários (perguntas fechadas e abertas) e entrevistas (relacionamento estreito entre entrevistado e entrevistador).

29 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
Depois de coletados os dados, o pesquisador registra os dados para depois passar ao processo de classificação e categorização. Os dados são examinados e transformam-se em elementos para a comprovação ou não das hipóteses.

30 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
No processo final de organização e interpretação dos dados se dá a apresentação dos resultados de investigação. A redação de um relatório final está ligada à natureza do tema de pesquisa e à definição quanto aos prováveis leitores do relatório.

31 FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO
As normas de apresentação seguem as definições estabelecidas pela ABNT - Associação Brasileira das Normas Técnicas.


Carregar ppt "Pós-Graduação Especialização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google