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O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE?

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Apresentação em tema: "O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE?"— Transcrição da apresentação:

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2 O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE?
AMQ é um projeto inserido no contexto da da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal e oferece instrumentos para Gestão da Qualidade da estratégia Saúde da Família

3 Justificativa A grande expansão da estratégia Saúde da Família na última década ampliou em muito o acesso ao Sistema Único de Saúde. O desafio atual para as três esferas de gestão está centrado na melhoria da qualidade das ações e serviços prestados.

4 Ponto de Partida Avaliação enquanto um processo crítico-reflexivo permanente, que deve ser desenvolvido em co-responsabilidade pelos sujeitos da ação, como forma de subsidiar a tomada de decisão na gestão da qualidade em saúde.

5 DIRETRIZES DA PROPOSTA
Processo auto-avaliativo Livre adesão pelos gestores municipais Ausência de premiações ou punições financeiras ou outras relacionadas a resultados Privacidade das informações (perfil de usuário)

6 Histórico da Elaboração
3ª etapa: Elaboração dos instrumentos para avaliação da qualidade Novembro 2004 1ª etapa: Elaboração da proposta técnica e padrões preliminares Até Setembro 2ª etapa: Oficinas com expertos e áreas técnicas Outubro- 2004 4ª etapa: Pré-validação Olinda – PE e Petropólis –RJ Dezembro 7ª etapa: Análise do Piloto; Ajuste dos instrumentos e padrões; Construção do Sistema Informatizado (maio-junho/05) 8ª etapa: -Publicação virtual e impressa -Implantação -Sensibilização e capacitação 5ª etapa: Análise da pré-validação Re-elaboração dos Instrumentos Janeiro 6ª etapa: Validação com usuários potenciais – Teste Piloto – 25 municípios Março e Abril / 2005

7 Momento Atual da Implantação
629 municípios habilitados (11,3 %) 134 municípios com dados inseridos no aplicativo 103 municípios finalizaram a 1ª auto-avaliação 1625 equipes cadastradas no aplicativo (6,1%) 980 equipes finalizaram a 1ª auto-avaliação (3,7%) 1600 facilitadores formados em Oficinas AMQ

8 Padrões para avaliação da qualidade
Padrão de Qualidade é uma referência consensuada, construída a partir da observância de parâmetros técnico-científicos, em consonância com as necessidades de saúde da população e valores culturais. O padrão é a declaração da qualidade esperada. Abrangência: proporcionar visão integral do sistema - gestão, estrutura, processo e resultado Características dos padrões: Sensibilidade: detectar fragilidades Aplicabilidade: fácil compreensão e utilização

9 Unidades de Análise Avaliação Municipal da Estratégia Saúde da Família
Componente I: Gestão, Coordenação e Estrutura USF Componente II: Ações e Resultados do trabalho das Equipes

10 Componentes da avaliação da qualidade
Unidade de Análise: Gestão DIMENSÕES COMPONENTE I Desenvolvimento da Estratégia (instrumento 1) Gestão Saúde da Família Coordenação Técnica (Instrumento 2) Unidade Saúde da Família (Instrumento 3)

11 Componentes da avaliação da qualidade
Unidade de Análise: Equipe Saúde da Família DIMENSÕES COMPONENTE II Consolidação do Modelo de Atenção (Instrumento 4) Equipe Saúde da Família Atenção em Saúde (Instrumento 5) Padrões Loco-Regionais (a serem propostos)

12 Estágios de Qualidade para a SF
Implantação e Conformidade com os princípios Melhoria da Qualidade propriamente dita

13 Padrões e Estágios de Qualidade
Padrões do Estágio E - Qualidade Elementar abordam elementos de estrutura e as ações mais básicas da estratégia SF

14 Coordenação Técnica das Equipes
Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes Planejamento e Integração Q Elementar 2.1 PB E A coordenação da AB/SF possui cronograma de visitas às USF e reuniões com as ESF. ( S ) ( N ) O cronograma é um instrumento básico na organização do trabalho da coordenação em que o acompanhamento sistemático e regular das ESF é planejado.

15 Padrões do Estágio D - Qualidade em Desenvolvimento
Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio D - Qualidade em Desenvolvimento abordam elementos organizacionais iniciais e o aperfeiçoamento de alguns processos de trabalho

16 Coordenação Técnica das Equipes
Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes Planejamento e Integração Q Desenvolvimento 2.2 PB D A coordenação da AB/SF possui plano de trabalho orientando as atividades a serem desenvolvidas. ( S ) ( N ) O padrão refere-se a um plano de trabalho estabelecendo as competências da coordenação, ações a serem desenvolvidas, prioridades, metas, prazos e responsáveis. Considerar para resposta afirmativa existência de documento redigido e atualizado bienalmente.

17 Padrões do Estágio C: Qualidade Consolidada
Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio C: Qualidade Consolidada abordam processos organizacionais consolidados e avaliações iniciais de cobertura e impacto das ações

18 Padrões do Estágio B - Qualidade Boa
Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio B - Qualidade Boa abordam ações de maior complexidade no cuidado e resultados mais duradouros e sustentados

19 Padrões do Estágio A - Qualidade Avançada
Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio A - Qualidade Avançada colocam-se como o horizonte a ser alcançado, com excelência na estrutura, nos processos e, principalmente, nos resultados

20 Acompanhamento das Equipes
Exemplo de padrão diferenciado por porte municipal e em estágio mais elevado Q Avançada 2.8 >100 A A coordenação da AB/SF desenvolve iniciativas de integração e parceria com instituições acadêmicas, possibilitando a realização de produção científica no campo da Atenção Básica. ( S ) ( N ) O padrão aponta para corpo técnico com capacidade de formulação, reflexão e interação com instituições acadêmicas, promovendo a troca de conhecimentos/práticas e possibilitando a produção de conhecimento no campo. Acompanhamento das Equipes Q Desenvolvimento 2.9 PB D A coordenação da AB/SF reúne-se mensalmente com as ESF. Estágio mais elevado com relação ao 2.1, havendo garantia de reuniões mensais dos membros da Equipe com a coordenação, com pauta e agenda.

21 Recursos do projeto Site Sistema Informatizado Materiais Impressos

22 Recursos do projeto Materiais Impressos Documento Técnico
Cadernos de Auto-avaliação Caderno nº 1: Gestão Municipal da Saúde Caderno nº 2: Coordenação municipal SF Caderno nº 3: Unidade Saúde da Família Caderno nº 4: Equipe SF – parte I Caderno nº 5: Equipe SF – parte II

23 Materiais Impressos

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25 Etapas do Projeto Etapa I Etapa V ADESÃO Tempo sugerido: 2 meses
Reconhecimento do material como interessante e útil: ADESÃO Etapa V Realização das Intervenções e novo momento avaliativo após 6 a 12 meses Tempo sugerido: 2 meses Etapa II Cadastramento, sensibilização e capacitação dos atores locais Tempo sugerido: 2 meses Tempo sugerido: 2 meses Etapa IV digitação e validação das respostas; submissão dos questionários Etapa III Momento avaliativo: A) resposta aos instrumentos B) diagnóstico C) propostas de intervenção

26 Ciclo da Melhoria da Qualidade
Tempos do projeto Diagnóstico Estágios de Q Etapa I: ADESÃO Etapa II: Capacitação 1ª auto avaliação Etapa III: Momento Avaliativo 6 meses Ciclo da Melhoria da Qualidade AMQ 3ª auto- avaliação Etapa IV: Digitação e validação 6 a 12 meses 6 a 12 meses 2ª auto- avaliação Intervenções para MQ Intervenções para MQ

27 Impulso para o aperfeiçoamento Flexibilidade para mudanças
Atitude AMQ... Abertura para o novo Impulso para o aperfeiçoamento Flexibilidade para mudanças Perseverança na ação Trabalho em equipe

28 Ponto de Chegada Os resultados benéficos do AMQ dependerão radicalmente da maneira como o projeto será desenvolvido no âmbito municipal. Se utilizado de maneira vertical, autoritária ou normativa, os resultados das auto-avaliações deverão ser desconsiderados.

29 Ponto de Chegada Os gestores da saúde e os coordenadores locais do projeto, para potencializarem o AMQ, deverão criar as condições apropriadas para sua implantação, respeitando as diretrizes estabelecidas e seguindo a metodologia de aplicação recomendada.

30 Projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade
da Estratégia Saúde da Família e


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