A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Negócio: é o âmbito de atuação da empresa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Negócio: é o âmbito de atuação da empresa"— Transcrição da apresentação:

1 Negócio: é o âmbito de atuação da empresa
RESTRITO AMPLO ATLAS ELEVADORES TRANSPORTE ESTRELA BRINQUEDOS ALEGRIA IBM COMPUTADORES SOLUÇÕES INFO REVLON COSMÉTICOS BELEZA/ESPERANÇA KOPENHAGEM CHOCOLATES PRESENTES FLORÂNIA FLORES PRODUTORAS FILMES DIVERSÃO/CULTURA ABRIL PUBLICAÇÕES This presentation is divided into three sections: The origin of my research and some important characteristics of the Brazilian banking market; A description of Traditional Cost Accounting Methodologies and the new proposal: the Hybrid Model; c) A simulation of the Hybrid Model, its results and the perspectives of electronic banking services in Brazil.

2 Modelo de Planejamento Estratégico
Negócio Princípios Visão Missão Análise do Ambiente Externo Interno Oportunidades e Ameaças Forças e Fraquezas Objetivos Estratégias

3 Princípios São Lemas Orientadores
Regras ou códigos de conduta segundo os quais as pessoas governam suas ações – em sua vida profissional e social São universais: imparcialidade – senso de justiça – honestidade – integridade São típicos da vida organizacional: respeito ao funcionário, respeito ao cliente, criação de valor para as partes – agilidade e flexibilidade na tomada de decisões – cooperação e trabalho em equipe – eqüidade e responsabilidade social.

4 Princípios Princípios aplicados consistentemente tornam-se hábitos comportamentais Princípios devem ser o núcleo central para o estabelecimento de relacionamentos, de acordos e contratos, de processos administrativos. Nem sempre os princípios são cultivados pela organização Relacionam-se de forma ampla aos princípios e valores individuais dos acionistas.

5 Princípios Requisitos que precisam atender para serem viáveis:
Ser específicos, para permitir que as pessoas possam determinar exatamente como devem ser suas ações Ser públicos, para permitir o acesso amplo Ser claros, para permitir sua compreensão objetiva Ser possíveis de reformulação, de maneira a atender às necessidades de mudanças

6 Princípios ARQUITETO: você projetaria uma câmara de tortura?
CIRURGIÃO PLÁSTICO: você faria uma cirurgia plástica em um mafioso perseguido pela justiça que está prestes a deixar o seu país após extorqui-lo? ADMINISTRADOR: você faria o planejamento estratégico de um narcotraficante que está prestes a abastecer a cidade que você mora?

7 Exemplos de Princípios
SONY Elevação da cultura japonesa e do status nacional Ser pioneira – não seguir os outros, fazer o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade WALT DISNEY Não ceticismo Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática à coerência e aos detalhes Preservação e controle da magia Disney

8 Exemplos de Princípios
Telebahia Comportamento pautado pela ética e pela moral Cliente, razão do nosso trabalho Pessoas motivadas impulsionam a empresa Busca contínua da qualidade McDonald’s Qualidade Serviço Limpeza Valor

9 Exemplos de Princípios
McDonald’s Ray Kroc, fundador do McDonalds, cancelou a franquia de uma loja em Winnipeg porque ao “visitar” aquela loja, concluiu que os “Mc Princípios” estavam sendo desrespeitados.

10 Exemplos de Princípios
McDonald’s - Ray Kroc Ele tomou essa decisão ao encontrar na loja uma única mosca.

11 Exemplos de Princípios
PHILIP MORRIS O direito de liberdade de escolha Vencer/conquistar outros com uma briga limpa Encorajar iniciativas pessoais Oportunidade baseada no mérito; ninguém tem direitos naturais sobre nada Trabalho duro e melhoria pessoal contínua

12 Exemplos de Princípios
Randon Randon, sempre líder Lucro: meio de perpetuação Homem, valorizado e respeitado Cliente, em primeiro lugar Qualidade, compromisso de todos Tecnologia, criativa e inovadora Ética, questão de confiança Imagem, patrimônio a preservar Comunicações, claras e honestas A Randon somos todos nós

13 TRÊS CANDIDATOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CANDIDATO n° 1 - associado a políticos corruptos e supersticioso. Possui duas amantes, fuma um cigarro atrás do outro e bebe entre oito a dez martinis por dia. CANDIDATO n° 2 - despedido do trabalho duas vezes. Dorme até o meio-dia. Usava drogas na faculdade e bebia meia garrafa de whisky toda noite.

14 TRÊS CANDIDATOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CANDIDATO n° 3 - herói condecorado de guerra, vegetariano, não fuma e bebe apenas socialmente. Nunca teve relações extra-conjugais. A pergunta é: Em qual desses três candidatos você votaria ?

15 TRÊS CANDIDATOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SE VOCÊ DEIXOU DE VOTAR NO PRIMEIRO CANDIDATO, SAIBA QUE DEIXOU DE VOTAR EM FRANKLIN DELANO ROOSEVELT ROOSEVELT - MAIS DE 12 ANOS NO PODER ; MESMO SENDO ANTI-SOVIÉTICO, RECONHECEU A NAÇÃO SOVIÉTICA POR SER UM PRESIDENTE ESTADISTA E REALISTA ; APÓS O CRACK DA BOLSA EM 1929, REERGUEU A ECONOMIA NORTE-AMERICANA COM O PLANO NEW DEAL, INSPIRADO NAS IDÉIAS DE KEYNES (GASTOS DO GOVERNO) ; PÓS-GUERRA - DIVIDIU O MUNDO EM DOIS BLOCOS (AMERICANO E SOVIÉTICO) DANDO INÍCIO À GUERRA FRIA (OS EUA TORNARAM-SE UMA POTÊNCIA COM A DINAMIZAÇÃO DA INDÚSTRIA BÉLICA ATRAVÉS DO REARMAMENTO DA EUROPA) ; FOI FILHO DE PAIS ABASTADOS, VIAJAVA DE FÉRIAS PELA EUROPA E ESTUDOU DIREITO EM HARVARD ; TEVE SEIS FILHOS ; ADQUIRIU UM AUTOMÓVEL PARA FAZER SUA CAMPANHA PRESIDENCIALISTA (UM AUTOMÓVEL ERA UMA RARIDADE NA ÉPOCA).

16 TRÊS CANDIDATOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SE VOCÊ DEIXOU DE VOTAR NO SEGUNDO CANDIDATO, SAIBA QUE DEIXOU DE VOTAR EM WINSTON CHURCHILL CHURCHILL - DIREITISTA INGLÊS E GRANDE ESTADISTA ; FOI PRIMEIRO MINISTRO POR DUAS VEZES ; EMBORA FOSSE ANTI-SOVIÉTICO ESTABELECEU ALIANÇA COM STALIN PARA DERRUBAR O IMPÉRIO NAZISTA ; FOI JORNALISTA E COBRIU EVENTOS COMO: A REVOLUÇÃO CUBANA E A GUERRA DA ÁFRICA DO SUL ; AMIGO DE ROOSEVELT, FOI O PRECURSOR DOS TERMOS: "SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS" E TAMBÉM "CORTINA DE FERRO"; TAMBÉM FOI FILHO DE FAMÍLIA MUITO ABASTADA.

17 TRÊS CANDIDATOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CASO VOCÊ TENHA VOTADO NO TERCEIRO CANDIDATO, SAIBA QUE ACABA DE VOTAR EM ADOLPH HITLER HITLER - POLÍTICO ALEMÃO DE ORIGEM AUSTRÍACA ; COMO CABO DO EXÉRCITO ALEMÃO GANHOU DUAS MEDALHAS "CRUZ DE FERRO" POR BRAVURA ; ERA O GUIA DO POVO ALEMÃO (FÜHRER) ; SUICIDOU-SE APÓS A ALEMANHA ESTAR SITIADA PELOS ALIADOS (POUCO APÓS SEU CASAMENTO COM EVA BRAUM) ; A ECONOMIA ALEMÃ ESTAVA UM DESASTRE POR PAGAR ALTAS INDENIZAÇÕES AOS PAÍSES VENCEDORES DA PRIMEIRA GUERRA ; HITLER PROMOVE UM CRESCIMENTO ACELERADO DA ECONOMIA ATRAVÉS DE ATITUDES ABSOLUTISTAS COMO O IMPEDIMENTO DA SAÍDA DO CAPITAL ESTRANGEIRO DO PAÍS E A SUPER DINAMIZAÇÃO DA INDÚSTRIA BÉLICA E EDIFICAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS ; FECHA JORNAIS, DISSOLVE SINDICATOS, ASSASSINA COMUNISTAS ; AJUDA O GENERAL FRANCO NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA ; EXTERMINA SEIS MILHÕES DE JUDEUS COM SEU DISCURSO ANTI-SEMITISMO ; INVADE A POLÔNIA E DÁ INÍCIO À SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

18 3 CANDIDATOS COM ALGO EM COMUM – A VISÃO
ROOSEVELT – “TORNAR OS EUA A PRIMEIRA POTÊNCIA DO MUNDO CAPITALISTA” CHURCHILL – “VENCER A SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL” HITLER – “DOMINAR O MUNDO”

19 Visão Estratégica do Negócio
O conceito de visão para a organização significa a explicitação do que se imagina para ela. Desejos Princípios Ambições Sonhos

20 Visualização Um Atleta Olímpico
O Mergulhador visualiza um salto perfeito O Mergulhador tenta executar o salto, como ele o viu na visualização Sua Empresa Visualiza qual o sucesso que deve acontecer no futuro Tenta identificar quais as atividades ou elementos que contribuem para o sucesso, de tal forma que ela possa executá-las na medida que se move para o futuro

21 COMO SE PRETENDE QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA VISTA E RECONHECIDA NO FUTURO
VISÃO COMO SE PRETENDE QUE A ORGANIZAÇÃO SEJA VISTA E RECONHECIDA NO FUTURO A visão é uma projeção das oportunidades futuras do negócio da organização, para permitir uma concentração de esforços em sua busca Visão inclui o cenário de atuação da organização, intuição e imaginação Visão é semelhante a um sonho – mas um sonho que diz respeito à realidade A Visão estabelece o foco na direção rumo ao futuro

22 Fatores a Considerar na Elaboração da Visão
Habilidade em acumular e aplicar criativamente o aprendizado sobre o mercado e seu ambiente de atuação Participação na mente dos consumidores, por meio da marca Desenvolvimento de competências distintivas Habilidade em desenvolver e explorar o potencial humano

23 Exemplos de Visão BOEING
“Ser a Cia Aeroespacial número um do mundo e estar entre as primeiras indústrias medidas pela qualidade, lucro e crescimento” Orbitall “Ser reconhecida como a melhor, maior e mais competitiva empresa no mercado sul-americano no negócio de serviço de informações comerciais”

24 Exemplos de Visão Embasa
“Ser reconhecida como uma empresa de excelência no setor de saneamento” Telebahia “Referencial de excelência na prestação de serviços”

25 MISSÃO Enquanto a visão estabelece onde a organização quer chegar, a missão delimita sua atuação no espaço de negócio escolhido Consiste na razão de existência da organização e na delimitação de seus espaço de atuação A missão implica na compreensão comum do papel da organização em face da realidade, expressando sua razão de existir

26 Questões Facilitadoras
Missão Institucional Questões Facilitadoras Fazer o que? ( Qual é o nosso negócio ) Para quem? ( Quem é o nosso cliente ) Onde? (Lugar) Como? (Desafio, diferencial ) Atender quais interesses? (Grupos de interesse: cliente, acionistas, funcionários, governo, sociedade, meio-ambiente )

27 Grupos e Interesses Grupos Interesses Sócios/investidores
Proporcionar retorno sobre investimentos acima da média do mercado consumidores Oferecer produtos com alto desempenho, imagem de qualidade e preço justo empregados Tornar a organização um excelente local de trabalho Sociedade Contribuir para a preservação ecológica e para a melhoria da qualidade de vida

28 Alguns Exemplos de Missão
Mc Donald’s “ Satisfazer o apetite do mundo inteiro, com boa comida, bem servida, a preço acessível” IBM “ Criar valor oferecendo produtos e serviços que ajudem os clientes a terem sucesso. Estas ofertas incluem: Serviços, Software, Produtos( HW ) e Tecnologia.”

29 Alguns Exemplos de Missão
FORD “Nossa missão é atender às necessidades de transportes de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionando retorno aos acionistas” GM “Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e nossos acionistas tenham maior retorno”

30 Alguns Exemplos de Missão
Rede Globo “Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento” GM “Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e nossos acionistas tenham maior retorno”

31 Assegurar Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, com padrões crescentes de Qualidade, garantindo a remuneração dos investimentos realizados, a satisfação dos Clientes e Fornecedores Internos e Externos, contribuindo para o desenvolvimento da Sociedade, melhoria do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida. Fornecer energia elétrica e serviços relacionados, atendendo às necessidades dos clientes, com qualidade e rentabilidade, utilizando a incorporação de tecnologias e a excelência de seus empregados, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

32 Promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infra-estrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional. Atuar de forma rentável nas atividades de indústria, de óleo, gás e energia, tanto no mercado nacional quanto no internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos seus acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do país.

33 Promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade, intermediando recursos e negócios financeiros de qualquer natureza, atuando, prioritariamente, no fomento ao desenvolvimento urbano e nos segmentos de habitação, saneamento e infra-estrutura, e na administração de fundos, programas e serviços de caráter social. A Telebahia Celular e a Telergipe Celular têm como objetivo liderar o mercado mediante a satisfação e retenção dos nossos clientes por produtos e serviços oferecidos por nossos profissionais, gerando valor e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

34 Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e do sistema financeiro nacional.
O Boticário tem como missão criar produtos e serviços de beleza e bem-estar, com qualidade, atendendo aos desejos, expectativas e necessidades de nossos clientes, criando com eles uma relação de encantamento e magia

35 Participar ativamente do desenvolvimento do país, pela incorporação de soluções tecnológicas criativas às atividades de produção e gestão de bens e serviços, contribuindo para a melhoria de vida da sociedade Fazer do cliente o nosso parceiro e, através de um relacionamento sólido, buscar soluções ágeis, competentes e personalizadas

36 Oferecer soluções para transporte através do desenvolvimento, produção, assistência e comercialização de bens e serviços, visando a satisfação de clientes, colaboradores e comunidade Comercializar, com excelência, produtos e serviços para atender necessidade de transporte, respeitando e satisfazendo clientes, funcionários e fornecedores, assegurando resultados que permitam a expansão e o aprimoramento das atividades

37 Citibank “Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável” Merril Lynch “Ser uma organização de serviços financeiros com atuação mundial, orientada para o cliente, buscando a excelência no atendimento das necessidade de indivíduos, corporações e governos”

38 Empresa de medicamentos
Exemplos Empresa de medicamentos Negócio - saúde Visão - ser inovadora e segura no atendimento às necessidades de restabelecimento da saúde da população infantil Missão – atender às necessidades de bem-estar e saúde da população infantil com medicamentos seguros, eficazes e de baixo custo, voltados prioritariamente para o mercado ético (neste mercado os remédios só são vendidos mediante receita médica)


Carregar ppt "Negócio: é o âmbito de atuação da empresa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google