Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartín Soares Alterado mais de 10 anos atrás
1
“PERFIL DO ADMINISTRADOR ADM. MARIA LUIZA VELLOZO CRA/ES 1481
E MERCADO DE TRABALHO” ADM. MARIA LUIZA VELLOZO CRA/ES 1481
2
ESTRUTURA DA PALESTRA Diagnóstico do Mercado;
Ambiente/Características dos mercados de trabalho atuais Nichos emergentes; Desafios da Administração; Administrador: como deve ser? Preparação para o Mercado; Perfil requerido do Administrador; Profissional do futuro Para pensar e refletir
3
DIAGNÓSTICO DE MERCADO
O QUE É O MERCADO POLÍTICA X ECONOMIA CONSENSO DE WASHINGTON CONSTITUIÇÃO 1988
4
DIAGNÓSTICO DE MERCADO
Empresas = ~ Bacharéis = ~ 5,5 milhões* ** Fonte: *SEBRAE Fonte: Estimativa MEC e CFA**
5
CARACTERISTICAS DO MERCADO DE TRABALHO
6
AMBIENTE / CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE TRABALHO
GLOBALIZAÇÃO-COMPETITIVIDADE NOVAS TECNOLOGIAS ACELERAÇÃO DAS MUDANÇAS TECNOLÓ-GICAS E IMPACTO NAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS COMUNICAÇÕES ABRANGENTES E ON-LINE PROLIFERAÇÃO DE INFORMAÇÕES ORGANIZAÇÕES “ENXUTAS” PARCERIAS E FUSÕES
7
AMBIENTE / CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE TRABALHO
DIMINUIÇÃO DE CUSTOS NOVAS DEMANDAS DE CLIENTES X EMPREGADOS X TECNOLOGIA QUADROS EM EQUIPES POLIVALENTES RESPONSABILIDADE SOCIAL
8
NICHOS EMERGENTES ADMINISTRAÇÃO DE REDES; LOGÍSTICA; MEIO AMBIENTE;
TELECOMUNICAÇÕES; TURISMO E HOTELARIA; TERCEIRO SETOR (ONGs); HUMANÍSTICAS
9
DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO
10
DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO
- TECNOLOGIA - GLOBALIZAÇÃO - COMPETITIVIDADE - SERVIÇOS - CONHECIMENTO - QUALIDADE DE VIDA
11
ADMINISTRADOR: COMO DEVE SER?
GENERALISTA? ACADÊMICO? OPERACIONAL? ESPECIALISTA?
12
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO
ADMINISTRADOR PREPARAÇÃO PARA O MERCADO
13
SELEÇÃO “CRUEL” TESTES DE CONHECIMENTOS RACIOCÍNIO LÓGICO REDAÇÃO DINÂMICA DE GRUPO ENTREVISTAS HABILIDADES E ATITUDES
14
SELEÇÃO “CRUEL” Geração “fast-food” – 1980/ Impacto da era da informação - Lê apenas manchetes - Várias coisas ao mesmo tempo sem aprofundamento - Dificuldades em fazer análise crítica, argumen tação, construir pensamentos e resistir a frus- trações - Recebe tudo pronto
15
ADMINISTRADOR PERFIL REQUERIDO
16
CONHECIMENTOS ATITUDES HABILIDADES
17
PERFIL – CONHECIMENTOS
CURRICULARES - PLANEJAMENTO - IDIOMAS - INFORMÁTICA - MATEMÁTICA E CUSTOS - PSICOLOGIA E FILOSOFIA - SISTÊMICO DE ORGANIZAÇÕES
18
PERFIL – HABILIDADES - Visão global de mercados e de sua área de atuação - Polivalência - Bom relacionamento com o público - Capacidade para tomar decisões - Capacidade para aprender - Capacidade para negociar - Capacidade de persuasão - Boa comunicação escrita e verbal - Poder de argumentação - Capacidade para assumir riscos - Capacidade de análise e resolução de problemas
19
PERFIL – ATITUDES - ÉTICA - INICIATIVA - ESPÍRITO EMPREENDEDOR - ENTUSIASMO - COMPROMETIMENTO - MATURIDADE - CRIATIVIDADE - FLEXIBILIDADE - VERSATILIDADE - RESPEITO AO INDIVÍDUO - COMPROMISSO COM O PAÍS
20
Sensível como um artista e exato como a matemática !
PROFISSIONAL DO FUTURO Sensível como um artista e exato como a matemática !
21
PROFISSIONAL DO FUTURO
Os profissionais de sucesso no futuro próximo serão aqueles que conseguirem reunir em si as habilidades de uma equipe inteira” (Motomura) Demanda enorme por gente eclética que saiba o suficiente de cada área para orientar equipes de especialistas Fusão de campos de conhecimentos Mistura de tecnologias Habilidades vindas do campo das Artes / valorização de historiadores e filósofos
22
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELOS CHIEF EXECUTIVE OFFICERT - CEOs
Capacidade de liderança; Capacidade de adaptação; Habilidade de surpreender a chefia em situações de escassez ou risco para o negócio. Pensamento Estratégico; Flexibilidade; Gestão do Tempo; Criatividade e Inovação; Responsabilidade Social. Revista Você S.A
23
? ? PARA PENSAR E REFLETIR ? ?
24
PARA PENSAR E REFLETIR…
Atenção ao inesperado – é sempre sintoma de algo novo; Estude as incongruências entre o desejo e o planejamento e a realidade; Estude as falhas operacionais – a necessidade é a mãe da inovação;
25
PARA PENSAR E REFLETIR…
Perceba, antes dos outros, as mudanças na estrutura do mercado e do seu setor; Foco nas mudanças demográficas; Perceba as mudanças de atitude, de visão do mundo, da percepção do povo; Explore os novos conhecimentos;
26
PARA PENSAR E REFLETIR…
Pratique a imitação criativa; Pense mais em trabalho do que em emprego; Esteja um passo à frente da concorrência; Pense mais em realização do que em posição / status;
27
PARA PENSAR E REFLETIR…
Pense em mobilidade; O que você faz hoje só é importante hoje; Falhas terão cada vez menos espaço; A ética será cada vez mais importante
28
PARA PENSAR E REFLETIR…
Pense no seu aperfeiçoamento como ser humano; É necessário ser competente e empreendedor; Agregar valor estratégico; Ter sólida formação acadêmica Ouvir a voz da demanda
29
PARA PENSAR E REFLETIR… “O futuro não se gere, faz-se acontecer.”
Peter Drucker
30
ADM. MARIA LUIZA VELLOZO
Obrigada por sua atenção! ADM. MARIA LUIZA VELLOZO (27)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.