Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaac Martinho Alterado mais de 10 anos atrás
1
“ A TERRA É AZUL! Essas foram as primeiras palavras do Comandante Yuri Gagarin, ao terminar a volta completa ao redor do Planeta Terra, em 12 de abril de 1961. A mensagem entrou para a história e fez o mundo refletir sobre a importância da Água para o planeta e para a sobrevivência e equilíbrio do Homem. Afinal, a ÁGUA cobre ¾ da superfície da Terra e desse quantitativo, 2,5% constituem-se em Água Doce, sendo 0,3% acessíveis ao consumo humano. Isso é mais do que suficiente.
2
E POR QUE, DIANTE DE TAMANHA ABUNDÂNCIA DE ÁGUA, O HOMEM AINDA NÃO CONSEGUIU SE PROTEGER DE SUA FALTA?
3
Irina Bokova - Diretora Geral da UNESCO e Aécio Neves- Governador de Minas Gerais
O HIDROEX FAZ A SUA PARTE
4
FRUTAL – Triângulo Mineiro
Fundação Centro Internacional em Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água - HIDROEX FRUTAL – Triângulo Mineiro
5
- Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)
6
se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é válido
7
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker
8
destinam os produtos e serviços do HIDROEX?
A quem se destinam os produtos e serviços do HIDROEX? O que o HIDROEX faz? Missão Por que o HIDROEX faz?
9
EDUCAR, PESQUISAR E VIABILIZAR SOLUÇÕES PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL
MISSÃO EDUCAR, PESQUISAR E VIABILIZAR SOLUÇÕES PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DAS ÁGUAS
10
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HIDROEX
TEM QUE OBSERVAR: IDENTIDADE ORGANIZACIONAL Missão Visão Valores
11
FUNDAÇÃO HIDROEX NECESSIDADE DE TER SUA PRÓPRIA IDENTIDADE
12
VISÃO O QUE QUEREMOS SER NOS PRÓXIMOS ANOS? O HIDROEX QUER SER RECONHECIDO COMO UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ÁGUAS NO MUNDO
13
PLANEJAMENTO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
14
A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO HIDROEX TEM QUE SER PARTICIPATIVA
15
ANÁLISE DO AMBIENTE DE NOSSA FUNDAÇÃO
QUEM SOMOS? E ONDE ESTAMOS? QUEM SÃO OS MELHORES? POR QUE ? O QUE OS OUTROS CENTROS DE ÁGUA ESTÃO FAZENDO ? E O QUE O HIDROEX ESTÁ FAZENDO ?
16
Fases do Planejamento Estratégico
17
ANÁLISE SITUACIONAL PRECOCE - HIDROEX
AMEAÇAS OPORTUNIDADES Expectativa assistencialista da microrregião em relação ao HidroEX Dependência das Políticas públicas em relação à sobrevivência Descrédito de muitos setores do próprio governo Credibilidade internacional enquanto instituição de Águas Parceria do governo com as iniciativas motivando a realização do trabalho Ampliação da credibilidade cria novas oportunidades de prestação de serviços AMBIENTE EXTERNO Persistência de visão distorcida do escopo do seu trabalho Burocracia emperra o uso de recursos do “dia a dia” Descentralização de Informações Informações em vários canais Equipe se orgulha da credibilidade do HidroEX no cenário nacional e internacional Equipe técnica seduzida pelo desafio Esforço de apoio parlamentar e governamental para investimentos e custeio. AMBIENTE INTERNO Pontos Fracos Pontos Fortes
18
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TRARÁ VANTAGENS AO HIDROEX:
Pela definição de objetivos, metas e indicadores para a instituição, com uma metodologia própria de acompanhamento e controle gerencial Pelo envolvimento de toda a equipe no processo de formulação do planejamento, comprometendo-os com o processo de mudança, através da participação Pela criação de uma boa infra-estrutura para realização do modelo organizacional, através da profissionalização, usando técnicas modernas de gestão (gerenciamento por objetivos, programas de liderança, padronização de procedimentos, desenvolvimento de pessoas etc.)
19
ENTRETANTO, O HIDROEX TAMBÉM PODE CORRER RISCOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
20
Burocracia e centralização de poder
Engessamento Rebuscamento X Realidade Impaciência Dicotomia entre Plano e Prática Descontinuidade
21
Estratégias do HidroEX
Comunicação e Marketing Boa negociação de parcerias Finalização de infra-estrutura Gestão Eficiente de Projetos Venda de consultorias/serviços Valorização de equipe técnica Avaliação retroalimentada Estratégias do HidroEX
22
OPÇÕES ESTRATÉGICAS COMUNICAÇÃO INFRA-ESTRUTURA GESTÃO PROMOÇÃO
Inter-setorial Endomarketing – governo/atuadores/parceiros/clientes Promocional apoio à comercialização e à credibilidade do destino dos projetos Institucional fixação da marca HIDROEX INFRA-ESTRUTURA Acessos Aéreo e Terrestre (facilitar) Estrutura física do HidroEX O que e quando disponibilizar Diferencial Aspectos Tecnológicos, Culturais, Naturais OPÇÕES ESTRATÉGICAS GESTÃO CAPACITAÇÃO Realizar procedimentos operacionais de prospecção, execução, acompanhamento e avaliação de cada programa/projeto PESQUISA Identificação de demandas; Desenvolvimento; Adaptação; Aplicabilidade; Difusão; Capilaridade ECOCIDADANIA Prospectar vocações e projetos multidiciplinares Identificar talentos PROMOÇÃO Promoção, participação e apoio à eventos de arte ambiental Divulgação de resultados positivos auferidos pelo HidroEX
23
NEGÓCIOS TEM PLANEJAMENTO E TEM VALOR, NEGÓCIOS TEM RESULTADOS
É certo que a missão do HIDROEX é fazer Capacitação e pesquisa aplicada em ÁGUAS. Porém, o HIDROEX tem que pensar cada projeto como um NEGÓCIO NEGÓCIOS TEM PLANEJAMENTO E TEM VALOR, NEGÓCIOS TEM RESULTADOS
24
Plano de Ação Resultados FOCO PRODUTO GESTÃO
QUEST GESTÃO PRODUTO Projeto gera Desenvolvimento? Resultados Plano de Ação Eventos? Quais? FOCO Aporta ou transfere Tecnologia? Beneficia que regiões e pessoas? Usa mão-de-obra nacional? Faz parte da missão? Modifica a Realidade? Indicam e quantificam mitigação de impactos? Tem suporte Financeiro?
25
política CENÁRIOS tecnologia economia cultural social
26
HIDROEX - Visão de Futuro
Missão (adaptabilidade) Estratégias Metas
28
“É preferível realizar aproximadamente hoje, do que exatamente nunca”.
Kaoru Ishikawa
29
FORMULAÇÃO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DA FUNDAÇÃO HIDROEX OBSERVA:
Oportunidades e ameaças Propósitos e objetivos da organização Estratégia Onde a organização está hoje Pontos fortes e fracos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.