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IGUALDADE Peter Singer Ética Prática
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A BASE DA IGUALDADE
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Século XXI Transformações profundas nas atitudes morais
Aborto Sexo Homossexualidade Eutanásia Suicídio
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Situação diferenciada. Condenamos a diferenciação racial.
IGUALDADE Situação diferenciada. Condenamos a diferenciação racial. Na vida pública idéias racistas não são toleradas
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Princípio Consensual: Todos os seres humanos são iguais. Problema:
Quando procuramos aplicar este princípio a casos particulares, o consenso começa a desaparecer.
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Arthur Jensen (Universidade da Califórnia)
1970 Arthur Jensen (Universidade da Califórnia) H. J. Eysenck (Universidade de Londres) Há uma base genética que determina as diferenças de inteligências entre raças diferentes
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Raças diferentes Inteligências diferentes
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Se bem fundamentada esta idéia justificaria a discriminação racial.
Problemas para a Igualdade: ● Diferença racial; ● Diferença de gênero; ● Ação afirmativa.
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Buscar os fundamentos éticos do princípio de igualdade.
TAREFA: Buscar os fundamentos éticos do princípio de igualdade. TESE: Os seres humanos não são todos iguais.
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● Aptidões – habilidades; ● Psicológicas – emocionais;
Diferenças: ● Corporais – físicas; ● Aptidões – habilidades; ● Psicológicas – emocionais;
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Qual é a base para o princípio de igualdade?
Questão: Qual é a base para o princípio de igualdade? Só podemos encontrar respostas para questões éticas da igualdade se soubermos justificar a afirmativa de que todos os seres humanos são iguais.
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“Uma teoria da justiça”
John Rawls “Uma teoria da justiça” Há características naturais dos seres humanos. “Propriedade de âmbito”
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● Pontos em seu interior; ● Propriedade: estar dentro do círculo.
Por exemplo: ● Círculo; ● Pontos em seu interior; ● Propriedade: estar dentro do círculo.
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Propriedade: Personalidade Moral
Virtualmente, todos os seres humanos a possuem igualmente. Pessoa Moral: Pessoa que possui um senso de justiça. Tipo de pessoa à qual se pode fazer uma invocação moral com alguma perspectiva de que a invocação vá ser levada em conta.
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Rawls Personalidade Moral Base da Igualdade Humana
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Base contratual de justiça:
Rawls Base contratual de justiça: ● Acordo benéfico mútuo; ● Não me agrida para não ser agredido.
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● Maior grau de status moral garantiria mais direitos.
Objeções: ● Ter personalidade moral é uma questão de graus (pessoas mais ou menos sensíveis). ● Maior grau de status moral garantiria mais direitos. ● Nem todos os seres humanos são “pessoas morais”, pois carecem do senso de justiça. (doentes mentais; bebês; crianças)
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1. Há diferenças entre seres humanos enquanto indivíduos;
Base Factual: 1. Há diferenças entre seres humanos enquanto indivíduos; 2. Mas, não existem diferenças moralmente significativas entre raças e gêneros.
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Diferenças factuais não autorizam tirar conclusões sobre:
Portanto: Diferenças factuais não autorizam tirar conclusões sobre: ● Inteligência; ● Senso de justiça; ● Profundidade de sentimentos.
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Sociedade hierarquizada
Exemplo: Sociedade hierarquizada Base: Teste de inteligência “1984” (George Orwell)
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classe proprietária de escravos.
Indivíduos com mais (+) de 125 pontos : classe proprietária de escravos. 2. Entre 100 – 125 pontos: homens livres. 3. Com menos (–) de 100 pontos : escravos.
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“Igual consideração de interesses”
Peter Singer Princípio “Igual consideração de interesses” Em todas as nossas deliberações morais atribuímos o mesmo peso aos interesses semelhantes de todos os que são atingidos por nossos atos.
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Levar em conta os interesses das pessoas. Interesses: ● evitar a dor;
Elemento básico: Levar em conta os interesses das pessoas. Interesses: ● evitar a dor; ● desenvolver suas aptidões; ● satisfazer as necessidades básicas (alimento – abrigo); ● liberdade para realizar seus projetos.
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TODOS OS SERES HUMANOS SÃO IGUAIS IGUAL CONSIDERAÇÃO DE INTERESSES
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Qual a natureza deste princípio?
Princípio Mínimo de Igualdade Exemplo (p. 33) Interesse: ter a dor física aliviada
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Pessoa A: perna esmagada;
Pessoa B: corte na coxa Situação: Duas doses de morfina O que fazer?.
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Dose insuficiente para A
Ação igual: Dose insuficiente para A 2. Ação desigual: Duas doses para A
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Igual consideração de interesses: ● Tratamento desigual;
● Resultado mais igualitário; ● Menor diferença no grau de sofrimento. A = B: dor suportável
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Diminuição da Utilidade Marginal
Princípio da Economia: Diminuição da Utilidade Marginal Certa quantidade de uma coisa é mais útil para quem a possui em pequena quantidade do que para quem a possui em grande quantidade.
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Não faz muita diferença
Exemplo: X recebe: 150,00 X ganha: 100,00 Faz diferença Y recebe 1.500,00 Y ganha: 100,00 Não faz muita diferença
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Utilidade marginal nem sempre funciona.
Problema: Utilidade marginal nem sempre funciona. Vítima A: Perdeu a perna D; corre o risco de perder o dedo do pé E. Vítima B: Ferimento grave na perna, mas ela pode ser salva. Situação: condições de atender somente um.
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1. Sem tratar nenhum: 2. Tratar A: 3. Tratar B
Opções: 1. Sem tratar nenhum: A: perde uma perna e um dedo; B: perde uma perna. 2. Tratar A: A: perde uma perna; salva o dedo; 3. Tratar B A: perde a perna e o dedo; B: não perde nada.
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a igual consideração de interesses pode aumentar (em vez de diminuir)
Atender o menos grave. Resultado: Em casos especiais, a igual consideração de interesses pode aumentar (em vez de diminuir) a diferença de bem-estar.
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O princípio de igual consideração de interesses,
Portanto: O princípio de igual consideração de interesses, é um princípio mínimo de igualdade; não é um princípio de igualdade perfeita.
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IGUALDADE E DIVERSIDADE GENÉTICA
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“Até que ponto podemos fomentar o Q.I. e o aproveitamento escolar”.
Arthur Jensen (1969) Artigo: “Até que ponto podemos fomentar o Q.I. e o aproveitamento escolar”. Harvard Educational Review Relação: Americanos x afro-americanos Americanos: + Q. I.
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Questões: Mesmo que haja diferenças genéticas, o que implicaria isto para a noção de igualdade? Por um grupo étnico ter um Q.I. médio mais alto do que o de outro significa que devemos rejeitar o princípio de igualdade?
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O racismo e o sexismo estariam justificados?
Por homens e mulheres terem aptidões naturais distintas devem ter criações ímpares? O racismo e o sexismo estariam justificados?
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Diferença e Igualdade Racial:
Hipótese (p. 37) Há indícios de que existem diferenças de inteligência entre grupos étnicos de seres humanos. Qual a importância disso para a igualdade racial?
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Testes de Q.I., de fato, mostram a inteligência?
Melhor seria falar de “diferenças de Q.I.”, em vez de “diferenças de inteligência”.
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Diferenças de Q.I. em grupos étnicos diferentes.
Debate: Diferenças de Q.I. em grupos étnicos diferentes. Fator Genético (hereditário) X Fator ambiental (social)
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● Não deixamos de superar as desigualdades;
Singer: Mesmo que a hipótese genética esteja correta, essa defesa não “reconfortaria os verdadeiros racistas”. Razão 1 (p. 39) ● Não deixamos de superar as desigualdades;
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● Nem todos, individualmente, são totalmente baixos ou altos de Q.I.
Razão 2 (p. 39) ● Nem todos, individualmente, são totalmente baixos ou altos de Q.I. Razão 3 (p. 40) ● A noção de manter os interesses não é afetada pelo nível de inteligência.
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Diferença e Igualdade Sexual:
● Diferenças de gênero; ● Não são diferenças de Q.I. Homens – Mulheres: Diferença de aptidões
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● melhores em compreensão de textos escritos complexos;
Mulheres ● melhores em compreensão de textos escritos complexos; Homens ● melhores no desenvolvimento de aptidão visual – espacial.
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Diferença fundamental: Agressividade Homem: ● Comportamento agressivo;
● Competitividade; ● Impulso de dominar.
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Diferenças Psicológicas
Antagonismo: Ambiente x Biologia ● Diferenças psicológicas não justificam a discriminação (sexismo).
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(Condicionamento social)
HIPÓTESE AMBIENTAL (Condicionamento social) ● papéis diferentes; ● criação; ● literatura.
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Sociedade Primitiva Mulher: cuidadora Homem: caçador Agressividade (força física)
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Essa diferença é psíquica, biológica ou social?
. Essa diferença é psíquica, biológica ou social?
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HIPÓTESE BIOLÓGICA (Hereditária)
Base: agressividade Eleanor Emmons Maccoby Carol Nagy Jacklin “The Psychology of Sex Differences”
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Agressividade masculina:
● Em todas as sociedades observadas os homens são mais agressivos do que as mulheres; ● Grupos semelhantes – macacos – apresentam a mesma caraterística. ● Crianças – comportamento agressivo; ●Taxa de hormônios sexuais masculinos.
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IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E IGUALDADE DE CONDIÇÕES
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condições de igual oportunidades
Diferenças: ● renda ● status ● poder Pressuposto justo: condições de igual oportunidades
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Igualdade de oportunidades
B = ,00 A – B: tiveram a mesma oportunidade. B teve maior empenho. Ponto de partida: Igualdade de oportunidades
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Igualdade de Condições
Discussão: Igualdade de Condições Condições estruturais diversas ● aspecto do nível escolar; ● aspecto da estrutura familiar; ● aspecto econômico; ● diferenças genéticas.
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[1] segundo as capacidades; [2] segundo as necessidades. Conclusão:
Problema (p. 50) Recompensa: [1] segundo as capacidades; [2] segundo as necessidades. Conclusão: Deve-se pagar pela necessidade e pelo esforço.
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