A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria de Fátima Rato Padin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria de Fátima Rato Padin"— Transcrição da apresentação:

1 Maria de Fátima Rato Padin
"Fatores de Risco e de Proteção para o uso de Substâncias na Adolescência" Maria de Fátima Rato Padin

2 Por que algumas pessoas consomem drogas?
Em geral, as pessoas começam a consumir drogas por diferentes razões: Para sentir-se bem: Sensação de prazer, ex:cocaína: euforia, sensação de poder.

3 Por que algumas pessoas consomem drogas?
Para sentir-se melhor: Pessoas que sofrem de ansiedade, fobia social, transtornos relacionados a estresse, a depressão = diminuir os efeitos.

4 Por que algumas pessoas consomem drogas?
Para render melhor: A necessidade que algumas pessoas sentem de melhorar seu rendimento atlético ou cognitivo.

5 Por que algumas pessoas consomem drogas?
Por curiosidade ou “porque os outros fazem”: Nesse aspecto, os adolescentes são particularmente vulneráreis devido a forte influência que têm sobre eles a pressão de seus amigos e companheiros

6 Dependência Química: fatores biopsicossociais
Não há um só fator que determine que alguém se torne DQ. Os riscos: constituição biológica, podendo ser influenciado pelo sexo, a etnia, a etapa de desenvolvimento, entorno social. Os fatores genéticos, incluindo as mudanças causadas por meio ambiente , constituem entre 40 e 60% da vulnerabilidade para DQ. Os adolescentes e as pessoas com transtornos mentais: maior risco. Fatores ambientais: Ambiente familiar é o mais importante na infância. Pais abusadores maior chance de que seus filhos usem/abusem. Os colegas/pares: maior influência. Fatores que aumentam riscos: uso precoce e forma de administração.

7 Adolescentes Abusadores
Têm alteração comportamental Baixo rendimento acadêmico Correm risco de gravidez não planejada Contrair DSTs Vítimas de violência e etc.

8 O que se passa na cabeça dos Adolescentes
Engano: Vulcão de hormônios colocado em ebulição pelo processo de crescimento. Ou da angústia existencial própria de uma época de transição? Os adolescentes nem se ajustaram às mudanças causadas em seu corpo pela puberdade e o cérebro também começa a mudar. Pesquisas recentes revelam que nessa fase se inicia um processo de rearranjo dos neurônios tão intenso como aquele que aconteceu nos primeiros anos da infância. As áreas onde ocorrem as maiores transformações são justamente aquelas ligadas às emoções, ao discernimento e ao autocontrole. Essa é explicação científica para o comportamento tão impulsivo e temperamental dos teens. "Algumas áreas da estrutura cerebral só vão estar inteiramente maduras depois dos 20 anos”

9 Padrões de uso de álcool entre adolescentes Brasileiros
34% dos adolescentes bebem Idade média de início da experimentação  14a Maior freq de consumo: Região Sul,não estudam, não trabalham, cor negra e rendimento próprio. Quantidade usual: varia (sexo, classe social, renda e estudar ou não) Sexo masc: percentual bem maior do beber em “binge” Consumo de altas doses é frequente Pinsky e col.

10 Abuso altera cérebro de Abusadores?
1) Prejuízo acadêmico 2) Maiores riscos em acidentes, brigas , DSTs , Aids e gravidez 3) Maior probabilidade de DQ

11 Fatores de Risco e de Proteção
Fatores de Proteção Comportamento agressivo Hab. sociais deficientes Falta de supervisão e apoio parental Abuso de substância Disponibilidade de drogas Pobreza Auto controle Relações Positivas Monitoramento e apoio parental Parte acadêmica positiva Políticas de Saúde Pública Condições econômicas favoráveis e apoio comunidade Fatores de Risco e de Proteção

12 Blog Jogo Limpo Blog Se Liga! Blog Dependência Química

13 Obrigada! fatimapadin@uniad.org.br


Carregar ppt "Maria de Fátima Rato Padin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google