A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)"— Transcrição da apresentação:

1 Controlando Condições Emocionais para Aprendizagem (Controlling Emotional Conditions for Learning)
Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal) Analisador: Roberto Cabral de Mello Borges

2 Introdução Inteligência Emocional (EI) hoje é um importante fator de desempenho no trabalho, no lar e na escola. A inteligência emocional está diretamente ligada ao estado emocional do aprendiz (como ele se sente sobre si mesmo) e sua motivação (como ele se sente sobre o assunto). Sem emoção não podemos tomar uma decisão (Damasio, 1995). Emoções positivas facilitam o aprendizado enquanto que as negativas dificultam.

3 A regra das emoções no aprendizado
Inteligência emocional é mais importante do que a inteligência acadêmica para o desenvolvimento de uma pessoa(Goleman, Emotional Intelligence, 1995). QI contribui com 20% dos fatores que levam ao sucesso na vida, enquanto os outros 80% se referem a "outras forças". (Goleman). Um emocional "alto" provoca emissão de endorfinas no cérebro, que dispara um fluxo de acetilcolina, o neuro-transmissor vital que ordena que novos neurônios fiquem estampados em várias partes do cérebro. Ronald Kotulak (1997) descreve o acetilcolina como sendo "o óleo que faz a máquina da memória funcionar". Quando ele seca, a máquina congela (geralmente resultando em Alzheimer).

4 A regra das emoções no aprendizado
Diferentes emoções afetam o aprendizado: Ansiedade provoca um impacto negativo Sucesso tem impacto positivo Medo de errar tem influência negativa Emoções positivas podem incrementar: um pensamento criativo, flexível e integrado o processo de aprendizado O desafio é então, carregar o aprendiz de emoções positivas e remover as negativas.

5 A regra da "Sugestopedia"
Vem de sugestão + pedagogia Desenvolvida pelo búlgaro George Lozanov [médico e psicoterapeuta] em 1978, a técnica inclui vários componentes: sugestão Autoridade (prestígio) Comunicação (verbal e não verbal) Entonação e ritmo da apresentação Respiração sincronizada com a apresentação Relaxação Tranquilidade mental Metáforas mentais Estímulos subliminares Regras de execução ativas

6 Sugestopedia Elementos que devem estar presentes em um agente inteligente para a sugestopedia: Comunicação Ambiente Música Sugestão positiva Relaxação Uso dos hemisférios do cérebro: Direito: sonho, imaginação, criatividade, música, cores, ritmo, visualização Esquerdo: sequência, analítico,racional, lógica, objetividade, matemática Tradicionalmente educação envolvia apenas o hemisfério esquerdo, mas modernamente se sabe que o ideal é envolver os 2 hemisférios simultaneamente.

7 O lado direito tenta dizer a cor,
Conflito no cérebro: O lado direito tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra.

8 Sugestão Positiva Sugestão positiva Motivação
Estado emocional positivo Sugestão positiva Motivação

9 Capacidades de sugestionamento do cérebro humano
Se conseguir ler as primeiras palavras o cérebro decifrará automaticamente as outras... 3M D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R F3170 D3 4R314

10 Capacidades de sugestionamento do cérebro humano
De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

11 Visualização É um dos mais importantes componentes do cérebro humano para incrementar a aquisição de conhecimentos. Imaginação Treinamento Consciência, Inteligência Subconsciente

12 Exemplo: Um tijolo pesa um Kilo mais meio tijolo. Quanto pesam então, um tijolo e meio? 1 Kg

13 Exemplo: Um tijolo pesa um Kilo mais meio tijolo. Quanto pesam então, um tijolo e meio? 1 Kg

14 Exemplo: Um tijolo pesa um Kilo mais meio tijolo. Quanto pesam então, um tijolo e meio? 1 Kg

15 Modelo de Agente baseado em Holística
Sugestão Positiva Motivação Visualização Treinamento Imaginação Aprendiz pensa no processo que vai realizar e ativa seus sentidos Aprendiz é guiado para uma tarefa fácil e atrativa Aprendiz está interessado na tarefa Crença Desejo Intenção Agentes Especializados CA EA MA SA AA BA IA Comunicação Ambiente Música Sugestão Alfa Cérebro Imaginação

16 Conclusão A emoções são essenciais para o sucesso do processo de aprendizado. Nosso objetivo é criar mecanismos baseados em emoções capazes de integrar todos os elementos-chave de aceleração de aprendizagem, de modo a proporcionar o melhor ambiente de aprendizagem. Combinado com um ambiente virtual de aprendizagem personalizado, espera-se criar as condições de um controle emocional, vital para incrementar a aprendizagem.


Carregar ppt "Orly Benchetrit e Claude Frasson (Universidade de Montreal)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google