A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO  CURSO: MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AMBIENTAL ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SOCIEDADE & NATUREZA Profa. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

2 SOCIEDADE & NATUREZA METABOLISMO SOCIAL: processo social de transformação da natureza, através do qual a própria realidade se transforma. NATUREZA EXTERNA ↔ NATUREZA (trabalho) INTERNA (relações sociais)

3 SOCIEDADE & NATUREZA MATERIALISMO:
Ontológico: dependência unilateral do ser social em relação ao biológico; Epistemológico: existência independente, causal e legiforme de alguns objetos; Prático: homem como reprodutor/transformador das formas sociais. Marx: PRÁXIS/ABORDAGEM REALISTA E RELACIONAL (DIALÉTICA) Epicuro: rejeição às explicações teológicas: TODA A EXISTÊNCIA MATERIAL É INTERDEPENDENTE E RELACIONADA AOS ÁTOMOS RELAÇÕES SOCIAS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDAS E REJEIÇÃO À VISÃO TEOLÓGICA DE MUNDO: bases do materialismo dialético.

4 SOCIEDADE & NATUREZA A DIALÉTICA – o conceito de Sartre:
“Itinerário do pensamento humano em seu enfrentamento com a natureza e com a sociedade, para transformá-las. É alógica da ação. Procede mediante contradições, negações construtivas e sínteses parciais, nunca acabadas e sempre sob questão.” (Anzieu, 1971, apud TOZONI REIS et al., 2007). OUTROS PRESSUPOSTOS: “Qualquer transformação envolvendo seres humanos só é possível a partir do agrupamento das pessoas.” (TOZONI REIS, 2007); “Todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais, desenvolvida em decorrência do modo de produção.” (LANE, 1984 apud TOZONI REIS et al., 2007);

5 SOCIEDADE & NATUREZA A UTOPIA MARXISTA:
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL ↔ MUDANÇA DOS MODOS DE PRODUÇÃO REGULAÇÃO RACIONAL DO “METABOLISMO” COM A NATUREZA” CONTROLE COMUNITÁRIO/APROXIMAÇÃO CAMPO-CIDADE A superação da insustentabilidade do modelo capitalista/industrialista requer: Ruptura das relações de exploração do trabalho, mas também transcendência - regulação da relação metabólica sociedade&natureza perpassando a ciência moderna e a indústria!!!!!

6 SOCIEDADE & NATUREZA Marx e Liebig: os enclosures, a segunda revolução agrícola e a degradação do solo: FERTILIDADE HISTÓRICA (Anderson) X FERTILIDADE ABSOLUTA (Malthus) A RENDA CAPITALISTA DO SOLO ESTÁ REGULADA PELO LUCRO INDUSTRIAL!!! Deslocamento da força de trabalho; Destruição acelerada das formas simples de produção mercantil pela produção mecanizada. ÊXODO RURAL; AGLOMERAÇÃO URBANA; POLUIÇÃO; PATOLOGIAS SOCIAIS!!!!!

7 ALIENAÇÃO e SEPARAÇÃO CIDADE/CAMPO
SOCIEDADE & NATUREZA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA: Relações c/ o mundo externo mediadas ↔ Relações c/ o mundo interno: por “instrumentos” previamente componentes separados – divisão produzidos social do trabalho Dissolução das relações c/ o meio físico-natural (“a terra”) e no interior do tecido social ALIENAÇÃO e SEPARAÇÃO CIDADE/CAMPO FALHA METABÓLICA

8 O VALOR DA NATUREZA RIQUEZA MATERIAL RIQUEZA SOCIAL
(natureza apta para ser consumida) MERCADORIA: riqueza material e valor de troca VALOR DE TROCA (da natureza) se expressa somente por VALOR DE TROCA DOMINAÇÃO DA NATUREZA

9 O VALOR DA NATUREZA INTRODUÇÃO – EDI
Após leitura dos textos “O metabolismo com a natureza” “A ecologia de Marx” e “Marx´s Ecology”, responda às questões abaixo: A luz do conceito de metabolismo social, explique a afirmativa: “A essência do peixe, escreveriam Marx e Engels, em A ideologia alemã, é o seu ser, água... A “essência” do peixe de água doce é a água de um rio. Mas deixa de ser a “essência” do peixe e não é mais um meio adequado de existência assim que o rio passa a servir à indústria, assim que é poluído...Tudo isso aponta para o fato de que o ser do peixe estaria num certo sentido alienado em decorrência da práxis humana.” Em FOSTER, Bellamy. A ecologia de Marx. 2) Explique como Epicuro influenciou o materialismo dialético. 3) Relacione o duplo conceito de riqueza às práticas de dominação da natureza. 4) Sintetize a avalie criticamente a proposta de “Sociedades de Produtores Associados”.

10 REFLEXÃO FINAL: AFINAL, QUANTO VALEM A VIDA E A NATUREZA?
O VALOR DA NATUREZA REFLEXÃO FINAL: AFINAL, QUANTO VALEM A VIDA E A NATUREZA?


Carregar ppt "ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google