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Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet

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Apresentação em tema: "Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório Real com Acesso Remoto via Internet
Carine Campos Teixeira Orientador: Cairo L. Nascimento Jr. Co-Orientador: Luis Filipe W. Barbosa

2 Índice Introdução Objetivo Desafio Histórico
Laboratório Real Remoto - ITA Conclusões Perspectivas Futuras EE Seminário de Tese

3 Introdução O controle de sistemas à distância é uma necessidade do mundo atual. Laboratórios reais e com acesso remoto tem sido propostos como eficazes formas de auxílio ao ensino à distância. EE Seminário de Tese

4 Por que laboratório real remoto?
O grande número de estudantes envolvidos na disciplina; Modelo de educação baseada na educação à distância; Recursos econômicos insuficientes. EE Seminário de Tese

5 Objetivo Desenvolvimento de ferramentas que possibilite a qualquer pessoa: o envio de comandos e; monitoração remota de experimentos de um laboratório real através de qualquer computador conectado à Internet. EE Seminário de Tese

6 Desafio Fornecer uma estrutura onde experimentos reais, e de acesso remoto, podem ser alterados e comandados sem dificuldades. EE Seminário de Tese

7 Histórico EE Seminário de Tese

8 iLab - MIT EE Seminário de Tese

9 iLab - MIT O Lab Server; O Lab Client; O Service Broker.
O desenho do iLab é separado em três distintos módulos conectados por uma arquitetura de Web Service, tais como: O Lab Server; O Lab Client; O Service Broker. EE Seminário de Tese

10 iLab - MIT Experimentos monitorados via Web: Flagpole;
The sensor experiment; Heat exchange; Microelectronic WebLab. EE Seminário de Tese

11 ACT – Automatic Control Telelab
EE Seminário de Tese

12 ACT – Automatic Control Telelab
O laboratório da Universidade de Siena (Itália), possui as seguintes características: escolha de um controlador pré definido ou possibilidade de construção de um novo; ambiente do MatLab e Simulink; mudança de controladores e sinais de referência; Gráficos e vídeos online. EE Seminário de Tese

13 No ACT estão disponíveis atualmente 5 experimentos:
Controle de Posição; Controle de Velocidade; Controle de Vazão; Levitação Magnética; Simulador de Helicóptero; Robô Lego Mindstorms. EE Seminário de Tese

14 GigaBOT WebLab- UNICAMP
EE Seminário de Tese

15 GigaBot WebLab- UNICAMP
A arquitetura para WebLab utiliza serviços de rede classificados em três categorias: serviços de acesso; de interação; e de comunicação. EE Seminário de Tese

16 GigaBOT WebLab- UNICAMP
A estrutura do WebLab da UNICAMP pode utilizar ainda serviços oferecidos por outros WebLabs formando assim uma federação de laboratórios reais com acesso remoto através da Internet. EE Seminário de Tese

17 Outros Projetos no Mundo
UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), Espanha (Dormido Bencomo, 2003); Swiss Federal Institute Technology (Gillet, et. al., 2000); Universidade Nacional de Singapura, Oregon State University, Columbia University, etc. EE Seminário de Tese

18 Outros Projetos no Brasil
GigaBot UNICAMP (Eleri, 2006); UFU-FACOM (Faina, 2006); PUCRS-GACS (Grupo de Automação Sistemas e Controle) (Pereira, 2006); GRACO (Grupo de Automação e Controle) (Álvares ,et. al., 2003 ), da UNB. EE Seminário de Tese

19 Laboratório Real Remoto - ITA
Este trabalho propõe a criação de um laboratório com acesso remoto a experimentos reais existentes no ITA através da Internet. EE Seminário de Tese

20 Laboratório Real Remoto - ITA
Componentes principais do sistema: três computadores conectados à Internet: Executa um programa “web browser” padrão (usuário); Executa um programa “web server local”; Está conectado com o experimento real “computador do experimento real” . EE Seminário de Tese

21 EE Seminário de Tese

22 EE Seminário de Tese

23 Experimentos LRR - ITA Romeo III; Kit de Levitação Magnética;
Kit de Controle Térmico; Kit de Servomecanismos. EE Seminário de Tese

24 Romeo III EE Seminário de Tese

25 Configuração adotada para o controle via internet do robô ROMEO III.
EE Seminário de Tese

26 Estratégia de Controle.
EE Seminário de Tese

27 Página em HTML de controle do robô.
EE Seminário de Tese

28 Status de comando enviado para o robô
EE Seminário de Tese

29 Visão da câmera instalada no LRR mostrando o robô em tempo real
EE Seminário de Tese

30 Maglev EE Seminário de Tese

31 Visão Geral EE Seminário de Tese

32 Maglev – Interface Gráfica
EE Seminário de Tese

33 Maglev - Trajetória EE Seminário de Tese

34 Maglev – Coleta de Dados
EE Seminário de Tese

35 Projeto Kyatera EE Seminário de Tese

36 Projeto KyaTera A rede óptica KyaTera é uma plataforma de testes:
pesquisa novos conceitos em redes ópticas; desenvolve novas aplicações da internet avançada; demonstra experimentalmente a aplicação das tecnologias propostas; interliga os laboratórios participantes. EE Seminário de Tese

37 Projeto KyaTera EE Seminário de Tese

38 Projeto Kyatera Por que KyaTera para WebLabs?
alta velocidade na transmissão de dados; robusta; segura. EE Seminário de Tese

39 Projeto KyaTera Programa TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada); um programa financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Projeto KyaTera; Federação de WebLabs. EE Seminário de Tese

40 KyaTera Federação de WebLabs
EE Seminário de Tese

41 Considerações Finais EE Seminário de Tese

42 Requisitos De fácil compreensão e de fácil uso;
Adaptação de materiais didáticos ao novo contexto; Supervisão online do ambiente do experimento; Política de segurança do sistema físico e servidor apropriado; EE Seminário de Tese

43 Requisitos Múltiplas plataformas do software do cliente;
Segurança do cliente; Software do cliente gratuito; Flexibilidade na formulação dos programas; Salvar os dados experimentais. EE Seminário de Tese

44 Desvantagens Ausência de contato físico com o experimento;
Não aplicabilidade em alguns experimentos; Instabilidade das transmissões através da Internet. EE Seminário de Tese

45 Vantagens Laboratórios podem ser acessados 24 horas por dia;
Estudantes não precisam se deslocar para realizar tarefas; Boa exploração dos recursos investidos; Acessibilidade à diferentes tipos de experimentos. EE Seminário de Tese

46 Vantagens Preparação antecipada do experimento pelos estudantes;
Ganho no processo de aprendizagem; Adaptação e personalização do ambiente do laboratório para alunos com deficiência física. EE Seminário de Tese

47 Conclusões Os WebLabs são laboratórios de acesso remoto que viabilizam novas possibilidades para o ensino e a pesquisa; Os recursos materiais de um laboratório podem ser compartilhados. Empresas também podem usar os WebLabs nos seus treinamentos. Cooperações científicas mais dinâmicas se viabilizam. EE Seminário de Tese

48 Perspectivas Futuras Adição de conteúdo teórico sobre cada um dos experimentos na página para o usuário; Separação do servidor em dois ou mais computadores; Adição de outros experimentos físicos com controle remoto via internet; Integração com a federação de WebLab. EE Seminário de Tese

49 Obrigada!!! EE Seminário de Tese


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