A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001"— Transcrição da apresentação:

1 Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001
Promoção do Aleitamento Materno na escola Profa.Dra. Silvia Marina Anaruma UNESP – Instituto de Biociências – Depto de Educação – Campus de Rio Claro - SP

2 Tópicos 2.2. Exemplos 1.Porque abordar sobre o aleitamento na escola
1.1.O objetivo da educação 1.2. Aleitamento materno e formação do ser humano ideal 1.3. Educação , escola e aleitamento materno 1.4. Abordagem teórica 1.5. Contextualização 2. Como abordar 2.1. Tópicos a serem abordados 2.2. Exemplos 2.3. Materiais pedagógicos

3 Que ser humano nós sonhamos para o futuro?
Saúde física, psicológica e social Sereno Responsável Apego Inteligente Sociável

4 Aleitamento materno propicia tudo isso...
Melhor alimento para o bebê até os dois anos de idade Favorece o vínculo entre mãe e bebê Favorece o desenvolvimento da fala, respiração, dentição e acuidade visual. Aumenta a inteligência Previne a obesidade Traz vantagens para a mãe e a família

5 Porque olhar para a escola como um espaço para a promoção do aleitamento materno?

6 A amamentação é um hibrido natureza -cultura, portanto, permeado por condicionantes sociais, políticos, históricos e culturais (ALMEIDA E NOVAK, 2004)

7 Isto significa que... A amamentação não é um ato instintivo
Isto explica porque: a mãe opta por não amamentar desmama seu filho precocemente tem dificuldade para amamentar a perpetuação dos mitos A amamentação tem que ser aprendida

8 O papel da Educação A Educação está em todos os lugares
Escola – lugar da Educação formal Lugar onde vai ocorrer a reprodução dos saberes de uma cultura, papel fundamental na construção do conhecimento e na formação de valores Ela reflete a sociedade em que ocorre É processo em busca de um fim

9 Abordagem que fundamenta a minha reflexão: Teoria Socio-interacionista (Vygotski)
Todo fenômeno deve ser estudado como processo em movimento e em mudança Nenhum fato ou fenômeno se justifica isolado do contexto social onde é gerado e se desenvolve O processo de construção do conhecimento ocorre através da interação do sujeito historicamente situado com o ambiente sócio-cultural onde vive Os significados das palavras são construídas socialmente Somente o pensar crítico sobre a realidade pode transformá-la Os processos de aprendizagem e de desenvolvimento estão relacionados desde o nascimento da criança ( muito antes dela entrar na escola)

10 No fim das contas só a vida educa, e quanto mais amplamente ela irromper na escola mais dinâmico e rico será o processo educativo. O maior erro da escola foi ter se fechado e se isolado da vida com uma cerca alta. A educação é tão inadmissível fora da vida quanto a combustão sem oxigênio ou a respiração no vácuo (VYGOTYSKY, 2001)

11 Interacionista (Piaget)
Na sua concepção de ensino-aprendizagem, o sujeito que aprende não é visto como mero expectador, mas como um sujeito ativo, que para aprender interage com o seu ambiente. Conhecer não consiste, com efeito, em copiar o real, mas agir sobre ele e transformá-lo (na aparência ou na realidade), de maneira a compreendê-lo em função dos sistemas de transformação aos quais estão ligadas estas ações. De acordo com os estudos sobre a construção do conhecimento, o processo educativo ocorre primeiramente, quando tomamos contato com o objeto de conhecimento, numa atitude de interação, posteriormente, e uma vez que nos faça sentido, transformaremos a nossa realidade, incorporando esta informação ao nosso cotidiano. (PIAGET, 1973; 1983)

12 Como é o contexto de hoje?
individualismo, competitividade, descartável, automação, incertezas, desconstruções, consumo, globalização,perda de fronteiras, instantâneo, fugaz, efêmero,descartável, corpo objeto de consumo, tudo é reduzido ao lucro, aceleração da noção de tempo e diminuição da noção de espaço (SOUZA, 2004)

13 Temáticas importantes para serem trabalhadas na escola
1. Mitos e crendices do aleitamento materno: O leite é fraco A mãe tem pouco leite O bebê não quis sugar o peito O leite artificial substitui o leite materno Amamentação faz o peito cair A chupeta acalma o bebê e não prejudica o aleitamento materno A mamadeira não prejudica o aleitamento materno

14 2. Amamentação um ato natural nos mamíferos, influenciada pela cultura
3. Importância do aleitamento materno 4. A fisiologia das mamas

15 Enfim... a desconstrução de mitos e a construção de conhecimentos e atitudes positivas frente à amamentação, Ligar a teoria aos problemas concretos dos seus alunos Mães, alunos e funcionários INFORMAR

16 COMO Usa das diferentes linguagens para criar uma cultura do aleitamento materno

17 PROAMA VIDEO

18 Conversando com o poder público e privado

19 Oficina com gestantes da Comunidade

20 Conversando com as mães
Oficina Bom Sucesso

21 Promovendo cursos Parto na água :

22 Promovendo a participação das mães em desfile de modas

23 Produzindo material pedagógico

24

25

26 Nossas bonequinhas que parem e amamentam

27 Criando uma cultura do aleitamento materno nas crianças

28 Exposição no saguão da Administração do Instituto de Biociências – UNESP

29 Treinamento das monitoras de EMEIS

30 Indo de encontro co ma comunidade
Indo de encontro à comunidade

31

32 Levando a informação para as mulheres onde elas estiverem...
Nas empresas Levando a informação para as mulheres onde elas estiverem...

33 Dia do mamaço

34

35 Curso de material pedagógico para costureiras da Prefeitura

36 Teatro na escola

37 A ética do conhecimento responsável se refere à capacidade do ser humano de utilizar seu conhecimento com um objetivo único: melhorar a qualidade de vida planetária (SOUZA, 2004)

38 Nós temos que fazer a diferença para as nossas crianças

39 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA ALMEIDA, J.A.G. de e NOVAK, F.R. Amamentação: um híbrido natureza- cultura. Jornal de Pediatria. V.80, n. 5 (supl), 2004. MARQUES,L.P.; OLIVEIRA, S.P.P. Paulo Freire e Vygotisky: Reflexões sobre a Educação. V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações... Petrópolis. Ed. Vozes, 1973 (Col. Psicologia da Inteligência I). PIAGET, J. Psicologia da inteligência. 2a ed., RJ, Zahar ed. , 1983. SOUZA, S.A.F. Lembrando as semelhanças sem esquecer as diferenças: por uma ética planetária em nossas práticas pedagógica, XVIII Congresso Nacional de Educação da AEC, Natal,RN, 2004 VYGOTSKY, L.S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

40 CONTATOS: Fone: (19) 35264277 Fax: (19) 35464246
UNESP – Instituto de Biociências, Depto de Educação, Campus da Bela Vista. - Av 24 A, n. 1515, Rio Claro, SP - CEP: Fone: (19) Fax: (19)


Carregar ppt "Semana Mundial de Aleitamento Materno em Monte Alto 2001"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google