A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas do SQC Por Carlos Reis."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas do SQC Por Carlos Reis

2 COMO MEDIR? Utilizando ferramentas apropriadas para o alcance do resultado no objeto a ser mensurado; Apresentam-se, a seguir, sete ferramentas básicas da qualidade (Ishikawa), como referência de medição...

3 1-ESTRATIFICAÇÃO O QUE É
Diversas maneiras de se agrupar os mesmos dados. Agrupamento de dados iguais ou semelhantes. PARA QUE SERVE Para possibilitar uma melhor avaliação da situação, identificando o principal problema.

4 Exemplo

5 2-FOLHA DE VERIFICAÇÃO O QUE É Planilha para a coleta de dados
PARA QUE SERVE Para facilitar a coleta aos dados pertinentes a um determinado problema.

6 Folha de Verificação Ferramenta utilizada a partir de uma pesquisa feita por meio de questionários ou entrevistas, para padronizar e verificar resultados de trabalhos ou para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados. A construção da Folha de Verificação é simples: em uma coluna relacionam-se os principais defeitos/problemas apontados pelos clientes pesquisados e, em outra coluna, o total de citações que aqueles problemas tiveram. Os dados pesquisados na Folha de Verificação e listados em ordem de prioridade permitem a representação gráfica dos dados obtidos, demonstrada no Diagrama de Pareto.

7 Exemplo: Processo de Compras
Problemas Verificação Total Atraso na liberação de recursos financeiros III II 5 Baixo interesse dos fornecedores nas licitações III II II III 10 Especificações de materiais imprecisas III II II III I IIII 15 Atraso na liberação de crédito III II II III IIII I IIII I 20

8 Problemas Frequência (%) Frequência Acumulada Atraso na liberação de créditos 20 (40%) Especificações imprecisas de materiais 15 (30%) 35 (70%) Baixo interesse dos fornecedores nas licitações 10 (20%) 45 (90%) Atraso na liberação de recursos financeiros 05 (10%) 05 (100%) Total 50 (100%)

9 3-GRÁFICO DE PARETO O QUE É
Diagrama de barras que ordena as ocorrências da maior para a menor. PARA QUE SERVE Para hierarquizar o ataque aos problemas.

10 Diagrama de Pareto Gráfico que mostra a ordem de importância na resolução dos problemas pesquisados, isto é, sua prioridade. A correta utilização desse gráfico oferece mais consistência às análises realizadas pelo grupo de melhoria de processos, sinalizando por onde se deve começar a otimização do processo estudado.

11 Exemplo

12 4-DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
O QUE É Diagrama que expressa de modo simples e fácil, a série causas de um efeito (problema). PARA QUE SERVE Para pesquisar de forma sinérgica, (ação/movimento) as causas de um problema.

13 Diagrama de causa e efeito
Este diagrama torna possível a rápida identificação de todas as causas relacionadas a um determinado problema (efeito) e sua imediata correlação com um assunto global (família). Para facilitar o agrupamento das causas em famílias, pode-se utilizar a técnica conhecida como “espinha de peixe”, 6 ou 7M ...

14 7 M 1 Mão-de-obra O pessoal está qualificado? Possui experiência?
Está motivado? É suficiente? É adequado? 2 Máquinas e equipamentos São suficientes? São adequados? A manutenção é adequada? O arranjo físico é adequado? 3 Método As rotinas são claras e objetivas? Existem excessos de burocracia? As normas atuais cumprem a finalidade? Há trabalhos que seriam mais bem executados em outro setor? Existe retrabalho?

15 7 M 4 Materiais Estão disponíveis quando necessários?
Possuem a qualidade certa? 5 Finanças (money) Está disponível quando necessário? Existem excessos de restrições? 6 Gerenciamento (management) Os controles são adequados? Existem controles ou relatórios inúteis? As medidas de desempenho são colhidas e avaliadas? 7 Meio ambiente O layout, a iluminação e a temperatura são adequados? Existem ruídos? Existem outros tipos de condições ambientais desfavoráveis (poluição, lixo, gases, resíduos industriais, etc)?

16 Exemplo

17 5-DIAGRAMA DE DISPERSÃO
O QUE É Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis. PARA QUE SERVE Para verificar a existência ou não de relação entre duas varáveis.

18 Exemplo

19 6-HISTOGRAMA O QUE É Diagrama de barras que representa a distribuição da freqüência de uma população. PARA QUE SERVE Para verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

20 Exemplo

21 7-GRÁFICO SEQUENCIAL E DE CONTROLE
O QUE É Gráficos que permitem o monitoramento dos processos. PARA QUE SERVE Para identificar o aparecimento de causas especiais nos processos.

22 Exemplo


Carregar ppt "Ferramentas do SQC Por Carlos Reis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google