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Teoria da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Administração
Prof. Msc. Marcos Chiminazzo

2 Bibliografia Complementar
Bibliografia Básica CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração.6.ed.São Paulo: Campus, 1999. FERNANDES, A. Administração inteligente: novos caminhos para as organizações do século XXI. São Paulo: Futura, 2001. MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração.5.ed.São Paulo: Atlas, 2000. TAYLOR, F.W. Princípios de administração científica. 8.ed.São Paulo.Atlas,1990. Bibliografia Complementar WALTON, M. O método demming de administração. Rio de Janeiro: Marques,1989. KOONTZ, H; O’DONNELL,C. Princípios de administração. São Paulo: Pioneira,1978. ROCHA,L.O.L. Organização e métodos: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas,1985.

3 A. Significado da Administração

4 Teoria da Administração
MAPA CONCEITUAL Setores Paradigmas Mudanças no Século XXI Eficiência e Eficácia Administração O papel dos Gerentes Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Habilidades Gerenciais Estratégico Administrativo Operacional Planejamento Liderança Funções da Administração (POLC) Estrutura Áreas Funcionais Estruturas Organizacionais Organização Controle

5 Administração “É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais, de maneira eficiente e eficaz.” BATEMAN & SNELL, 1998 – P. 27 “Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.” STONER, James, 1995 – P. 5

6 Administração “O termo se refere ao processo de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e eficazmente com e através de outras pessoas. O processo representa as funções ou atividades primárias realizadas por administradores. Estas funções são tipicamente denominadas planejamento, organização, liderança e controle.” ROBBINS & COULTER, 1998 – P. 3

7 Informação e Conhecimento
ADMINISTRAR: é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Maximiano, A. C. A. RECURSOS Pessoas Informação e Conhecimento Espaço Dinheiro Instalações DECISÕES Planejamento Organização Execução e Direção Controle OBJETIVOS Resultados Esperados Do Sistema

8 ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA OU TÉCNICA?
“A Administração é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Neste sentido, como ciência, a administração gera teorias e hipóteses que permitem uma abordagem prescritiva e normativa intimamente vinculada á técnica de administração, que trata de conduzir as organizações e empresas aos objetivos visados. Se a técnica atua sem o conhecimento do que esta acontecendo, ela passa a ser um ensaio meramente empírico e não cientifico.” A palavra administração vem do latim AD (direção para, tendência para).

9 A Administração é necessária porque:
Organizações precisam ser gerenciadas Organizações têm objetivos a atingir: Oferecer serviços a sociedade Consegue harmonizar objetivos conflitantes Permite que as organizações alcancem eficiência e eficácia

10 Organização Pessoas Informação Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro
Instalações ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS

11 Primeiro Setor Poder público - federal, estadual , municipal
- executivo, legislativo, judiciário

12 Segundo Setor Empreendedor Econômico privado Indústria, comércio.

13 Terceiro Setor Rede de organizações privadas autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas ou diretores, atendendo propósitos públicos, embora localizada à margem do aparelho formal do Estado. Sociedade civil = ONG, OSCIP, Associações.

14 Formação do conhecimento administrativo
Relatos da experiência prática Métodos científicos de observação e análises TEORIA Enfoques, modelos técnicas, etc. PRÁTICA Experiência prática de administradores e organizações DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação formal e informal Contatos pessoais Livros Artigos Treinamento

15 Paradigmas Modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso.

16 PARADIGMAS NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO.
Premissas ou hipóteses – explicações que ajudam a entender as organizações; Modelos de administração e organização – compreendem todos os tipos de técnicas e soluções para administrar; Contexto – conjuntura social, econômica, tecnológica, competitiva, dentro da qual as organizações são administradas.

17 PARADIGMAS TRADICIONAIS PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores.Futuro: “Reconhecimento” de imagens. Trabalhadores em serviço e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior.

18 PARADIGMAS TRADICIONAIS PARADIGMAS DO TERCEIRO MILÊNIO
Emprego e carreia estáveis. Grandes estruturas organizacionais. Ênfase na eficiência. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal,empreendedorismo. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial

19 Transição da Relação Empregado X Empresa
Relação emprego mais estável Abundância de oportunidades para média gerência Emprego por toda a vida Promoção a cada dois anos Plano de carreira oferecido e controlado pelas empresas Algumas trocas de emprego Organização mais enxuta Empregável por toda a vida Movimentação lateral Auto gerenciamento de carreira

20 Mudanças no contrato de trabalho
Estabilidade/previsibilidade Permanência Aumento do nº de funcionários Padrões rígidos de trabalho Relação vitalícia Valorização da lealdade Paternalismo Compromisso com a empresa Empresa define benefícios Segurança de emprego Crescimento linear da carreira Onetime learning Mudanças/incertezas Temporariedade Diminuição do nº de funcionários, maior produtividade Padrões flexíveis de trabalho Aposentadoria gradual Valorização da performance e perfil Autoconfiança / responsabilidade Compromisso consigo também Empresa define contribuições Desenvolvimento e realização Carreiras múltiplas Aprendizado permanente

21 Eficiência e Eficácia Eficácia Eficiência Atingir os objetivos
Fazer as coisas certas Relação entre resultados alcançados e objetivos planejados Eficiência Usar os recursos da melhor maneira possível; minimizar perdas Fazer certo as coisas Relação entre resultados alcançados e recursos empregados

22 Bons Administradores são eficazes e eficientes!

23 B.1 O Papel dos gerentes

24 ADMINISTRADOR Responsabilidade pelo trabalho dos
outros Responsabilidade pelos resultados Motivar Assegurar a colaboração Comandar Estabelecer Objetivos Prever Organizar Controlar ou avaliar Isto requer, principalmente, habilitações Humanas Isto requer, principal - mente, habilitações conceituais (e secundaria - mente habilitações técnicas)

25 Barnard e as Funções do Executivo
Trabalhar com a Organização Informal Incutir Senso de Propósito Moral Entender a Aceitação da Autoridade Facilitar a Comunicação Tomar Decisões

26 Barnard e as Funções do Executivo
A sobrevivência de uma organização depende mais do equilíbrio com o ambiente externo do que dos sistemas internos. O executivo deve privilegiar a comunicação para obter cooperação da organização informal. A organização informal, se reconhecida, oferece contribuição para a sobrevivência da organização formal. A cooperação mútua pode ser avaliada em termos de sua eficácia e eficiência. A capacidade de realizar objetivos explícitos resulta na eficácia do sistema corporativo. A eficiência é a capacidade de atender aos objetivos das pessoas. A disposição para cooperar está no equilíbrio entre esforço do empregado e os benefícios materiais e não materiais (e persuasão) que o empregado recebe da organização (doutrinação). O executivo deve incutir um senso de propósito moral aos seus empregados. (valores, “amálgama” para a organização) A tomada de decisão é uma arte e tem grande importância para o executivo. Os gerentes dependem dos subordinados para implementar suas decisões e devem rever o tradicional conceito de autoridade

27 Processos de tomada de decisão (Herbert Simon)
Julgamento e Avaliação de Alternativas Decisão Concepção Criação de Alternativas Análise de um problema ou situação que exige solução Prospecção Problema

28 Mintzberg e os papéis gerenciais
Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador Papéis de Decisão Monitor Disseminador (de fora para dentro) Porta-Voz (de dentro para a organização) Figura de Proa (símbolo) Líder (cap. De influir) Ligação (vínculo entre equipes) Papéis Interpessoais Papéis de Informação

29 Rosemary Stewart e as dimensões dos papéis dos gerentes
DECISÕES (oportunidades, escolhas) EXIGÊNCIAS (obrigações) RESTRIÇÕES (limitações)

30 Fred Luthans e o desempenho dos gerentes
Prioridades Gerente de Sucesso (visa obj. pessoais) Gerente Eficaz (visa obj. da organização) 1 Networking Comunicação 2 Recursos Humanos 3 Administração 5

31 Princípios de Administração de Alta Performance DESEMPENHO INDIVIDUAL
Andrew Grove : Princípios de Administração de Alta Performance DESEMPENHO INDIVIDUAL PRODUÇÃO TRABALHO DE EQUIPE Desempenho depende de motivação e competência Treinar e motivar equipe são responsabilidade fundamentais dos gerentes Produção sempre é trabalho de equipe Produção do gerente é feita dos resultados de sua equipe Atividade do gerente deve ser dividida com a equipe eficientemente Todos produzem (de alguma forma) Produzir é a palavra que define resultados


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