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QUEM SOU ? Psicopedagoga há 05 anos – Atuo em Clínica Especializada e em Instituições Educacionais. Psicopedagoga da FASJ-Faculdade São Francisco.

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3 QUEM SOU ? Psicopedagoga há 05 anos – Atuo em Clínica Especializada e em Instituições Educacionais. Psicopedagoga da FASJ-Faculdade São Francisco de Juazeiro, lotada no NAP-Núcleo de Apoio Pedagógico. Membro da ABPp, durante 04 anos consecutivos. Professora dos Cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia.

4 O QUE FAÇO ? Utilizo jogos, o “faz de conta” e instrumentos psicopedagógicos específicos para diagóstico e intervenção psicopedagógica com crianças, jovens e adultos.

5 Conhecimento Prévio. Conceituando Aprendizagem Dificuldade de Aprendizagem e Dificuldade de Ensinagem Analisando casos Distúrbios de Aprendizagem Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica Podemos concluir que....

6 O que é distúrbio de aprendizagem?
O que é Aprendizagem? O que é dificuldade de aprendizagem? O que é distúrbio de aprendizagem?

7 APRENDIZAGEM: PROCESSO QUE SE REALIZA NO INTERIOR DO INDIVÍDUO E SE MANIFESTA POR UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO RELATIVAMENTE PERMANENTE.

8 Três características do bom aprender:
a) Uma mudança duradoura; b) E transferível para novas situações; c) Como consequência direta da prática realizada. (Romero,1995)

9 ANALISANDO UM CASO... a) DADOS PESSOAIS: Criança com seis anos e três meses, filha única, ingressou na escola com proposta socioconstrutivista com dois anos e meio, educada, alegre e, aparentemente, inteligente. b)MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS: Troca de escola, cidade e região (antes morava na região sul e mudou-se para o Nordeste), foi matriculada numa escola socioconstrutivista, na turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. c)MOTIVO DA PROCURA: A escola encaminhou porque tinha dificuldade de escrita, de concentração, alegando que poderia ser hiperativa.

10 Parelha Educativa

11 Parelha Educativa

12 Diagnóstico de Escrita

13 Diagnóstico de Escrita

14 Diagnóstico do caso 01 Dificuldade de ensinagem;
Vínculo inadequado com a escola. Mas o que é dificuldade de ensinagem? É a falta de estratégias para estimular e proporcionar ao sujeito aprendente a capacidade de envolvimento e apropriação do objeto em estudo.

15 Dificuldade de Aprendizagem
Trata-se de um conjunto de sinais sintomatológicos que provocam uma série de pertubações no aprender do sujeito, interferindo no processo de aquisição e manutenção de informações. É não conseguir entender o processo no qual o sujeito está inserido.

16 TRANSTORNO OU DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
DIS + TURBARE = ALTERAÇÃO VIOLENTA DA ORDEM NATURAL DA APRENDIZAGEM.

17 TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
A habilidade mental se desenvolve de forma irregular, de modo que se verifica uma discrepância marcante entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas, considerando-se a idade da criança, seu quociente de inteligência e grau de escolaridade.

18 PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
Prevalência: de 4 a 5% na população escolar (Roush, 1995) Transtornos de Leitura: predominantes afetando cerca de 80% das crianças. Se a estas forem acrescidas as que apresentam TDAH chegamos a um valor de 11%.

19 Leitura: DISLEXIA Alguns Distúrbios ligados à Linguagem
Alexia-Impossibilidade absoluta de ler. DISLEXIA DIS – distúrbio LEXIA - (latim) leitura; (grego) linguagem DISLEXIA – domínio insuficiente na leitura

20  60 a 80% são do sexo masculino
DISLEXIA  Caracteriza-se por distorções, substituições ou omissões, por lentidão e erros na compreensão, tanto na leitura em voz alta quanto na silenciosa.  Em geral pode vir associada ao transtorno da matemática e da expressão escrita.  60 a 80% são do sexo masculino

21 Escrita Disgrafia - transtorno na escrita, traçado disforme, margens malfeitas, linhas irregulares, pressão forte ou fraca, ligações inexistentes. Agrafia-Impossibilidade de comunicar algo por escrito,independente do nível mental e dos antecedentes escolares. Disortografia- confusão na escrita, no uso das letras, b/d, p/q, e/a, b/h, f/v, p/b, na/a, en/e, casa/caza, azar/asar, exame/ezame, caixa/caxa.

22 Transtornos da Matemática
Discalculia habilidades de atenção e memória; copiar corretamente números ou cifras, lembrar de somar números “levados” e observar sinais de operações;

23 ANALISANDO O CASO 2... a)DADOS PESSOAIS: Adolescente de 14 anos filho mais velho do casal,tem mais dois irmãos que não apresentam dificuldades. b)MOTIVO DA PROCURA: Dificuldade de ler, escrever,só vem regredindo estuda na 8ª série e tomou medicamento durante seis meses para TDAH.

24 Escrita:Disortografia.
Diagnóstico do caso 02 Leitura:Dislexia- Apresentava muita dificuldade em ler,só conseguia silabar alguns sons. Escrita:Disortografia. Encaminhamento:Neurologista reavaliação do TDAH.

25 Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O que é o TDAH? Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade..

26 Quais são os sintomas de TDAH?
O TDAH se caracteriza por uma combinação de quatro tipos de sintomas: Desatenção 2) Hiperatividade –impulsividade 3) Combinado 4) Não específico

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28 Quais são as causas do TDAH?
Estudos científicos mostram que pessoas com TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH.

29 Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
O diagnóstico e a intervenção psicopedagógica promovem a melhoria das condições de aprendizagem, recuperação da autoestima e socialização da criança, adolescentes, jovens e adultos.

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32 PODEMOS CONCLUIR QUE... Devemos enxergar as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem, como nos diz Scoz (1994,p.22): “ Numa perspectiva multimensional, que almagame fatores orgânicos, cognitivos,afetivos, sociais e pedagógicos, percebidos dentro das articulações sociais.”

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