A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette Batista Melo Luciano R. de Lemos Meira Universidade Federal de Pernambuco Pós-graduação em Psicologia Doutorado em Psicologia Cognitiva Av. Acad. Hélio Ramos, s/n, CFCH, 8o andar – Recife - PE CEP Fone: (81)

2 O mundo virtual “O virtual possui uma plena realidade, enquanto virtual.” Gilles Deleuze “... O funcionamento tecno-social da cognição seguindo uma dialética da objetivação da interioridade e da subjetivação da exterioridade.” Pierre Lévy “Os coletivos mais virtualizados e virtualizantes do mundo contemporâneo são os da tecnociência, das finanças e dos meios de comunicação. São também os que estruturam a realidade social com mais força...” Pierre Lévy

3 Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Comunidades Virtuais: comunidades construídas na Internet nas quais os sujeitos compartilham informações e estabelecem relações não presenciais síncronas ou assíncronas As informações são compartilhadas através de recursos da Internet ( , listas de discussão, fóruns, ftp, telnet, chat, mensagens, ferramentas de busca, web, icq etc) As relações ocorrem na medida em que os sujeitos realizam atividades duráveis ao redor de um determinado objetivo

4 DrapWeb Ferramenta que possibilita a construção de comunidades virtuais através da disponibilização de um ambiente no qual os usuários requerem os recursos que lhe são necessários. A partir das informações obtidas pelos usuários, a ferramenta coleta recursos que são disponibilizados gratuitamente na Internet Conceito advindo de “drap-art”, forma de construção artística surgida nos anos setenta Os usuários (professores) utilizarão um Wizard (assistente) através do qual serão coletados dados para se definir os tipos de recursos a serem retornados

5 Quais recursos são necessários?
DrapWeb Internet Comunidades Virtuais Ferramenta drapweb Busca dos recursos Servidor Quais recursos são necessários? Wizard Ambiente (recursos) Professor Respostas

6 Metodologia do Drapweb
Concepção Aplicação de questionários (elaboração e aplicação de questionários com professores leigos e que tenham acesso à Internet para se definir a ferramenta) Interpretação de questionários (verificação das frequências e do conteúdo das respostas) Projeto (criação de um projeto integrando métodos de engenharia de software com o que foi obtido na análise dos questionários) Implementação (construção da ferramenta no computador por meio de ambientes de programação específicos) Testes (testes de execução do sistema para detecção de situações não previstas e de erros lógicos)

7 Metodologia do Drapweb
Análise Constituição das comunidades (uso da ferramenta por parte dos professores e criação das comunidades segundo seus interesses; pretende-se testar a ferramenta em três CEFET’s do Brasil a fim de se verificar como as comunidades serão criadas e se desenvolverão) Observação e coleta de dados das comunidades (registro de informações colocadas nas páginas e observação do comportamento dos sujeitos através de análise microgenética - filmagem dos sujeitos) Interpretação das comunidades geradas e das ações dos indivíduos


Carregar ppt "COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google