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André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho

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Apresentação em tema: "André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho"— Transcrição da apresentação:

1 André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho
Um Framework para desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo na Internet André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho Departamento de Informática -- Universidade Federal de Pernambuco Caixa Postal 7851 – CEP Recife PE Brazil SEMISH’99

2 Ambientes Virtuais de Estudo na Internet
Utilizam a Internet como mediadora nos processos de construção de conhecimento (ensino/aprendizagem) como complemento aos cursos presenciais, ou como facilitador de cursos à distância. A Internet é o maior repositório on-line de informação diversificada e atualizada, oferecendo: consulta a hipertextos acervo variado e ilimitado ferramentas para comunicação entre estudantes e professores A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

3 Ambientes Virtuais de Estudo na Internet
O que queremos? facilidade na edição do material didático acesso on-line a este material de forma personalizada possibilidade de cooperação entre seus usuários recuperação precisa de material bibliográfico na Internet notificação personalizada sobre mudanças ocorridas no ambiente um módulo de FAQs sobre o assunto sendo estudado exercícios de fixação A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

4 Modelos computacionais em Educação: O que temos
Modelo Interativo Sistemas IAC (dec. 70) e Tutores Inteligentes (dec. 80) e.g., SOPHIE e SEI soluções ad hoc para domínios específicos Modelo Participativo Ambientes virtuais de estudo (dec. 90) e.g., OLA (Austrália), AulaNet (PUC-Rio), VIRTUS (UFPE) ferramentas genéricas porém a interação entre sujeitos (estudantes e professores) pode se tornar inviável em comunidades de grande porte A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

5 Modelos computacionais em Educação: O que propomos
Modelo Cooperativo Ambientes virtuais de estudo cooperativo (dec. 90) Entidades de software (“agentes inteligentes”) cooperam com os sujeitos facilitando o processo de comunicação em comunidades de grande porte otimizando a precisão na recuperação de informação em grandes acervos como a Web A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

6 Modelos computacionais em Educação: O que propomos
Modelo Cooperativo Segue as recentes diretrizes pedagógicas abordagem sócio-construtivista-interacionista [Vygostsky 1980] respeita o caráter exploratório, interativo, comunicativo e autônomo da aprendizagem A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

7 A. Neves, F. Barros, G. Ramalho
FAVECI Um Framework para desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo na Internet: construído utilizando técnicas de Inteligência Artificial dentro da abordagem de agentes inteligentes [Russel & Norvig 95] atendendo aos requisitos do modelo cooperativo Por que usar a Internet? por seu caráter essencialmente interativo e personalizado Por que agentes inteligentes ? realizam tarefas que requerem “racionalidade” e autonomia A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

8 FAVECI: Descrição Geral
Critérios de Engenharia de Software modularidade, extensibilidade, reusabilidade, portabilidade e facilidade de uso por parte de professores e alunos Critérios da Inteligência Artificial racionalidade, autonomia, distribuição de tarefas, comunicação, coordenação Agentes Inteligentes um paradigma de programação que possibilita criação de sistemas de software com as características citadas acima. A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

9 A. Neves, F. Barros, G. Ramalho
FAVECI: Arquitetura Entidades Ativas Navegador Consultor Monitor Notificador Editor PERL CGI Browser Entidades Passivas Hipertransparências Glossário Biblioteca virtual Caixa de respostas Mural virtual Sala de reuniões Fichas dos estudantes Exercícios de fixação ASCII e HTML A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

10 FAVECI: entidades passivas
Hipertransparências hipertextos com o conteúdo didático do curso Glossário base de conhecimento: ontologia do domínio IA Introdução Busca Rep. Conh. Aprendizagem Aplicações ... LPO Regras Prod. Sis. Espec. A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

11 FAVECI: entidades passivas
Sala de Reuniões comunicação sincrônica favorece a cooperação Mural Virtual comunicação assíncrona Caixa de Respostas FAQs sobre o conteúdo do curso A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

12 FAVECI: entidades passivas
Biblioteca virtual ponteiros para referências internas e externas ao ambiente que tenham relação com o tema (domínio) do curso Fichas dos estudantes “profile” com as preferências de cada estudante “login” das sessões de cada estudante Exercícios de Fixação utilizados pelo estudante na sua auto-avaliação A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

13 FAVECI: entidades ativas
Agente Navegador navegação das hipertransparências criação das páginas de multi-links consulta à biblioteca virtual Página multi-link para o termo: planejamento Conceitos básicos: Busca Cega e Heurística Conceitos relacionados: Aplicações Biblioteca Virtual: R4, R6, R9 Busca na Web: deseja consultar a Web? A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

14 FAVECI: entidades ativas
Agente Editor Agente Consultor chatterbot para responder FAQs sobre o domínio do curso Agente Monitor responsável pelas fichas dos estudantes acompanha o estudante na sua auto-avaliação Agente Notificador notifica estudantes e professores, de modo personalizado, sobre modificações no ambiente A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

15 FAVECI: sociedade de agentes
Navegador Notificador Consultor Monitor Editor Hipertransparências Glossário Biblioteca virtual Caixa de respostas Mural virtual Sala de reuniões Fichas dos estudantes Exercícios de fixação A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

16 A. Neves, F. Barros, G. Ramalho
O Protótipo A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

17 FAVECI: Considerações Finais
Construído dentro do paradigma de Agentes Inteligentes modelo cooperativo; O framework é modular e independente de domínio de aplicação favorece a extensibilidade e a reusabilidade de seus componentes (agentes e bases de conhecimento). Os ambientes gerados podem ser usados como complemento a aulas expositivas ou em cursos para o ensino à distância. A. Neves, F. Barros, G. Ramalho

18 A. Neves, F. Barros, G. Ramalho
Considerações Finais Avaliação preliminar O FAVECI foi utilizado na criação de ambientes em uso no âmbito da UFPE, como complemento a aulas presenciais aumentando a motivação e o entrosamento dos alunos, melhorando seu desempenho global no curso na iniciativa privada, como ambiente de ensino à distância CHESFCHESF Trabalhos futuros Validação do sistema Projeto FIACI (Protem-CC) Ferramentas Inteligentes para Aprendizagem Cooperativa na Internet A. Neves, F. Barros, G. Ramalho


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