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CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:

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1 CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: JOGOS, ESPORTE, LUTAS, DANÇAS E GINÁSTICAS Prof. Ms. Júlio Rodrigues CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA: o Jogo e o Esporte como conteúdos culturais

2 PROBLEMATIZAÇÃO: O que, do ponto de vista do componente curricular Educação Física, diferencia os conteúdos Jogo e Esporte?

3 PARA FERNANDES, LUFT E GUIMARÃES (1996)...
O Jogo corresponde a uma: “Diversão, folguedo; exercício recreativo, com as cartas, brincadeira infantil; passatempo sujeito a regras e em que, às vezes, se arrisca dinheiro (...).” (p.368). Enquanto o Esporte se refere à “prática metódica dos exercícios físicos; desporto.” (p.266).

4 Qual é a diferença entre o Jogo e o Esporte?
Nesse caso... Qual é a diferença entre o Jogo e o Esporte?

5 PARA JOHAN HUIZINGA (2001)... O Jogo “é fato mais antigo que a cultura, pois está mesmo em suas definições menos rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica. [...] Ultrapassa os limites da atividade puramente física ou biológica. É uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido.” (p.03-04).

6 Assim compreendido, o Jogo...
Como fenômeno cultural a ser pedagogizado pelo componente curricular Educação Física encerra algumas particulares como prática corporal, que o distinguem das demais práticas constituintes do que se convencionou chamar de Cultura Corporal (de Movimento).

7 Características do Jogo (TAVARES e SOUZA JÚNIOR, 2006)
Liberdade: ausência de imposições nas vivências do Jogo, estando assim diretamente ligado aos momentos de lazer; Negação temporária da “vida real”: considera um contexto específico e diferenciado das “regras” da vida cotidiana; Instauração temporária de uma ordem perfeita: criada a partir da atmosfera particular ao jogo, sem a qual o mesmo não se realiza; Limitação espaço-temporal: em suas vivências, o Jogo sempre compreende, na elaboração do contexto que lhe é específico de um determinado espaço e tempo capazes de garantir a presença das características anteriores; A dimensão cultural: que se materializa na repetição da vivência do Jogo, de maneira a internalizá-lo na cultura lúdica de seus participantes.

8 CLASSIFICAÇÃO DO (FENÔMENO) JOGO (RODRIGUES, 2009b)
Jogos Populares (ou de rua): nos quais as regras são construídas pelos próprios participantes; Jogos de Salão (de mesa ou de tabuleiro): caracterizados pela vivência em tabuleiros, normalmente em referência a situações e contextos histórico-sociais específicos; Jogos Participativos: nos quais o alcance do objetivo envolve a participação de todos e a inexistência de confronto de equipes; Jogos Esportivos: nos quais as regras são construídas e fixadas por instituições específicas e representativas de cada modalidade; Jogos Eletrônicos: aqueles vivenciados em aparelhos eletrônicos como vídeo games, telefones celulares, computadores, etc.

9 Segundo GRIFI (1989, p.249): “A palavra ‘esporte’ é fruto, nas melhores das vias, de uma evolução que se realizou entre o século XIII e XIV. Na França, já no século XIII, era usada a antiga palavra ‘desport’ que deriva de déporter e que designava o conjunto dos meios para transcorrer agradavelmente o tempo: recreações, jogos, etc. Também na Inglaterra, no início do século XIV, este termo manteve o mesmo significado: sendo traduzido um pouco por vez em terminologia mais britânica (to sport, disporter, disporteress).”

10 PARA NORBERT ELIAS (apud LUCENA, 2005)...
A noção de Esporte se refere aos “passatempos ou exercícios corporais competitivos e altamente regulados, com características específicas e com uma função mimética, não necessariamente entendido, apenas, como performance.” (p.142).

11 Assim compreendido... O Esporte desempenha uma função social altamente reguladora das condutas sociais no sentido em que sua dimensão mimética sugere uma representação da “vida real” (fundada principalmente no contexto da Idade Média), sem contudo oferecer os riscos à vida que lhes eram/ são característicos.

12 Isso significa dizer que...
Para Norbert Elias “o autodomínio é uma condição humana universal, uma condição comum da humanidade e um dos fatos determinantes para a difusão de práticas altamente regulamentadas como o esporte.” (LUCENA, 2005).

13 JOGO X ESPORTE Diante disso, e partindo do ponto de vista do componente curricular Educação Física – que tem no Jogo e no Esporte dois conteúdos de ensino distintos -, o que diferencia no trato pedagógico, o Jogo e o Esporte como práticas corporais histórica e culturalmente construídas?

14 JOGO & ESPORTE (RODRIGUES, 2009b)
A compreensão do Jogo como fenômeno cultural (HUIZINGA) e do Esporte como fenômeno social (ELIAS) nos aponta de imediato uma questão central: a diferença existente entre Jogos Esportivos (ou modalidades esportivas) e Esporte. Os Jogos Esportivos, como vimos, estão situados no fenômeno Jogo, integrando-o como uma classificação específica de fenômenos que ocorrem em virtude das cinco características apontadas anteriormente. Isso significa dizer que esses Jogos são culturalmente determinados, tendo suas origens e possibilidades de vivência determinadas em um processo histórico e contínuo de uniformização. O termo Esporte, por seu lado, aborda a incidência sociocultural dos Jogos Esportivos sobre o cotidiano das pessoas e sobre a sua própria manifestação como construção humana. Com outras palavras, em Educação Física, a palavra Esporte se refere à compreensão das repercussões dos Jogos Esportivos sobre os processos sociais e culturais de nossa história.

15 Para LUCENA (2005, p ) “ao falarmos de jogo e esporte, não estamos tratando de elementos que simplesmente se excluem ou se sucedem no tempo, a questão é bem mais complexa. O jogo não acabou para dar lugar ao esporte e, por isso, não se trata de uma mera transformação do jogo em um outro fenômeno, mas, da emergência de uma nova forma de ação no tempo disponível para o divertimento, e que, mesmo assim, mantém uma relação com o jogo.”

16 Trata-se, portanto, de uma diferenciação do que significa...
Um fenômeno cultural: evento que influencia/ repercute de forma determinante nas construções significativas do homem através da história (HUIZINGA); Um fenômeno social: evento capaz de fazer com que uma multiplicidade de seres sociais compartilhem sentimentos, experiências e reações que independem dessa multiplicidade (ELIAS).

17 Essa relação e a compreensão do Jogo e do Esporte como elementos culturais se dá da forma expressa no esquema abaixo (RODRIGUES, 2009b): JOGO ESPORTE

18 ALGUMAS POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIA (RODRIGUES, 2009a)
Conteúdo Jogo: abordagem dos jogos mais relevantes ao contexto escolar, promovendo uma ampliação das referências dos estudantes acerca do papel desempenhado por eles como manifestação/ expressão de uma construção coletiva desse contexto (fenômeno cultural). Conteúdo Esporte: promover discussões/ vivências nas quais seja possível relacionar esse fenômeno social a outros igualmente relevantes e presentes, tais como a violência, a influência das mídias, o doping, a corrupção...

19 Quais seriam as principais diferenças de abordagem pedagógica do Jogo e do Esporte nas aulas de Educação Física? Relacionar a discussão conceitual realizada até o momento à realidade das escolas públicas pernambucanas.

20 Qual seria o grande entrave metodológico para se abordar o Jogo e o Esporte como um dado cultural?
Relacionar as discussões travadas na aula anterior (adoção do conceito de cultura pela Educação Física), àquelas realizadas no III CNEF e aos textos sugeridos, tendo em vista as referências históricas sobre a disciplina e seus conteúdos presentes na comunidade escolar.

21 REFERÊNCIAS FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, E. Marques. Dicionário brasileiro globo. 44ed. São Paulo: Globo,1996. GRIFI, Giampiero. História da educação física e do esporte. Trad. Ana Maria Bianchi. Porto Alegre: D. C. Luzzato, 1989. LUCENA, Ricardo de Figueiredo. O jogo e o esporte: qual o problema? In: Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Marcílio Souza Júnior (Org.). Recife: EDUPE, 2005, pp RODRIGUES, Júlio R. de B. Conteúdos de ensino da disciplina educação física: noções preliminares sobre a seleção, organização e sistematização de conhecimentos. Texto elaborado para o desenvolvimento da disciplina Conteúdos da Educação Física Escolar: Jogos, Esporte, Lutas, Danças e Ginásticas constante do currículo do Curso de Especialização em Educação Física Escolar promovido pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009. _____. O jogo e o esporte como elementos da cultura. Texto elaborado para leitura e discussão em aula no ensino fundamental TAVARES, Marcelo; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da educação física escolar. In: Prática Pedagógica e Formação Profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. Marcelo Tavares (Org.). Recife: EDUPE, 2006, pp


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