A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-graduação em Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-graduação em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-graduação em Psicologia
Universidade Federal de Pernambuco

2 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas alcançadas no triênio que termina e Perspectivas

3 Caracterização O Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE tem como objetivo geral desenvolver uma formação em pós-graduação comprometida com a transformação social, a produção de conhecimento e a formação acadêmica. Nosso programa visa proporcionar uma reflexão crítica sobre o saber científico em Psicologia, considerando sua multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas, com enfoque especial sobre diferentes níveis de análise de investigação do fenômeno psicológico: intraindividual, interpessoal e societal.

4 Caracterização Perfil: Pretende-se que o egresso do Mestrado em Psicologia tenha incorporado ao conjunto de seus valores, durante o seu período de formação, habilidades, conhecimentos e um acervo de experiências significativas de crescimento intelectual decorrentes de sua trajetória de pesquisa e discussões com os docentes, demais mestrandos e outros participantes do curso.

5 Caracterização Pretende-se também que o mestrando deva ser capaz de desenvolver e pesquisar temas em consonância com as questões emergentes no âmbito regional, nacional e internacional para produzir conhecimentos em Psicologia nas três linhas de pesquisa existentes, pondo em perspectiva o debate que explicita níveis de investigação e, ao mesmo tempo, busque uma integração dos diversos fenômenos psicológicos.

6 Caracterização Créditos Mínimo 24 Disciplinas
Disciplinas obrigatórias (08 créditos) .: Epistemologia do Conhecimento Científico e Metodologia em Psicologia .: Teorias e História em Psicologia Disciplinas eletivas (16 créditos) .: Seminários de Dissertação

7 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas

8 Linhas de pesquisa Processos Básicos em Psicologia e Neurociências: investiga processos ao nível de funcionamento do organismo, desvendando mecanismos psicofisiológicos relevantes para o perfeito desempenho do indivíduo no ambiente. Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano: investiga processos ontogenéticos numa perspectiva sociointeracionista, em articulação com contextos histórico-culturais de desenvolvimento. Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas: investiga processos psicossociais com ênfase na análise das configurações de poder, em diferentes práticas e contextos sociais.

9 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas Dificuldades

10 Corpo docente Docentes 05 bolsista PQ CNPq 1. Aécio Matos
2. Benedito Medrado X 3. Jaileila Menezes-Santos 4. Karla Galvão Adrião 5. Luís Felipe Rios 6. Maria de Fátima Santos 7. Maria Isabel Pedrosa 8. Maria Lúcia Simas 9. Natanael dos Santos (Colaborador) 10. Rosineide Cordeiro (Colaboradora) 11. Fátima Maria Leite Cruz 12. Pedro Oliveira Filho 13. Raimundo de Gouveia - Bolsista DCR

11 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas Dificuldades

12 Demanda Candidatos Selecionados Percentual Seleção 2006 76 18 23,7%
22 29,3% Seleção 2008 110 20% Seleção 2009 89 23 26% Seleção 2010 104 28 26,9%

13 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadoes Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas Dificuldades

14 Fluxo de mestrandos Turma 2006 Turma 2007 Turma 2008 Turma 2009
Ingressos Defenderam Desligados Desistência Turma 2006 18 16 02 Turma 2007 22 21 01 Turma 2008 17 - Turma 2009 20 turma 3: 3 alunas turma 4: 20 alunos turma 5: 27 alunos Temos, atualmente, 50 mestrandos em curso

15 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas Dificuldades

16 Discentes / Orientadores. 2010
Alessandra Patricia de Araújo Dantas Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro 2 Carina Pessoa Santos Raimundo Cândido de Gouveia 3 Creuza Frinéia Rolim de Crasto Maria Isabel Pedrosa 4 Érika Christina Feitosa Cabral 5 Fernanda Santos Fragoso Modesto Natanael Antonio dos Santos 6 Fernando Antônio da Silva Fátima Maria Leite Cruz

17 Discentes / Orientadores. 2010
7 Flavio Romero Pedrosa de Almeida Junior Maria de Fátima de Souza Santos 8 Halline Iale Barros Henriques Pedro de Oliveira Filho 9 Igor Lins Lemos Raimundo Cândido de Gouveia 10 Isabela Amblard Fátima Maria Leite Cruz 11 Jana Gabriela Barros da Silva 12 Janine de Fátima Souza Coutinho Maria Lucia de Bustamante Simas 13 Joyce de Melo Beltrão Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro

18 Discentes / Orientadores. 2010
14 Júlia Santos Silva Pedro de Oliveira Filho 15 Karine de Andrade Torres Karla Galvão Adrião 16 Michele Morgana da Silva Souza Jaileila de Araújo Menezes 17 Paloma Pereira de Almeida 18 Patrícia Danielly Sousa Carvalho Luís Felipe Rios do Nascimento 19 Patrícia Monteiro Ribeiro Fátima Maria Leite Cruz 20 Paulo Gilberto de Oliveira Filho

19 Discentes / Orientadores. 2010
21 Pedro Paulo Bezerra de Lira Maria Isabel Pedrosa 22 Rhute Filgueiras de Menezes Karla Galvão Adrião 23 Selma Maria Gomes de Miranda Soares Jaileila de Araújo Santos 24 Silvana Nicodemos de Andrade Lima Luís Felipe Rios do Nascimento 25 Tiago Matheus Corrêa Benedito Medrado-Dantas 26 Túlio Romério Lopes Quirino 27 Vivian Lemos Mota Maria de Fátima de Souza Santos

20 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Discentes / Orientadores Bolsas Metas para o atual triênio e Perspectivas

21 Bolsas BOLSITA MESTRADO 6 ? [2 + 6] 5 + ? 2 1 15 Quantitativo
Bolsa do Programa CAPES PROF 6 Edital PROPESQ PG-Bolsa Empréstimo ? [2 + 6] FACEPE 5 + ? REUNI 2 Edital Enfrentamento da violência contra a mulher CAPES 1 ERASMUS MUNDUS & COOPERAÇÃO EXTERNA TOTAL 15

22 Outros Financiamentos
Auxílio à Mobilidade Estudantil FINALIDADE: Propiciar a estudante de pós-graduação, mediante a cobertura de despesas de transporte e manutenção, um estágio de curta duração em centro de pesquisa sediado no país para realizar parte de seu trabalho de dissertação ou tese em cooperação com grupo de pesquisa diferente daquele a que está vinculado, visando enriquecer sua formação e incentivar a colaboração interinstitucional. Excepcionalmente, o auxílio poderá ser concedido para apoiar estágio no exterior, no contexto de projeto realizado por grupo de pesquisa local que mantenha cooperação internacional bem consolidada com grupo de pesquisa fora do país.

23 Registro fotográficos de outras atividades promovidas pelo Programa
Intercâmbio Prof. Temis Palestra Mary Jane Spink Reunião ABRAPSO

24 Síntese da apresentação
Caracterização Linhas de Pesquisa Corpo docente Demanda Fluxo de mestrandos Dissertações defendidas Bolsas Metas alcançadas no triênio que termina e Perspectivas

25 Metas do triênio que termina
Formar, a cada ano, pelo menos 70% dos alunos do curso, no prazo de 24 meses. Manter o quantitativo trienal de publicação na área da Psicologia ou envidar esforços para alcançar esse patamar no caso dos docentes que ainda não o atingiram. Atrair pelo menos um pesquisador recém-doutor com bolsa de órgão de fomento. Incluir, no plano do departamento, a abertura de duas vagas de docentes para aumentar o quadro de professores do Programa (a depender da abertura de vagas de concurso para docentes). Aumentar o número de bolsas de mestrado de modo que pelo menos 40% dos alunos tenham suporte financeiro para a realização de seus estudos. Ampliar o número de computadores da sala de informática: mínino de 4 máquinas ligados à Internet

26 Perspectivas Maior integração entre os docentes do Programa e entre docentes e discentes: participação conjunta em trabalhos de pesquisa, extensão, apresentações em eventos científicos que devem culminar em publicações de artigos em periódicos e/ou capítulos de livro. Criar um clima de discussão de pesquisas que estimule o aluno em seu trabalho investigativo e possibilite um aprofundamento teórico-metodológico, fortalecendo sua formação e propiciando o término de sua dissertação no prazo de 24 meses: seminários de pesquisa e incentivo à apresentação e discussão dos projetos em reuniões com professores visitantes, na apresentação de trabalhos em eventos científicos, além das orientações freqüentes. A cada início de ano tem sido discutido entre os docentes as dificuldades e as ações que devem ser implementadas para a consolidação do Programa. Do mesmo modo, são feitas reuniões com o corpo discente para que sejam colocadas as críticas e sugestões sobre o desenvolvimento do curso.


Carregar ppt "Programa de Pós-graduação em Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google